Toggle Busca

  1. Home
  2. ...
  3. Estratégia de Sustentabilidade
  4. Confiança: a chave que irá desbloquear o progresso

Confiança: a chave que irá desbloquear o progresso

"Confiança é nosso maior valor". Nosso CEO, Paul Polman, explora o valor e o poder da confiança para os negócios, para a sociedade e para o nosso planeta.

Lady with Palm Oil
Paul Polman
Paul Polman

CEO, Unilever

Paul Polman é CEO da Unilever desde janeiro de 2009. Sob sua liderança, a companhia tem uma visão ambiciosa para desassociar seu crescimento de sua pegada ambiental e aumentar seu impacto social positivo por meio do Plano de Sustentabilidade da Unilever.

Blue euros
€100bn

The value of Unilever’s trust and reputation

A vida moderna é construída na confiança. Nenhuma sociedade pode prosperar sem ela – e em termos puramente de negócios, confiança é nosso ativo mais valioso, a base de nossa prosperidade.

Além do mais, confiança é a chave para desbloquear o tipo de progresso que todos nós queremos ver - abordar a mudança climática, combater a pobreza e a fome e alcançar a equidade de gênero. Essas ambições, incorporadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, só serão alcançadas com as pessoas trabalhando juntas, de formas extremamente colaborativas. Este tipo de cooperação depende dos mais altos níveis de confiança.

Mas, ao redor de todo o mundo, a confiança está sob ameaça. As pesquisas mostram consistentemente que a confiança em muitas instituições está em baixa - e isso não é surpreendente. Por que as pessoas deveriam confiar em um sistema que deixa muitas delas para trás?

Então, o que as empresas podem fazer? Acredito que seja assumir a liderança na construção, proteção e reembolso da confiança. Esta é uma tarefa enorme e eu não acho que a Unilever, ou qualquer outra empresa, tenha todas as respostas. Mas eu acho que um bom jeito de começar é reconhecer o que significa a confiança e porque ela é tão importante para nós.

O que queremos dizer quando falamos sobre confiança?

Confiança é nosso mais importante condutor de valor. A atual capitalização de mercado da Unilever é de € 130 bilhões, mas nosso valor de ativos é de apenas € 30 bilhões. O equilíbrio é feito pela confiança, ou reputação - um ativo extraordinariamente valioso, construído por gerações de pessoas da Unilever, por nossos valores e por ótimos produtos.

Para os negócios, faz sentido proteger e nutrir seus ativos mais valiosos. Mas no caso da confiança, como fazemos isso?

Há um impulso de se concentrar em coisas que as empresas geralmente acham que estão sob seu controle direto, como produtos, serviços e entrega. Melhorar todas essas coisas é extremamente importante, é claro - você não pode ser confiável se não cumprir o que promete, mas elas não são suficientes por conta própria.

Quando as pessoas falam sobre confiabilidade, elas querem dizer: valores, justiça, igualdade, propósito. Elas esperam que os negócios olhem além de seu papel no mundo. Elas refletem sobre o comportamento, e têm uma visão de longo prazo sobre se uma empresa só fica no discurso.

"Em um clima global de desconfiança, temos que trabalhar duas vezes mais para mantermos a reputação que conquistamos. E então temos que trabalhar ainda mais para aproveitarmos as oportunidades que a construção da confiança pode trazer".

Paul Polman, CEO, Unilever

Construindo confiança, criando oportunidades

A Unilever sempre foi uma empresa baseada em propósito, e no nosso Plano de Sustentabilidade, nós assumimos o compromisso de garantir que o sucesso do negócio seja de longo prazo, sustentável e não à custa das pessoas ou do planeta.

Isso contribuiu enormemente para o fato de termos acumulado reservas de confiança, como mostram pesquisas sobre confiança e reputação a exemplo da Pesquisa Anual de Líderes de Sustentabilidade da GlobeScan, na qual mantivemos o primeiro lugar nos últimos sete anos.

A reputação, porém, tem o hábito de chegar a pé e sair a cavalo. Em um clima global de desconfiança, temos que trabalhar duas vezes mais para mantermos a reputação que conquistamos. E então temos que trabalhar ainda mais para aproveitarmos as oportunidades que a construção da confiança pode trazer.

Transformando negócios para transformar o mundo

Up arrow
75%

of respondents to the Edelman Trust Barometer say they trust the company they work for

Nutrir confiança traz oportunidades diretas para qualquer negócio. A confiança constrói melhores relacionamentos com consumidores e fornecedores, maior resiliência de negócios e funcionários mais engajados. Pesquisas recentes sugerem, por exemplo, que quando as pessoas acreditam que estão trabalhando para uma organização confiável, elas investirão ainda mais para superar as metas da empresa.

É também sobre as oportunidades mais amplas. Alcançar os trilhões de dólares em crescimento que poderiam ser liberados pela agenda global de desenvolvimento sustentável significará a todos - governos, agências, empresas e ONGs - mobilizar sua vontade e recursos coletivos em uma base de confiança.

As empresas têm um bom ponto de partida, além de incentivos claros. De acordo com o Edelman Trust Barometer, 75% das pessoas dizem confiar na sua própria empresa. Dois terços dos entrevistados dizem querer que os CEOs assumam a liderança na mudança de políticas, em vez de esperar pelos governos, que na maioria dos países agora se classificam significativamente abaixo das empresas nos rankings de confiabilidade.

Transparência: abra-se conosco, abra com os outros

Então, como as empresas podem construir a confiança que as pessoas têm nelas para alcançar essas oportunidades comerciais e de desenvolvimento? A chave é manter os valores em que a empresa é fundada e que unem a organização em um propósito comum. Abertura e transparência – incluindo o compartilhamento de dados relevantes - também terão um papel importante. Precisamos ser abertos sobre não termos todas as respostas. E precisamos trabalhar mais para ouvirmos e seguirmos as perspectivas das outras pessoas.

Quando lançamos nosso USLP em 2010, por exemplo, estabelecemos metas ambiciosas para alcançar impactos sociais e ambientais. A cada ano, relatamos todos os nossos compromissos - e nosso progresso de 2017 está descrito aqui.

Fizemos um progresso enorme em muitas áreas, mas estamos receptivos sobre o fato de que fizemos menos progressos em outras. Ao sermos transparentes sobre o que aprendemos, esperamos ajudar outras pessoas que estão na mesma jornada, e obter o benefício de sua perspectiva sobre a nossa. E, uma vez que uma das nossas maiores lições é que o progresso depende do tipo de mudança transformacional que só pode ser alcançada por meio de parcerias, queremos que essas parcerias sejam baseadas nos fundamentos mais sólidos possíveis: os baseados na confiança.

Assumindo a liderança

Ao adotar uma abordagem transparente e aberta, as empresas têm a oportunidade - e responsabilidade - de liderar pelo exemplo.

Construir confiança fortalece um negócio individual. E ajudando a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e contribuindo para sociedades mais justas, temos a chance de reverter os anos de declínio da confiança e construir um mundo melhor e mais próspero. Esse é um prêmio que nenhuma empresa pode ignorar.

Voltar ao topo