Estamos construindo um negócio do qual o mundo pode se orgulhar

Há dez anos, iniciamos uma jornada para nos tornarmos a empresa mais sustentável do mundo.

Para provar que o crescimento não precisa sacrificar as pessoas e o planeta.

Para mostrar que as empresas podem ter um impacto positivo, por meio de ações, não de palavras.

Alcançamos muitas das nossas metas, mas outras, não.

Uma década depois, estamos compartilhando o que aprendemos ao longo do caminho.

E usamos esse aprendizado em uma estratégia nova e ainda mais ambiciosa.

Análise de uma década de pioneirismo

Em 2010, lançamos o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP).

O USLP virou o jogo. Quando a maioria das empresas não percebia qualquer conexão entre seus negócios e a sustentabilidade, nós já compreendíamos bem.

Não era apenas um plano de sustentabilidade.

Era um plano de negócio sustentável e bem-sucedido.

Analisamos cada aspecto da nossa cadeia de valor e decidimos nos concentrar em metas ambiciosas, as quais sabíamos que eram a base do projeto de desenvolvimento sustentável global.

Ação climática. Igualdade de gênero. Saúde e nutrição de bilhões de pessoas. Respeito pelo meio ambiente. Um mundo mais próspero e justo.

Depois, usamos essas metas no plano de sustentabilidade mais abrangente já criado por uma empresa do nosso porte.

Testemunhamos como o nosso trabalho mudou o mundo à nossa volta por meio do empoderamento das mulheres, proteção das florestas, melhorias na saúde e apoio ao cultivo sustentável.

Também testemunhamos os benefícios para os nossos negócios.

Porém, apesar de termos realizado muitas coisas, ainda há muito trabalho pela frente.

Não atingimos todos os nossos objetivos.

Nem cumprimos todas as nossas metas.

Em alguns momentos, inclusive, aprendemos lições amargas.

Como conseguimos?

Depois de dez anos de USLP, podemos ver o impacto que causamos

O Plano de Sustentabilidade da Unilever

O Plano de Sustentabilidade da Unilever foi estabelecido para gerar crescimento ao negócio ao mesmo tempo em que reduzia nossa pegada ambiental e aumentava nosso impacto social positivo.

O nosso Plano tem três grandes objetivos, sustentados por nove compromissos e metas que envolvem nosso desempenho social, ambiental e econômico em toda a cadeia de valor. Continuaremos a trabalhar com outros agentes para nos concentrarmos nas áreas onde podemos gerar a maior mudança e a apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs).

Temos três grandes metas

Mais saúde
e bem-estar
para mais de

1 bilhão de pessoas

Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agirem para melhorar sua saúde e bem-estar

UN SDG Icon

Estamos agindo a partir dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU


Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agirem para melhorar sua saúde e higiene. Isso contribuirá para a redução da incidência de doenças que ameaçam a vida, como a diarreia.

1,3 bilhão de pessoas impactadas até o fim de 2019

  • Reduzir a incidência de diarreia e doenças respiratórias por meio da lavagem de mãos

  • Fornecer água potável

  • Ampliar o acesso ao saneamento

  • Melhorar a saúde oral

  • Elevação da autoestima

  • Ajudar a melhorar a pele

Saiba sobre saúde e higiene

Trabalharemos continuamente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos alimentícios, sendo que a maior parte deles já atende ou supera referências fundamentadas em recomendações nutricionais nacionais. Nosso compromisso vai além: até 2020, dobraremos a proporção do nosso portfólio que segue aos mais altos padrões de qualidade nutricional, de acordo com diretrizes nutricionais internacionalmente reconhecidas. Isso ajudará centenas de milhões de pessoas a manterem uma dieta mais saudável.

56%† do nosso portfólio por volume atingiu os mais altos padrões nutricionais em 2019

  • Reduzir os níveis de sódio
Gorduras saturadas:
  • Reduzir a gordura saturada

  • Aumentar o teor de ácidos graxos essenciais

  • Reduzir a gordura saturada em mais produtos

    Encerramos a medição e os relatórios desde a venda de nosso negócio de Spreads (manteiga, margarina etc.) em 2018.

