1. Home
  2. ...
  3. Press releases
  4. Unilever acelera esforços e desafia suas marcas a intensificarem a reciclagem no Brasil

Unilever acelera esforços e desafia suas marcas a intensificarem a reciclagem no Brasil

Com metas de redução do impacto ambiental, marcas como OMO, Love Beauty and Planet, Seda, Tresemmé e Dove assumiram o desafio e estão transformando o portfólio de produtos da Unilever.

Estacao reciclagem

São Paulo, junho de 2019. Em linha com seu Plano de Sustentabilidade, a Unilever tem o compromisso de se dedicar à redução do impacto ambiental da marca. Por isso, estabeleceu a meta de ter, até 2025, ao menos 25% de resina reciclada nas embalagens plásticas, e de garantir que sejam criadas de forma a permitir a reutilização, a reciclagem ou a compostagem. Globalmente, a companhia já fez progressos significativos como a redução de 31% dos resíduos associados ao descarte dos nossos produtos. No Brasil, desde 2015 toda a operação conta com a marca ‘Aterro Zero’.

O uso desequilibrado e o descarte inadequado do plástico conferiram ao material o status de vilão. A resina tem, no entanto, propriedades técnicas, como impermeabilidade, maleabilidade, durabilidade e custo-benefício, que tornam a sua aplicação indispensável em quase todos os objetos: além das embalagens, computadores, celulares, calçados, etc.

A solução para a gestão de resíduos plásticos passa, dessa forma, pelo esforço de reinseri-los na economia e evitar que sejam deixados no meio ambiente, em lixões e aterros. “Acelerar a atuação sustentável da Unilever nos setores que atuamos é prioridade para a companhia. Alcançamos 2,5 bilhões de consumidores por dia, em 190 países, sabemos da nossa responsabilidade e, não à toa, há anos a gestão de resíduos é uma frente prioritária para nós.”, afirma Antonio Calcagnotto, Head de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Unilever Brasil.

No Brasil, anualmente são produzidas mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos, dos quais mais de 10 milhões de toneladas são de plástico. Desse montante, apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados, isso equivale a dizer, por exemplo, que apenas 1 a cada 10 embalagens volta para a reciclagem, sendo que o potencial para reciclagem é de 50% (Fonte: CEMPRE - Compromisso Empresarial Para a Reciclagem).

Para transformar essa realidade e fazer com que o plástico seja reinserido na cadeia produtiva, a companhia participa e lidera diferentes iniciativas com outras empresas. Um dos exemplos é a parceria da empresa com o GPA, desde 2001, para o desenvolvimento das Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. O projeto já ultrapassou a coleta de 111 mil toneladas.

Com o material coletado por meio desta e diversas iniciativas, a Unilever tem desafiado seus times de marketing, pesquisa e desenvolvimento a criarem soluções que entreguem valor, qualidade e sustentabilidade em todas as pontas. Os lançamentos recentes das marcas Love Beauty and Planet e OMO comprovam o esforço integrado da companhia em entregar para a sociedade os compromissos assumidos em seu plano (USLP) em 2010.

Love Beauty and Planet - primeira marca de beleza vegana do grupo Unilever, chegou ao mercado brasileiro em abril de 2019, com a sustentabilidade em seu DNA. A marca tem o objetivo de reduzir ao máximo sua pegada ambiental de maneira holística, prestando atenção a todos os aspectos da jornada do produto, incluindo ingredientes e embalagens. Todos os frascos são 100% recicláveis, e feitos a partir de 100% de plástico reciclado – vindo de garrafas pet coletadas por cooperativas locais.

A marca também está comprometida a fazer parcerias com organizações e pessoas que também queiram ajudar a preservar o planeta para as futuras gerações. Como o WWF-Brasil, por exemplo, que fará a curadoria das causas locais que serão abraçadas por Love Beauty and Planet, e que chancela seus esforços de sustentabilidade.

OMO: após 24 anos, em março de 2019 OMO reformulou todo seu portfólio e apresentou OMO Lavagem Perfeita - uma evolução do OMO Multiação –, com um produto superior e que oferece uma série de benefícios sustentáveis. Com essa mudança, OMO se torna a primeira marca de cuidados com a casa a incluir plástico reciclado de forma permanente em todas as suas garrafas da linha e dá continuidade às ações que visam um único objetivo: ser uma marca cada vez mais sustentável e liderar esse movimento dentro da Unilever Brasil e da indústria/categoria.

Como parte da estratégia e como forma de chamar a atenção dos consumidores, OMO aposta em uma campanha de convocação da população que convida as pessoas a reciclarem suas embalagens. A iniciativa conta ainda com um projeto piloto, em parceria com a startup Molécoola, que irá recompensar o consumidor que levar suas embalagens aos pontos de coleta específicos – ao depositar as embalagens a pessoa ganha pontos que poderão ser trocados por produtos e benefícios.

Como parte dessa mudança, OMO lançou também, em 2018, o projeto “Por um Planeta mais Limpo” no qual apresentou quatro grandes iniciativas:

  • OMO Multiação Líquido com plástico reciclado deixando de usar mais de 500/tons por ano no processo de fabricação;
  • OMO Força da Natureza com embalagem composta por plástico reciclado e plástico verde;
  • Edição especial de OMO feita com plásticos recolhido de cooperativas do litoral brasileiro;
  • OMO refil para Diluir é um produto 6x concentrado, por esta razão, sua embalagem utiliza 75% menos plástico.

Iniciativas das demais marcas da Unilever

Marcas como Seda, TRESemmé e Dove também tem trabalhado ativamente na agenda da redução de resíduo sólido, incluindo materiais reciclados e recicláveis:

  • Em 2018, Seda lançou frascos recicláveis com a inclusão de pelo menos 1/3 de plástico reciclado. Com essa iniciativa, a cada 10 toneladas de plástico usadas para produzir frascos de shampoo, pelo menos 3 toneladas são de plástico reaproveitado;
  • Ainda em 2018, Tresemmé relançou todo seu portfólio com redução de 20% de plástico, o que significou uma economia de uso de 382 toneladas de plástico;
  • Dove apresentou ao mercado seus novos super condicionadores apresentados em tubos feitos com 100% de plástico verde (cana-de-açúcar).

Iniciativas institucionais

  • É associada da Ellen MacArthur Foundation para fomentar a Nova Economia do Plástico;
  • Apoia a iniciativa New Plastics Economy (Nova Economia do Plástico);
  • É uma das empresas fundadoras do CEMPRE (Compromisso Empresarial Para Reciclagem), em 1992;
  • Integra, desde 2006, o programa de reciclagem Dê a Mão Para o Futuro;
  • Tem focado, desde 2009, no desenvolvimento de produtos concentrados, que tem embalagens que utilizam menos plástico (entre 37% e 47% menos plástico), além de menos água e menos CO2;
  • Desde 2010, investe nos refis, que utiliza até 70% menos plástico que a embalagem tradicional;
  • Integra, desde 2012, a Coalizão Embalagens que visa ampliar a reciclagem pós-consumo;
  • Faz parte, desde 2015, do Acordo Setorial de Embalagens;
  • Em 2017, apresentou globalmente a primeira solução capaz de reciclar completamente resíduos de sachês e plásticos multicamada, denominada CreaSolv®
  • Em 2018, anunciou globalmente parceria com a startup holandesa, Ioniqa, e com a empresa líder global de produção de resinas, Indorama Ventures, para o desenvolvimento de uma tecnologia para reciclagem de embalagens PET´s - atualmente, apenas 20% do material é reciclado devido a sua complexibilidade.
Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco