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Asian woman viewing many screens of information floating in front of her

Propaganda e marketing

A propaganda e o marketing ajudam a informar as pessoas sobre os benefícios de nossos produtos e inovações. É também uma maneira de nos envolvermos com os consumidores em questões que são importantes para eles.

Comunicação com os consumidores

Oferecemos cuidados reais para que você tenha uma beleza real

Temos quatro princípios claramente definidos que orientam nossa comunicação com os consumidores:

  • Estamos comprometidos a construir confiança através de práticas responsáveis e comunicação transparente - tanto diretamente para os consumidores quanto indiretamente através de outras partes interessadas e líderes de opinião.
  • É nossa responsabilidade garantir que nossos produtos sejam seguros e que forneçamos informações claras sobre seu uso e quaisquer riscos associados ao seu uso.
  • Apoiamos totalmente o direito do consumidor de saber o que há em nossos produtos e seremos transparentes em termos de ingredientes, valores nutricionais e propriedades de nossos produtos de saúde e beleza.
  • Usaremos uma combinação de canais, que inclui rótulos de produtos, sites, telefones do serviço de atendimento e/ou folhetos ao consumidor para nos comunicarmos abertamente com nossos consumidores. Trazer ingredientes brilhantes, sustentáveis e funcionais que trabalham com a natureza para nosso portfólio de beleza e cuidados pessoais.

Propaganda e marketing responsável

Estamos comprometidos com uma propaganda e marketing responsável. Como uma empresa líder global de bens de consumo, promovemos os benefícios de nossos produtos usando muitos canais diferentes de comunicação da marca.

A propaganda e o marketing podem ser uma força poderosa para a mudança de comportamento. Eles ajudam a informar as pessoas sobre os benefícios de nossos produtos e inovações. É também uma maneira de nos envolvermos com os consumidores em questões que são importantes para eles. Por exemplo:

  • A Campanha Dove pela Real Beleza desafia os estereótipos atuais sobre beleza.
  • A campanha "Se sujar faz bem" da Omo/Persil promove o 'se sujar' como uma parte natural e positiva do crescimento das crianças – tudo parte de seu aprendizado e desenvolvimento.
  • A campanha "Um Enxague" de Comfort explica aos consumidores que eles precisam apenas de um balde de água para enxaguar suas roupas em vez de três, ajudando-os a economizar água.

Ao mesmo tempo, reconhecemos a influência da propaganda e do marketing nos consumidores e levamos nossas responsabilidades a sério. Aplicamos o código da Câmara de Comércio Internacional (ICC) 'Práticas de Comunicação de Propaganda e Marketing' como base para todas as nossas comunicações. O código da ICC estipula que toda propaganda e marketing devem passar no teste básico de serem 'legais, decentes, honestos e verdadeiros' e que devemos garantir que todas as alegações que fazemos tenham uma base científica sólida.

Códigos autorregulatórios internacionais

Apoiamos o desenvolvimento de códigos autorregulatórios internacionais para toda propaganda e marketing e os aplicamos em todos os nossos negócios.

Trabalhando por meio dos órgãos comerciais do nosso setor, como a Federação Mundial de Anunciantes e a Câmara de Comércio Internacional, apoiamos o desenvolvimento de princípios gerais nesta área e sua integração em códigos e sistemas autorregulatórios de propaganda e marketing em todo o mundo.

Promover imagens corporais saudáveis

Há muito debate em torno da apresentação de imagens irreais de beleza nos setores de moda e marketing através da mídia e da publicidade. As marcas Unilever são livres para escolher o tipo de modelo e ator que melhor se adequa à imagem da marca. No entanto, eles estão sempre vinculados aos padrões da Unilever de imagens corporais saudáveis.

Em 2007, adotamos uma diretriz global para evitar o uso de modelos ou atores de 'tamanho zero' em nossa publicidade para garantir que nossa propaganda e marketing não promova a magreza 'não saudável'. Todos os diretores de marca e agências devem usar modelos e atores com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 e 25 como diretriz, o que está alinhado com a diretriz da Organização Mundial da Saúde sobre qual nível de IMC pode ser considerado saudável.

Marketing de nossos alimentos e bebidas

Estamos comprometidos em promover dietas saudáveis, não apenas fornecendo produtos mais nutritivos, mas também fazendo sua propaganda e marketing de forma responsável.

Em 2003, fomos uma das primeiras empresas a aplicar princípios para o marketing de alimentos e bebidas para crianças. Desde então, evoluímos esses princípios com base na preocupação contínua com a obesidade infantil, o impacto das mídias sociais e a grande variedade de produtos à escolha. Nossos Princípios de Marketing Responsável de Alimentos & Bebidas para Crianças (PDF 1,05MB) são aplicáveis a todas as comunicações e atividades de marketing de alimentos e bebidas da Unilever em todo o mundo, assim como os Princípios Gerais de Marketing  (PPTX 4,34MB)da nossa Divisão de Alimentos e Bebidas.

Além disso, nossa promessa Responsibly Made for Kids  (PDF 589KB)define como nossos sorvetes são responsavelmente comunicados, vendidos e desenvolvidos.

Somos um membro fundador da International Food & Beverage Alliance (IFBA). Trabalhando com essa aliança, desempenhamos um papel importante na promoção de iniciativas voluntárias em todo o setor para defender o marketing responsável de alimentos e bebidas por mais de uma década. Em 2021, a Unilever aderiu à Política Global Aprimorada sobre as Comunicações de Marketing para Crianças da International Food & Beverage Alliance. 

Em abril de 2022, atualizamos nossos Princípios de Marketing para Crianças, elevando os padrões para um mundo cada vez mais digital. Eles agora refletem o fato de que a Unilever deixará de comercializar alimentos e bebidas para crianças menores de 16 anos, tanto na mídia tradicional quanto nas mídias sociais, até janeiro de 2023.

Apoiamos compromissos regionais como o EU Pledge e o Children's Food and Beverage Advertising Initiative nos EUA.