  • Eliminação das gorduras trans
  • Redução do açúcar
Redução de calorias:
  • No sorvete das crianças
  • Em mais produtos de sorvetes
  • Fornecimento de informações sobre alimentação saudável

Saiba mais sobre aprimoramentos em nutrição

Reduzir
o impacto
ambiental

pela metade

Nosso objetivo é, até 2030, reduzir pela metade nossa pegada ambiental na fabricação e consumo de nossos produtos enquanto crescemos como negócio *

UN SDG Icon

Estamos agindo a partir dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Ciclo de vida dos nossos produtos:

Reduzir à metade o impacto dos gases do efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos nossos produtos até 2030.

O nosso impacto de emissão de gases do efeito estufa por uso do consumidor aumentou cerca de 2% desde 2010*

Nossas manufaturas:

Até 2020, as emissões de CO2 causadas pelo uso de energia em nossas fábricas serão iguais ou menores que os níveis de 2008, apesar do aumento significativo dos volumes de produção.

--65%† de redução das emissões de CO2 por tonelada de produção desde 2008

Geração de saldo positivo de carbono em nossas fábricas:
  • Obter toda a energia de forma renovável

  • Obter eletricidade da malha energética de forma renovável

  • Eliminar o carvão da matriz de energia

  • Disponibilizar a energia excedente para as comunidades

Redução dos gases do efeito estufa na lavagem de roupas:
  • Reformulação
  • Reduzir os gases do efeito estufa provenientes do transporte

  • Reduzir os gases do efeito estufa provenientes da refrigeração
  • Reduzir o consumo de energia em nossos escritórios
  • Reduzir o número de viagens dos funcionários
Saiba mais sobre os gases do efeito estufa

Nossos produtos em uso:

Reduzir à metade o consumo de água associado ao uso dos nossos produtos pelo consumidor até 2020.+

O nosso impacto na água por uso do consumidor aumentou cerca de 1% desde 2010*

Nossas manufaturas:

Até 2020, a extração de água de nossa rede global de fábricas será igual ou menor que os níveis de 2008, apesar do aumento significativo dos volumes de produção.

-47%† de redução no consumo de água por tonelada de produção desde 2008

Reduzir o consumo de água nos processos de lavagem de roupas:
  • Produtos que usam menos água

  • Reduzir o consumo de água na agricultura

Saiba mais sobre o uso de água

Nossos produtos:

Reduzir à metade os resíduos associados ao descarte dos nossos produtos pelo consumidor até 2020.

O nosso impacto de resíduos por uso do consumidor diminuiu cerca de 32% desde 2010*

Nossas manufaturas:

Até 2020, o total de resíduos enviados para aterro será igual ou menor que os níveis de 2008, apesar do aumento significativo dos volumes de produção.

-96%† de redução no volume total de resíduos por tonelada de produção desde 2008

Redução de resíduos provenientes da fabricação:
  • Nenhum resíduo não perigoso descartado em aterros sanitários
  • Embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis

  • Redução das embalagens

Reciclar embalagens:
  • Aumentar as taxas de reciclagem e recuperação

  • Aumentar o conteúdo reciclado

  • Combate a resíduos de sachês

  • Eliminar o uso de PVC

Reduzir resíduos nos escritórios:
  • Reciclar, reutilizar, recuperar

  • Reduzir o consumo de papel

  • Eliminar o papel nos processos

Saiba mais sobre resíduos e embalagens

Até 2020, 100% de nossas compras de matérias-primas serão realizadas de acordo com as nossas políticas de sustentabilidade.

