Trabalhando em equipe para reduzir nosso impacto ambiental

Parcerias nos ajudam a trabalhar rumo ao nosso objetivo de ampliar os negócios enquanto reduzimos nosso impacto no meio ambiente.

Banco de alimentos no Reino Unido

Na Unilever, nosso objetivo é duplicar o porte dos nossos negócios enquanto reduzimos nossa pegada ambiental e aumentamos nosso impacto social positivo - no entanto, não podemos fazer isso agindo sozinhos. O trabalho em parcerias globais desempenha um importante papel para ajudar a empresa a efetuar mudanças em escala global.

Duas das áreas nas quais formamos parcerias efetivas são em nossa abordagem sobre resíduos e em nosso compromisso de combater o desmatamento. Parcerias com diversos bancos de alimentos estão nos ajudando a alcançar nossas metas de redução de resíduos, ao mesmo tempo em que fazem uma diferença positiva na vida das pessoas. Nossa parceria com a WWF visa proteger um milhão de árvores no Brasil e na Indonésia.

O trabalho com bancos de alimentos e nossa meta de "zero resíduos"

A Unilever tem uma "mentalidade zero resíduos" e, desde o lançamento do Plano de Sustentabilidade da Unilever em 2010, nossa cadeia de fornecimento teve reduções significativas na quantidade de resíduos que nossas operações enviam para aterros. Parcerias globais estão contribuindo com essa meta por meio do trabalho conjunto com bancos de alimentos, a fim de reduzir a geração de resíduos na cadeia de fornecimento e, ao mesmo tempo, produzir melhorias ambientais.

Graças ao amplo portfólio de marcas da Unilever e ao longínquo alcance das nossas operações, ocupamos uma posição privilegiada para ajudar os bancos de alimentos a fornecer itens cotidianos essenciais – desde comida até produtos de limpeza e de higiene pessoal. Ao elevar as doações de produtos que poderiam, de outra forma, ir para aterros, estamos apoiando a meta da Unilever de se tornar uma empresa "zero resíduos".

Em novembro de 2015, assinamos uma parceria com a Global FoodBanking Network – uma organização internacional sem fins lucrativos que combate a fome e a pobreza no mundo. Isso nos ajuda a construir nossa escala mundial e ampliar as outras parcerias já existentes - como a parceria de três anos com a Federation of European Food Banks. 

O intuito dessa parceria é reduzir a geração de resíduos e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida de algumas das pessoas mais pobres da Europa por meio da ampliação de doações não financeiras no continente e da oferta de voluntariado por parte dos funcionários da Unilever.

Também estamos trabalhando com a Oxfam para apoiar o estabelecimento de novos bancos de alimentos comunitários e a redistribuição de alimentos excedentes e de outros produtos Unilever no Reino Unido. Nos EUA, apoiamos a Feeding America, a maior instituição filantrópica de combate à fome do país, e sua rede nacional de bancos de alimentos.

Combate ao desmatamento com a World Wildlife Fund

Parar o desmatamento é uma prioridade urgente no combate à mudança climática. Quando se pensa em qual é o maior depósito mundial de carbono, as florestas perdem apenas para os oceanos e abrigam 80% da biodiversidade terrestre no planeta. Nossa parceria com a WWF visa elevar a conscientização sobre a importância das florestas para a vida na terra, bem como sobre as ameaças que nossas florestas enfrentam.

Estamos ajudando a proteger um milhão de árvores em duas das áreas mais ameaçadas do mundo, o Brasil e a Indonésia, com ênfase especial em reduzir o desmatamento e a degradação florestal, restaurar áreas florestais, promover a gestão sustentável de florestas e aumentar o estoque de árvores em paisagens agrícolas.

Aumento da sustentabilidade em parceria com a Rainforest Alliance

Em mais de 10 anos de colaboração, a Unilever e a Rainforest Alliance apoiaram mais de 750.000 pequenos agricultores a adotar práticas sustentáveis.

Fomos pioneiros em uma gama de programas de agricultura sustentável que abrangiam diversos territórios e produtos, os quais melhoraram as condições de vida de comunidades produtoras de itens como chá, cacau, pimenta e baunilha. Também estamos trabalhando juntas para certificar os principais ingredientes que são importantes para nossas marcas, incluindo chá para a Lipton e a PG tips, baunilha e cacau para nossa categoria de sorvetes e pimenta para a Knorr.

O desafio global: em números

  • 5% dos gases do efeito estufa globais são produzidos pela decomposição de resíduos sólidos1
  • 80% dos resíduos globais vão para aterros
  • O desmatamento contribui com até 15% das emissões de gases do efeito estufa e ameaça as condições de vida de 1,6 bilhão de pessoas2
  • A cada ano, ocorre a perda de 119.000 a 150.200 km² de florestas — o equivalente a 36 campos de futebol por minuto3

As metas ambientais da Unilever para 2020 incluem:

  • Nível zero em resíduos enviados para aterros
  • Zerar o índice líquido de desmatamento associado a quatro produtos: óleo de dendê, soja, papel e celulose e carne de vaca
  • Obter 100% das nossas matérias-primas agrícolas de forma sustentável

1Programa Ambiental das Nações Unidas: Relatório da Economia Verde (em inglês) http://www.unep.org/greeneconomy/Portals/88/documents/ger/GER_8_Waste.pdf

2WWF: Desmatamento – Ameaças (em inglês) https://www.worldwildlife.org/threats/deforestation

3Desmatamento – Ameaças (em inglês) https://www.worldwildlife.org/threats/deforestation

Voltar ao topo