Toggle Busca

  1. Home
  2. Vida sustentável

Vida sustentável

Juntos, podemos mudar o jeito que o mundo faz negócios

Descubra o que nos orienta e para onde estamos indo

Há mais de 120 anos, somos pioneiros, inovadores e agentes de mudanças. Partimos de um sabão capaz de salvar vidas e chegamos a muitas marcas que mudam o mundo. Mas o mundo muda rapidamente, e todos os dias aprendemos o quanto ainda podemos – e devemos – fazer.

Há oito anos, criamos o Plano de vida sustentável da Unilever (USLP) com o objetivo de criar uma empresa da qual o mundo pudesse se orgulhar.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever

O Plano de Sustentabilidade da Unilever foi estabelecido para dissociar nosso crescimento da nossa pegada ambiental e, ao mesmo tempo, ampliar nosso impacto social positivo. O nosso Plano tem três objetivos principais, sustentados por nove compromissos e metas que envolvem nosso desempenho social, ambiental e econômico em toda a cadeia de valor. Continuaremos a trabalhar com outros agentes para nos concentrarmos nas áreas onde podemos gerar a maior mudança e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Temos três grandes metas

Melhorar a saúde
e o bem-estar
de mais de

1 bilhão de pessoas

Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agirem para melhorar sua saúde e bem-estar.

UN SDG Icon

Estamos agindo a partir dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU


Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agir para melhorar a própria saúde e higiene. Isso contribuirá com a redução da incidência de doenças que ameaçam a vida, como a diarreia.

601 milhões de pessoas alcançadas até o fim de 2017

  • Redução de diarreia e doenças respiratórias com a lavagem das mãos

  • Fornecimento de água potável

  • Ampliação do acesso a saneamento

  • Melhora da higiene oral

  • Aumento da autoestima

  • Auxílio para melhorar a pele

Saiba sobre saúde e higiene

Trabalharemos continuamente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos. A maior parte dos nossos produtos atende ou supera referências fundamentadas em recomendações nutricionais nacionais. O nosso compromisso vai além disso: até 2020, dobraremos a proporção dos produtos de nosso portfólio que atendem aos mais altos padrões de qualidade nutricional, de acordo com diretrizes nutricionais internacionalmente reconhecidas. Isso ajudará centenas de milhões de pessoas a manter uma dieta mais saudável.

39% do nosso portfólio por volume atingiu os mais altos padrões de qualidade nutricional em 2017

  • Redução dos níveis de sódio
Gorduras saturadas:
  • Redução da gordura saturada

  • Aumento do teor de ácidos graxos essenciais

  • Redução da gordura saturada em mais produtos
  • Eliminação das gorduras trans
  • Redução do açúcar
Redução de calorias:
  • Em sorvetes voltados ao público infantil
  • Em outros produtos da linha de sorvetes
  • Fornecimento de informações sobre alimentação saudável
Saiba mais sobre aprimoramentos em nutrição

Reduzir
o impacto
ambiental à

metade

Até 2030, nosso objetivo é reduzir à metade nossa pegada ambiental na fabricação e consumo de nossos produtos enquanto crescemos como negócio*

UN SDG Icon

Estamos agindo a partir dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Ciclo de vida dos nossos produtos:

Ciclo de vida dos nossos produtos: Reduzir à metade o impacto dos gases do efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos nossos produtos até 2030.

O nosso impacto sobre a emissão de gases do efeito estufa por uso do consumidor aumentou cerca de 9% desde 2010*

Nossa fabricação:

Até 2020, as emissões de CO2 causadas pelo uso de energia em nossas fábricas corresponderão, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento considerável dos volumes de produção.

-47% de redução das emissões de CO2 causadas pelo uso de energia por tonelada de produção desde 2008

Gerar saldo positivo de carbono em nossas fábricas:
  • Obter toda a energia de forma renovável

  • Obter energia elétrica de forma renovável

  • Eliminar o carvão do conjunto de fontes energéticas

  • Disponibilizar a energia excedente para as comunidades

  • Novas fábricas

Redução dos gases do efeito estufa na lavagem de roupas:
  • Reformulação
  • Reduzir os gases do efeito estufa no transporte

  • Redução dos gases do efeito estufa na refrigeração
  • Redução do consumo de energia em nossos escritórios
  • Redução do número de viagens dos funcionários
Saiba mais sobre os gases do efeito estufa

Nossos produtos em uso:

Reduzir à metade o consumo de água associado ao uso dos nossos produtos até 2020.+

O nosso impacto sobre a água por uso do consumidor diminuiu cerca de 2% desde 2010*

Nossa fabricação:

Até 2020, o consumo de água em nossa rede global de fábricas corresponderá, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento considerável dos volumes de produção.

-39% de redução do consumo de água por tonelada de produção desde 2008

Redução no uso de água nos processos de fabricação:
  • Novas fábricas

Redução do uso de água nos processos de lavagem de roupas:
  • Produtos que usam menos água

  • Redução do uso de água na agricultura

Saiba mais sobre o uso de água

Nossos produtos:

Reduzir à metade os resíduos associados ao descarte dos nossos produtos até 2020.