62%† das matérias-primas agrícolas compradas conforme as nossas políticas de sustentabilidade até o fim de 2019

  • Óleo de palma sustentável

  • Papel e papelão

  • Soja e óleo de soja

  • Chás

  • Frutas

  • Vegetais

  • Cacau

  • Açúcar

  • Óleo de girassol

  • Óleo de canola

  • Laticínios

  • Comércio justo da Ben & Jerry’s

  • Ovos de galinhas criadas livres de gaiolas

  • Aumentar as compras de materiais de escritório sustentáveis

Saiba mais informações sobre obtenção de materiais de forma sustentável

Melhorar as
condições de
vida de

milhões de pessoas

Até 2020, melhoraremos a vida de milhões de pessoas à medida em que ampliamos nosso negócio

UN SDG Icon

Estamos agindo a partir dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU


Até 2020, promoveremos avanços na área de direitos humanos em todas as nossas operações e na cadeia de valor estendida.

70% das nossas despesas com compras por meio de fornecedores que cumprem os requisitos obrigatórios da nossa Política de responsabilidade em suprimentos.


Continuamos a incorporar os direitos humanos, com foco em oito questões relevantes em nosso Relatório de Direitos Humanos


Com relação à segurança, nossa taxa de frequência de acidentes registráveis melhorou, chegando a 0,76† por milhão de horas trabalhadas

  • Implementação dos Princípios Orientadores para Empresas e Direitos Humanos da ONU

  • Destinar 100% das despesas com compras conforme a Política de responsabilidade em suprimentos

  • Criar uma estrutura de remuneração justa

  • Melhorar a saúde, a nutrição e o bem-estar dos funcionários

  • Reduzir os acidentes com e sem ferimentos no local de trabalho†

Saiba mais sobre tratamento justo no local de trabalho

Até 2020, capacitaremos 5 milhões de mulheres.

2,34 milhões mulheres tiveram acesso a iniciativas para promover sua segurança, desenvolver suas habilidades e expandir suas oportunidades

  • Construir uma organização com equilíbrio de gênero e foco na gestão

  • Promover a segurança das mulheres nas comunidades em que operamos

  • Melhorar o acesso a treinamentos e desenvolvimento de habilidades

  • Expandir oportunidades na nossa cadeia de valor

Saiba mais sobre oportunidades para as mulheres

Até 2020, teremos um impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas.

793 mil† pequenos agricultores e 1,81 milhão † de pequenos varejistas tiveram acesso a iniciativas visando melhorar práticas agrícolas ou aumentar a renda

  • Melhorar as condições de vida de pequenos agricultores†

  • • Aumentar as receitas de varejistas† de pequeno porte

Saiba mais sobre negócios inclusivos
Key
  • Alcançado

    .

  • Dentro do Prazo

    .

  • Fora do Prazo

    .

  • %

    Do objetivo alcançado

    .

* Nossas metas ambientais são expressas em base "por uso do consumidor". Isso significa um uso único, porção ou serviço do produto.

+ Sete países com escassez de água representam cerca da metade da população mundial.

Auditado pela PricewaterhouseCoopers (PwC). Confira Auditoria independente & nossas métricas.

Seguindo o nosso norte

À medida que nosso USLP chega ao fim em 2020, o que faremos a seguir?

Avançaremos.

Nunca tivemos tanta certeza de que o caminho que estamos trilhando é o certo, para nós e para o mundo. E munidos com a experiência do nosso USLP, pretendemos criar um movimento no qual nossos fornecedores, clientes e consumidores possam fazer parte da construção de um mundo melhor.

Como seria essa empresa?

Acreditamos que ela deva ter um propósito e estar preparada para o futuro, além de ter que fomentar um desempenho superior.

Para conseguir isso, seguiremos nosso novo norte: uma única estratégia de negócio sustentável baseada em três crenças principais:

Marcas com propósito crescem

Empresas com propósito duram

Pessoas com propósito prosperam

Estamos ansiosos para dividir essa jornada com você.

Aproveitaremos o melhor do mundo dos negócios para construir o mundo que queremos ver. Um negócio do qual o mundo pode se orgulhar.

Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco