• Home
  • Vida sustentável

Vida sustentável

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: VALOR E VALORES

Descubra como estamos mudando a nossa forma de fazer negócios

O Plano de Sustentabilidade da Unilever

O Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) é a nossa referência para a realização da nossa visão de crescimento dos negócios, que dissocia a nossa pegada ambiental do nosso crescimento e aumenta o nosso impacto social positivo. O plano define metas abrangentes, incluindo a maneira como compramos matérias-primas e a maneira como os consumidores usam as nossas marcas.


Temos três grandes metas

Melhorar a saúde
e o bem-estar
de mais de

1 bilhão de pessoas

Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agirem para melhorar sua saúde e bem-estar.


Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agir para melhorar sua saúde e higiene. Isso contribuirá para a redução da incidência de doenças que ameaçam a vida, como a diarreia.

538 milhões de pessoas alcançadas até o fim de 2016

  • Redução da incidência de diarreia e doenças respiratórias com lavagem das mãos

  • Fornecer água potável

  • Ampliação do acesso a saneamento

  • Melhorar a saúde oral

  • Elevação da autoestima

Mais informações

Trabalharemos continuamente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos alimentícios. A maior parte dos nossos produtos atende ou supera referências fundamentadas em recomendações nutricionais nacionais. O nosso compromisso vai além disso: até 2020, dobraremos a proporção dos produtos de nosso portfólio que atendem aos mais altos padrões de qualidade nutricional, de acordo com diretrizes nutricionais internacionalmente reconhecidas. Isso ajudará centenas de milhões de pessoas a manter uma dieta mais saudável.

Por volume, 35% do nosso portfólio atingiu os mais altos padrões de qualidade nutricional em 2016

  • Reduzir os níveis de sódio
Gorduras saturadas:
  • Redução das gorduras saturadas

  • Aumentar o teor de ácidos graxos essenciais

  • Reduzir a gordura saturada em um maior número de produtos
  • Eliminar gorduras trans
  • Eliminar o açúcar
Reduzir calorias:
  • Em sorvetes dirigidos ao público infantil
  • Em outros produtos da linha de sorvetes
  • Fornecer informações sobre alimentação saudável
Mais informações

Reduzir
o impacto
ambiental à

metade

Até 2030, nosso objetivo é reduzir à metade nossa pegada ambiental na fabricação e consumo de nossos produtos enquanto crescemos como negócio*

O ciclo de vida dos nossos produtos:

Reduzir à metade o impacto dos gases do efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos nossos produtos até 2030.

O nosso impacto de emissão de gases do efeito estufa por uso do consumidor aumentou cerca de 8% desde 2010*

Os processos das nossas fábricas:

Até 2020, as emissões de CO2 causadas pelo uso de energia em nossas fábricas corresponderão, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento significativo dos volumes de produção.

43% de redução das emissões de CO2 causadas pelo uso de energia por tonelada de produção desde 2008

Gerar saldo positivo de carbono em nossas fábricas:
  • Obter toda a energia de forma renovável
  • Obter energia elétrica de forma renovável

  • Eliminar o carvão no conjunto de fontes energéticas
  • Disponibilizar a energia excedente para as comunidades

  • Novas fábricas
Reduzir os gases do efeito estufa na lavagem de roupas:
  • Reformulação
  • Reduzir os gases do efeito estufa no transporte

  • Reduzir os gases do efeito estufa na refrigeração
  • Reduzir o consumo de energia em nossos escritórios
  • Reduzir o número de viagens dos funcionários
Mais informações

Os nossos produtos em uso:

Reduzir à metade o consumo de água associado ao uso dos nossos produtos pelo consumidor até 2020.+

O nosso impacto de consumo de água por uso do consumidor diminuiu cerca de 7% desde 2010*

Os processos das nossas fábricas:

Até 2020, o consumo de água em nossa rede global de fábricas corresponderá, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento significativo dos volumes de produção.

37% de redução no consumo de água por tonelada de produção desde 2008

Reduzir o uso de água nos processos das nossas fábricas:
  • Novas fábricas

Reduzir o uso de água nos processos de lavagem de roupas:
  • Produtos que usam menos água

  • Redução do uso de água na agricultura

Mais informações

Os nossos produtos:

Reduzir à metade os resíduos associados ao descarte dos nossos produtos pelo consumidor até 2020.

O nosso impacto de resíduos por uso do consumidor diminuiu cerca de 28% desde 2010*

Os processos das nossas fábricas:

Até 2020, o total de resíduos enviados para descarte corresponderá, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento significativo dos volumes de produção.

