Ir para Conteúdo

Unilever Inicia Experiência De Job Sharing No Brasil

Publicado:

Tempo médio de leitura: 2 minutos

* Modelo de compartilhamento de cargo, que começou a ser testado este mês, é parte do universo de práticas inovadoras da empresa nas relações de trabalho * Diretoras de Recursos Humanos compartilharão o mesmo cargo e equipe, incorporando conceitos da nova economia e futuro do trabalho ao seu cotidiano

Carolina Mazziero and Liana Fecarotta

São Paulo, abril de 2019 - A ampla adesão a novos modelos de interação em tempos de economia compartilhada vem mostrando como o consumo, a produção e os serviços podem agregar valor ao se tornarem colaborativos. Levando em conta este cenário, a Unilever Brasil está testando um projeto pioneiro de Job Sharing (cargo compartilhado) em sua área de Recursos Humanos.

A partir deste mês Carolina Mazziero e Liana Fecarotta irão compartilhar uma das diretorias da área de Recursos Humanos na Unilever e passam a trabalhar três dias na semana. Como parte das medidas iniciais para experimentar esse novo formato de atuação na Unilever, os planos estratégicos serão desenvolvidos sempre em conjunto e, durante dois dias na semana, ambas estarão no escritório, participando de reuniões presenciais, para que a conexão olho no olho com a equipe seja mantida. O principal objetivo desse projeto é permitir a conciliação de uma carreira ativa com suas prioridades pessoais.

O projeto surgiu a partir da confluência entre as demandas individuais das duas funcionárias e a agenda da companhia, que prioriza a inovação nas relações de trabalho continuamente. “Passávamos por um momento relativamente parecido na vida pessoal, em que gostaríamos de ter mais tempo para cuidar de nós mesmas, estudar e dedicar tempo às nossas famílias, e discutimos alguns cenários que fossem benéficos tanto para nós como para a empresa”, conta Carolina Mazziero, diretora de recursos humanos da Unilever Brasil.

“Trabalhar em uma organização aberta a experimentar modelos e soluções fora do convencional foi fundamental para colocar o projeto em prática”, destaca Liana Fecarotta, diretora de recursos humanos da Unilever Brasil. “Nossa ideia foi recebida com entusiasmo em vez de ceticismo. O mundo está se transformando rápido e as grandes corporações precisam acompanhar o ritmo, e mais que isso, precisam tomar a dianteira e liderar essas mudanças”, completa Fecarotta.

Segundo Luciana Paganato, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever Brasil e líder direta das duas profissionais, “promover a inovação no modelo de gestão de recursos humanos está na agenda de prioridades da Unilever. É o que nos permite não só atender novas e diferentes necessidades - que sempre surgem em um time de profissionais tão heterogêneo como o que temos aqui - como também atrair e reter talentos em um mercado de trabalho em transformação”.

Voltar ao topo