Apresentação do nosso plano

Plano de Sustentabilidade da Unilever

O Plano de Sustentabilidade da Unilever é o projeto para concretizar nossa visão de ampliar os negócios enquanto dissociamos nossa pegada ambiental do crescimento e aumentamos nosso impacto social positivo.

O Plano define objetivos abrangentes, incluindo a forma como obtemos matérias-primas e como os consumidores usam nossas marcas. A dimensão da nossa meta significa que estamos encontrando novas formas de estabelecer parcerias nos negócios, com o governo e a sociedade.

Em face do desafio da mudança climática e da necessidade de desenvolvimento humano, queremos progredir rumo a um mundo em que todos possam viver bem e respeitando as limitações naturais do planeta. É por isso que nosso propósito é "transformar a vida sustentável em algo comum".

Saiba mais sobre Nossa estratégia para negócios sustentáveis

Melhorar a saúde
e o bem-estar

Até 2020, ajudaremos mais de um bilhão de pessoas a adotar ações para melhorar sua saúde e higiene.

  1. Saúde e higiene

    Até 2020, ajudaremos a melhorar a saúde e higiene de mais de um bilhão de pessoas. Isto ajudará a reduzir a incidência de doenças potencialmente fatais, como a diarreia.

    • Cerca de 482 milhões de pessoas impactadas até o final de 2015

    • Reduzir a diarreia e doenças respiratórias por meio da lavagem das mãos
    • Fornecer água potável
    • Melhorar o acesso a saneamento
    • Melhorar a saúde bucal
    • Melhorar a autoestima
    Saiba mais
  2. Melhorar a nutrição

    Trabalharemos continuamente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos. A maior parte de nossos produtos cumpre ou excede referências de recomendações nacionais nutricionais. Nosso compromisso vai além: até 2020, duplicaremos a proporção de nosso portfólio para cumprir os mais elevados padrões nutricionais com base em diretrizes nutricionais reconhecidas mundialmente. Isso ajudará centenas de milhões de pessoas a conseguirem uma dieta mais saudável.

    • Em 2015, 34% do nosso portfólio, em termos de volume, cumpriu os mais elevados padrões nutricionais

    • Reduzir os níveis de sal

    • Gordura saturada:
    • Reduzir a gordura saturada
    • Aumentar ácidos graxos essenciais
    • Reduzir a gordura saturada em mais produtos

    • Eliminar a gordura trans
    • Reduzir o açúcar

    • Reduzir calorias:
    • No sorvete das crianças
    • Em mais produtos de sorvete

    • Fornecer informações sobre alimentação saudável
    Saiba mais

Reduzir o impacto
ambiental

Até 2030, o nosso objetivo é reduzir à metade a nossa pegada ambiental na fabricação e utilização dos nossos produtos à medida que fazemos crescer os negócios.

  1. Gases do efeito estufa

    Ciclo de vida dos nossos produtos:
    Reduzir à metade o impacto dos gases do efeito estufa durante o ciclo de vida de nossos produtos até 2030.

    • Nosso impacto de gases do efeito estufa por uso do consumidor aumentou em cerca de 6% desde 2010

    • Nosso processo de fabricação:

      Até 2020, as emissões de CO2 provenientes da energia de nossas fábricas estarão iguais ou abaixo dos níveis de 2008, apesar dos volumes significativamente mais elevados.

    • 39% de redução do CO2 de energia, por tonelada de produção desde 2008

    • Obter saldo positivo de carbono na fabricação:
    • Obter toda energia de forma renovável
    • Obter eletricidade da malha energética de forma renovável
    • Eliminar o carvão da matriz de energia
    • Disponibilizar a energia excedente para as comunidades
    • Novas fábricas

    • Reduzir os gases do efeito estufa na lavagem de roupas
    • Reformulação

    • Reduzir os gases do efeito estufa provenientes do transporte
    • Reduzir os gases do efeito estufa provenientes da refrigeração
    • Reduzir o consumo de energia em nossos escritórios
    • Reduzir as viagens de funcionários
    Saiba mais
  2. Água

    Nossos produtos em uso:
    Reduzir à metade a água associada ao uso de nossos produtos pelos consumidores até 2020.

    • Nosso impacto em termos de água por uso do consumidor foi reduzido em cerca de 1% desde 2010

    • Nosso processo de fabricação:

      Até 2020, a captação de água de nossa rede global de fábricas estará nos níveis de 2008, ou abaixo, apesar dos volumes substancialmente mais elevados.

    • A captação de água teve uma redução de 37% por tonelada de produção desde 2008

    • Reduzir o consumo de água no processo de fabricação:
    • Novas fábricas

    • Reduzir o consumo de água no processo de lavagem da roupa
    • Produtos que usam menos água

    • Reduzir o uso de água na agricultura
    Saiba mais
  3. Resíduos

    Nossos produtos:
    Reduzir à metade os resíduos associados ao descarte de nossos produtos até 2020.

    • Nosso impacto em termos de resíduos por uso do consumidor foi reduzido em cerca de 29% desde 2010

    • Nosso processo de fabricação:

      Até 2020, o total de resíduos enviados para descarte estará nos níveis de 2008, ou abaixo, apesar dos volumes significativamente mais elevados.

    • Redução total de resíduos em 97% por tonelada de produção desde 2008

    • Reduzir os resíduos provenientes da fabricação
    • Nível zero em resíduos não perigosos enviados para aterros
    • Novas fábricas

    • Reduzir embalagens

    • Reciclar embalagens
    • Aumentar as taxas de recuperação de reciclagem
    • Aumentar os conteúdos reciclados

    • Enfrentar o desperdício de embalagens
    • Eliminar PVC

    • Reduzir resíduos nos escritórios
    • Reciclar, reutilizar, recuperar
    • Reduzir o consumo de papel
    • Eliminar o uso de papel nos processos
    Saiba mais
  4. Cadeia de suprimentos sustentável

    Até 2020, 100% das nossas matérias-primas agrícolas serão obtidas de forma sustentável.

    • Até ao final de 2015, 60% das nossas matérias-primas agrícolas foram obtidas de forma sustentável

    • Óleo de dendê
    • Sustentável
    • Rastreável

    • Papel e papelão
    • Soja e óleo de soja
    • Chá
    • Frutas
    • Vegetais
    • Cacau
    • Açúcar
    • Óleo de girassol
    • Óleo de canola
    • Laticínios
    • Comércio Justo Ben & Jerry’s
    • Ovos produzidos sem gaiolas
    • Aumentar o uso de materiais de escritório sustentáveis
    Saiba mais

Melhoria de
condições de vida

Até 2020, melhoraremos as condições de vida de milhões de pessoas à medida que nossas atividades crescem.

  1. Igualdade no local de trabalho

    Até 2020, abordaremos os direitos humanos em nossas operações e na cadeia de fornecimento da qual fazemos parte.

    • 54% das despesas de compras devem ser com fornecedores que cumprem os requisitos obrigatórios da nossa Política de Contratação Responsável; publicação do nosso primeiro Relatório de Direitos Humanos

    • Implementar os Princípios Orientadores para Empresas e Direitos Humanos da ONU
    • Todos os nossos contratos de compras devem estar de acordo com nossa Política de Contratação Responsável
    • Criar uma estrutura para uma remuneração justa
    • Melhorar a saúde, a nutrição e o bem-estar dos funcionários
    • Reduzir ferimentos e acidentes no local de trabalho
    Saiba mais
  2. Oportunidades para mulheres

    Até 2020, capacitaremos 5 milhões de mulheres.

    • 800.000 mulheres tiveram acesso a iniciativas destinadas a desenvolver suas habilidades

    • Construir uma organização com equilíbrio de gêneros e foco na gestão
    • Promover a segurança das mulheres nas comunidades em que operamos
    • Melhorar o acesso a iniciativas educacionais e capacitação
    • Expandir as oportunidades em nossa cadeia de valor
    Saiba mais
  3. Empresa inclusiva

    Até 2020, teremos um impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas.

    • 2,4 milhões de pequenos produtores rurais e varejistas de pequeno porte puderam ter acesso a iniciativas que visam aprimorar práticas agrícolas ou aumentar as vendas

    • Melhorar as condições de vida de pequenos agricultores
    • Aumentar as receitas de varejistas de pequeno porte
    • Aumentar a participação de jovens empreendedores em nossa cadeia de valor
    Saiba mais

Key

  • Alcançado
  • Dentro do Prazo
  • Fora do Prazo
  • Do objetivo alcançado

Sobre nossa estratégia

Mulher coletando água no centro de distribuição Sunlight

A nossa visão é ampliar os negócios enquanto dissolvemos nossa pegada ambiental e aumentamos nosso impacto social positivo.

Implantação da sustentabilidade

Agricultores cultivando tomates sustentáveis para a Knorr

A integração da sustentabilidade em nossa estratégia, nossas marcas e nossa inovação está ajudando a promover o crescimento dos negócios.

Voltar ao topo