96% de redução no volume total de resíduos por tonelada de produção desde 2008

Redução de resíduos nos processos das nossas fábricas:
  • Zero resíduo não perigoso descartado em aterros sanitários
  • Novas fábricas
  • Embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis

  • Redução das embalagens

Reciclar embalagens:
  • Aumentar as taxas de reciclagem e recuperação

  • Aumentar o conteúdo reciclado

  • Combate a resíduos de sachês

  • Eliminação do uso de PVC

Reduzir resíduos nos escritórios:
  • Reciclar, reutilizar, recuperar

  • Reduzir o consumo de papel

  • Eliminar o papel nos processos

Mais informações

Até 2020, 100% das nossas compras de matérias-primas serão realizadas de acordo com as nossas políticas de sustentabilidade.

51% das matérias-primas agrícolas compradas conforme as nossas políticas de sustentabilidade até o fim de 2016

  • Sustentabilidade em óleo de palma

  • Papel e papelão

  • Grãos e óleo de soja

  • Chá

  • Frutas

  • Verduras

  • Cacau

  • Açúcar

  • Óleo de girassol
  • Óleo de colza
  • Laticínios
  • Comércio justo da Ben & Jerry’s

  • Ovos de galinhas criadas livres de gaiolas

  • Aumentar as compras de materiais de escritório sustentáveis

Mais informações

Melhorar as
condições de vida

de milhões

Até 2020, melhoraremos a vida de milhões de pessoas enquanto ampliamos nosso negócio.


Até 2020, promoveremos avanços na área de direitos humanos em todas as nossas operações e na cadeia de suprimentos estendida.

67% das nossas despesas com compras destinado a fornecedores que cumprem os requisitos obrigatórios da nossa Política de responsabilidade em suprimentos. Continuamos a integrar os direitos humanos, centrando o foco em oito questões relevantes em nosso Relatório de direitos humanos. Em segurança no trabalho, nossa taxa de frequência de acidentes registráveis melhorou, chegando a 1,01 por milhão de horas trabalhadas

  • Implementação dos Princípios orientadores sobre empresas e direitos humanos da ONU

  • Destinar 100% das despesas com compras conforme a Política de responsabilidade em suprimentos

  • Criar uma estrutura de remuneração justa

  • Melhora da saúde, da nutrição e do bem-estar dos funcionários

  • Reduzir os acidentes com e sem ferimentos no local de trabalho

Mais informações

Até 2020, vamos empoderar 5 milhões de mulheres.

920 mil mulheres capacitadas para acesso a iniciativas com o objetivo de promover sua segurança, desenvolver suas habilidades e expandir as oportunidades para elas

  • Criação de uma organização com equilíbrio de gênero em cargos gerenciais

  • Promoção da segurança das mulheres nas comunidades nas quais atuamos

  • Aumentar o acesso a treinamento e desenvolvimento de habilidades

  • Expansão de oportunidades na nossa cadeia de valor

Mais informações

Até 2020, teremos impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas.

650 mil pequenos proprietários rurais e 1,5 milhão de pequenos varejistas capacitados para acesso a iniciativas visando melhorar práticas agrícolas ou aumentar a renda

  • Melhora da vida de pequenos proprietários rurais

  • Aumento da renda de pequenos varejistas

  • Aumentar a participação de empreendedores jovens na nossa cadeia de valor

Mais informações
Key
  • Alcançado

  • Dentro do Prazo

  • Fora do Prazo

  • %

    Do objetivo alcançado

Auditado pela PwC.
* Nossas metas ambientais são expressas “por uso do consumidor”. Trata-se de uso único, de uma porção ou dose de um produto.
+ Em sete países onde a água é escassa, representando cerca da metade da população mundial.

O nosso propósito na prática

Discurso de Paul Polman

O nosso CEO, Paul Polman, compartilha reflexões sobre como o nosso propósito comercial está promovendo o crescimento sustentável.

Notícias sobre vida sustentável

Lago e floresta na Romênia

As últimas notícias sobre o que estamos fazendo para tornar a vida sustentável parte do nosso cotidiano.

Apresentação do nosso plano

Homem carregando folhas de chá

O Plano de vida sustentável da Unilever é a nossa referência para a realização da nossa visão de expansão dos negócios, que dissocia a nossa pegada ambiental do nosso crescimento e aumenta o nosso impacto social positivo.

Voltar ao topo