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Vida sustentável

Juntos, podemos mudar o jeito que o mundo faz negócios

Descubra o que nos orienta e para onde estamos indo

Desde suas origens, a Unilever é uma empresa que se norteia por propósitos. Hoje, nosso propósito é simples, porém claro: tornar a vida sustentável parte do dia a dia de todos.

Em nossa visão, o crescimento dos negócios não pode ocorrer em detrimento das pessoas e do planeta. É por isso que estamos mudando nossa forma de fazer negócios e que queremos mudar a maneira como os negócios são realizados.

Nosso Plano de vida sustentável (USLP) tem a ambição ousada de alcançar mudanças em nossa empresa. Lançado em 2010, ele está promovendo o crescimento sustentável por meio de marcas com propósito, reduzindo os custos dos negócios, diminuindo riscos e nos ajudando a criar confiança.

O Plano de vida sustentável da Unilever

O Plano de vida sustentável da Unilever foi estabelecido para dissociar nosso crescimento da nossa pegada ambiental, aumentando ao mesmo tempo nosso impacto social positivo. O nosso Plano tem três objetivos principais, sustentados por nove compromissos e metas que envolvem nosso desempenho social, ambiental e econômico em toda a cadeia de valor. Continuaremos a trabalhar com outros agentes para nos concentrarmos nas áreas onde podemos gerar a maior mudança e apoiar os Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODSs).

Temos três grandes metas

Mais saúde
e bem-estar
para mais de

1 bilhão de pessoas

Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agir para melhorar a própria saúde e bem-estar.

UN SDG Icon

Estamos agindo a partir dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU


Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agir para melhorar a própria saúde e higiene. Isso contribuirá com a redução da incidência de doenças que ameaçam a vida, como a diarreia.

1,24 bilhões de pessoas alcançadas até o fim de 2018 (653 milhões† por programas locais; 587 milhões por ações em TV sobre lavagem das mãos)

  • Redução da incidência de diarreia e doenças respiratórias com lavagem das mãos

  • Fornecimento de água potável

  • Ampliação do acesso a saneamento

  • Melhora da saúde oral

  • Aumento da autoestima

  • Auxílio para melhorar a cicatrização da pele

Saiba sobre saúde e higiene

Trabalharemos continuamente para melhorar o sabor e a qualidade nutricional de todos os nossos produtos. A maior parte dos nossos produtos atende ou supera referências fundamentadas em recomendações nutricionais nacionais. O nosso compromisso vai além disso: até 2020, dobraremos a proporção dos produtos de nosso portfólio que atendem aos mais altos padrões de qualidade nutricional, de acordo com diretrizes nutricionais internacionalmente reconhecidas. Isso ajudará centenas de milhões de pessoas a manter uma dieta mais saudável.

Por volume, 48% do nosso portfólio atingiu os mais altos padrões de qualidade nutricional em 2018

  • Redução dos níveis de sódio
Gorduras saturadas:
  • Redução da gordura saturada

  • Aumento do teor de ácidos graxos essenciais

  • Redução da gordura saturada em mais produtos
  • Eliminação das gorduras trans
  • Redução do açúcar
Redução de calorias:
  • Em sorvetes dirigidos ao público infantil
  • Em outros produtos da linha de sorvetes
  • Fornecimento de informações sobre alimentação saudável

Saiba mais sobre aprimoramentos em nutrição

Redução
do impacto
ambiental

pela metade

Nosso objetivo é reduzir pela metade, até 2030, a pegada ambiental da fabricação e do uso dos nossos produtos à medida que a empresa cresce.*

UN SDG Icon

Estamos agindo a partir dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Ciclo de vida dos nossos produtos:

Reduzir à metade o impacto dos gases do efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos nossos produtos até 2030.

O nosso impacto de emissão de gases do efeito estufa por uso do consumidor aumentou cerca de 6% desde 2010*

Nossa fabricação:

Até 2020, as emissões de CO2 causadas pelo uso de energia em nossas fábricas corresponderão, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento considerável dos volumes de produção.