O nosso impacto de resíduos por uso do consumidor diminuiu cerca de 29% desde 2010*

Nossa fabricação:

Até 2020, o total de resíduos enviados para descarte corresponderá, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento considerável dos volumes de produção.

-98% de redução do total de resíduos por tonelada de produção desde 2008

Redução de resíduos na fabricação:
  • Zero resíduo não perigoso descartado em aterros sanitários
  • Novas fábricas
  • Embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis

  • Redução das embalagens

Reciclagem das embalagens:
  • Aumento das taxas de reciclagem e recuperação

  • Aumento do conteúdo reciclado

  • Combate ao descarte de sachês

  • Eliminação de PVC

Redução de resíduos nos escritórios:
  • Reciclar, reutilizar, recuperar

  • Redução do consumo de papel

  • Eliminação do papel nos processos

Saiba mais sobre resíduos e embalagens

Até 2020, 100% das nossas compras de matérias-primas agrícolas serão realizadas de forma sustentável.

56% das matérias-primas agrícolas compradas de fontes sustentáveis até o fim de 2017

  • Sustentabilidade em óleo de palma

  • Papel e papelão

  • Grãos e óleo de soja

  • Chá

  • Fruta

  • Vegetais

  • Cacau

  • Açúcar

  • Óleo de girassol

  • Óleo de colza

  • Laticínios

  • Comércio justo Ben & Jerry’s

  • Ovos de galinhas criadas livres de gaiolas

  • Aumento da sustentabilidade nas compras de materiais de escritório

Saiba mais informações sobre obtenção de materiais de forma sustentável

Melhorar as
condições de vida

de milhões

Até 2020, melhoraremos a vida de milhões de pessoas enquanto ampliamos nosso negócio.

UN SDG Icon

Estamos agindo a partir dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU


Até 2020, promoveremos avanços na área de direitos humanos em todas as nossas operações e na cadeia de suprimentos estendida.

55% das nossas despesas com compras por meio de fornecedores que cumprem os requisitos obrigatórios da nossa Política de responsabilidade em suprimentos.

Continuamos a integrar os direitos humanos, com foco em oito questões relevantes em nosso Relatório de direitos humanos

Com relação à segurança, nossa taxa de frequência de acidentes registráveis melhorou, chegando a 0,89 por milhão de horas trabalhadas

  • Implementação dos Princípios orientadores sobre empresas e direitos humanos da ONU

  • Destinar 100% das despesas com compras conforme a Política de responsabilidade em suprimentos

  • Criar uma estrutura de remuneração justa

  • Melhorar a saúde, a nutrição e o bem-estar dos funcionários

  • Redução de acidentes e ferimentos no local de trabalho

Saiba mais sobre tratamento justo no local de trabalho

Até 2020, empoderaremos 5 milhões de mulheres.

1.259.000 mulheres capacitadas a acessar iniciativas com o objetivo de promover a segurança, desenvolver habilidades e expandir as oportunidades para elas*

  • Criação de uma organização com equilíbrio de gênero com foco em cargos gerenciais

  • Promoção da segurança das mulheres nas comunidades nas quais atuamos

  • Aumento do acesso a treinamento e desenvolvimento de habilidades

  • Expansão de oportunidades na nossa cadeia de valor

Saiba mais sobre oportunidades para as mulheres

Até 2020, teremos um impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas.

716.000 pequenos proprietários rurais, e 1,6 milhão de pequenos varejistas capacitados para acesso a iniciativas visando melhorar práticas agrícolas ou aumentar a renda

  • Aprimoramento da vida de pequenos proprietários rurais

  • Aumento da renda de pequenos varejistas

  • Aumento da participação de empreendedores jovens na nossa cadeia de valor

Saiba mais sobre negócios inclusivos
Key
  • Alcançado

    .

  • Dentro do Prazo

    .

  • Fora do Prazo

    .

  • %

    Do objetivo alcançado

    .

 Auditado pela PwC
* Nossas metas ambientais são expressas “por uso do consumidor”. Trata-se de uso único, de uma porção ou dose de um produto. 
+ Em sete países onde a água é escassa, representando cerca da metade da população mundial. 
• Em 2017 cerca de 370.000 mulheres acessaram iniciativas em Oportunidades para Mulheres e Negócios Inclusivos.

A nossa estratégia de negócios sustentáveis

Man next to wind turbine and solar panel

Ao integrar a sustentabilidade à nossa estratégia, podemos gerar um crescimento mais lucrativo para as nossas marcas, reduzir custos, mitigar riscos e criar confiança entre nossos públicos.

Apresentação do nosso plano

Homem carregando folhas de chá

O Plano de vida sustentável da Unilever é a nossa referência para a realização da nossa visão de expansão dos negócios, dissociando a nossa pegada ambiental do nosso crescimento e aumentando o nosso impacto social positivo.

Notícias sobre vida sustentável

Lago e floresta na Romênia

As notícias mais recentes sobre o que estamos fazendo para tornar a vida sustentável parte do nosso cotidiano.

Voltar ao topo