-52% de redução das emissões de CO2 causadas pelo uso de energia por tonelada de produção desde 2008

Geração de saldo positivo de carbono em nossas fábricas:
  • Obter toda a energia de forma renovável

  • Obter energia elétrica de forma renovável

  • Eliminar o carvão do conjunto de fontes energéticas

  • Disponibilizar a energia excedente para as comunidades

Redução dos gases do efeito estufa na lavagem de roupas:
  • Reformulação
  • Reduzir os gases do efeito estufa no transporte

  • Redução dos gases do efeito estufa na refrigeração
  • Redução do consumo de energia em nossos escritórios
  • Redução do número de viagens dos funcionários
Saiba mais sobre os gases do efeito estufa

Nossos produtos em uso:

Reduzir à metade o consumo de água associado ao uso dos nossos produtos até 2020.+

O nosso impacto de consumo de água por uso do consumidor diminuiu cerca de 2% desde 2010*

Nossa fabricação:

Até 2020, o consumo de água em nossa rede global de fábricas corresponderá, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento considerável dos volumes de produção.

-44% de redução do consumo de água por tonelada de produção desde 2008

Redução do uso de água nos processos de lavagem de roupas:
  • Produtos que usam menos água

  • Redução do uso de água na agricultura

Saiba mais sobre o uso de água

Nossos produtos:

Reduzir à metade os resíduos associados ao descarte dos nossos produtos até 2020.

O nosso impacto de resíduos por uso do consumidor diminuiu cerca de 31% desde 2010*

Nossa fabricação:

Até 2020, o total de resíduos enviados para descarte corresponderá, no máximo, aos níveis de 2008, apesar do aumento considerável dos volumes de produção.

-97% de redução do total de resíduos por tonelada de produção desde 2008

Redução de resíduos na fabricação:
  • Zero resíduo não perigoso descartado em aterros sanitários
  • Embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis

  • Redução das embalagens

Reciclagem das embalagens:
  • Aumento das taxas de reciclagem e recuperação

  • Aumento do conteúdo reciclado

  • Combate ao descarte de sachês

  • Eliminação de PVC

Redução de resíduos nos escritórios:
  • Reciclar, reutilizar, recuperar

  • Redução do consumo de papel

  • Eliminação do papel nos processos

Saiba mais sobre resíduos e embalagens

Até 2020, 100% das nossas compras de matérias-primas agrícolas serão realizadas de forma sustentável.

56% das matérias-primas agrícolas compradas de fontes sustentáveis até o fim de 2018

  • Óleo de palma sustentável

  • Papel e papelão

  • Grãos e óleo de soja

  • Chá

  • Fruta

  • Vegetais

  • Cacau

  • Açúcar

  • Óleo de girassol

  • Óleo de colza

  • Laticínio 

  • Comércio justo Ben & Jerry’s

  • Ovos de galinhas criadas livres de gaiolas

  • Aumento da sustentabilidade nas compras de materiais de escritório

Saiba mais informações sobre obtenção de materiais de forma sustentável

Como melhorar
a vida
de

milhões de pessoas

Até 2020, melhoraremos as condições de vida de milhões de pessoas à medida em que ampliamos nosso negócio.

UN SDG Icon

Nosso trabalho está alinhado aos Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU


Promoveremos, até 2020, avanços na área de direitos humanos em todas as nossas operações e na cadeia de suprimentos estendida.

61% das nossas despesas com compras são realizadas por meio de fornecedores que cumprem os requisitos obrigatórios da nossa Política de responsabilidade em suprimentos.

Continuamos a integrar os direitos humanos, com foco em oito questões relevantes em nosso Relatório de Direitos Humanos

Com relação à segurança, nossa taxa de frequência de acidentes registráveis melhorou, chegando a 0,69 por milhão de horas trabalhadas

  • Implementação dos Princípios orientadores da ONU sobre empresas e direitos humanos

  • Destinar 100% das despesas com compras conforme a Política de responsabilidade em suprimentos

  • Criar uma estrutura de remuneração justa

  • Melhorar a saúde, a nutrição e o bem-estar dos funcionários

  • Redução de acidentes e ferimentos no local de trabalho

Saiba mais sobre tratamento justo no local de trabalho

Até 2020, empoderaremos 5 milhões de mulheres por meio de várias iniciativas.

1,85 milhões de mulheres capacitadas a acessar iniciativas com o objetivo de promover a segurança, desenvolver habilidades e expandir as oportunidades para elas

  • Criação de uma organização com equilíbrio de gênero em posições de liderança

  • Promoção da segurança das mulheres nas comunidades nas quais atuamos

  • Aumento do acesso a treinamento e desenvolvimento de habilidades

  • Expansão de oportunidades na nossa cadeia de valor

Saiba mais sobre oportunidades para as mulheres

Até 2020, teremos um impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas.

746 mil pequenos proprietários rurais e 1,73 milhões de pequenos varejistas capacitados para acesso a iniciativas visando melhorar práticas agrícolas ou aumentar a renda

  • Aprimoramento da vida de pequenos proprietários rurais

  • Aumento da renda de pequenos varejistas

Saiba mais sobre negócios inclusivos
Key
  • Alcançado

    .

  • Dentro do Prazo

    .

  • Fora do Prazo

    .

  • %

    Do objetivo alcançado

    .

* Nossas metas ambientais são expressas "por uso do consumidor". Trata-se de uso único, de uma porção ou dose de um produto.

+ Em sete países onde a água é escassa, representando cerca da metade da população mundial.

Auditado pela PwC

Veja mais sobre o nosso progresso

1,24 bilhões

Ajudamos 1,24 bilhões de pessoas a melhorar a própria saúde e higiene.

Mais da metade

Agora, mais da metade das nossas matérias-primas agrícolas, como óleo de palma, papel e chá é obtida de fontes sustentáveis.

Milhões

Melhorarmos a vida de milhões de pessoas por meio de iniciativas como nossos programas para pequenos proprietários rurais e pequenos varejistas.

Há tempos sabemos que crescimento e sustentabilidade não são conflitantes. A cada ano, coletamos mais provas dos benefícios do nosso USLP para a nossa empresa, e também para a sociedade e para o ambiente.

Mais crescimento

Shopping trolly
26

marcas de vida sustentável

Uma pesquisa realizada por nós mostra que mais da metade dos consumidores já compram ou desejam comprar de forma sustentável. Foi por isso que desenvolvemos nossas marcas de "vida sustentável", as quais têm um propósito claro relacionado a uma questão social ou ambiental e contribuem com o USLP.

Agora temos 26 marcas de vida sustentável, incluindo Dove, Lipton, Hellmann’s e Seventh Generation. Elas cresceram, de forma contínua, acima da média de crescimento da Unilever.

Custos mais baixos

diffrent currency
600 milhões de euros

de redução cumulativa de custos de energia por ecoeficiência desde 2018

Ao cortar desperdícios e reduzir o uso de energia, matérias-primas e recursos naturais, criamos eficiência e cortamos gastos, ficando ao mesmo tempo menos expostos à volatilidade dos preços.

Melhorias na ecoeficiência contribuíram para evitar um custo cumulativo de mais de 600 milhões de euros em energia desde 2008.

Menos risco

Farmer with spade
56%

das matérias-primas agrícolas compradas de fontes sustentáveis

A operação sustentável nos ajuda a proteger a nossa cadeia de suprimentos no que diz respeito aos futuros riscos associados às mudanças climáticas e à compra de matérias-primas.

No fim de 2018, 56% das nossas matérias-primas agrícolas foram obtidas de forma sustentável.

Mais confiança

Shaking hands
50

Empregador mais desejado em cerca de 50 países

Colocar a sustentabilidade no centro do nosso modelo de negócios nos ajuda a permanecer relevante e fortalece os nossos relacionamentos com as partes interessadas.

Somos o empregador preferido de graduados em FMCG em cerca de 50 países.


Estamos vendo resultados, e aprendendo as lições

Free to be myself

Tivemos alguns ótimos resultados com o nosso Plano de Sustentabilidade da Unilever. Sabemos que o USLP contribui para o crescimento dos negócios ao ver os consumidores escolhendo nossas marcas com propósito, como Dove, Hellmann’s, Ben & Jerry’s e Omo.

Também aprendemos muito sobre o que funciona e o que não funciona e continuamos introduzindo mudanças para acertar as coisas. Um dos maiores desafios é a nossa capacidade de influenciar mudanças fora da empresa, onde não exercemos controle direto.

Estamos sempre à procura de ideias e novas maneiras de influenciar nossa cadeia de valor ampliada. Sabemos que a colaboração com públicos externos é essencial para enfrentar muitos desafios da sustentabilidade e vamos concentrar ainda mais o foco nisso nos próximos anos.

Como empresa, ficamos de olho no futuro, adaptando e evoluindo para ficar um passo à frente.

Colocando em prática o que aprendemos para sermos a mudança que queremos ver.

Juntos, reinventaremos a forma de fazer negócios.

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