4. Em evento, Unilever divulga avanços de seu Plano de Sustentabilidade

Em evento, Unilever divulga avanços de seu Plano de Sustentabilidade

Com estratégia respaldada por metas claras e públicas, companhia progride nos compromissos traçados em 2010

A Unilever Brasil com o intuito de divulgar seus avanços do Plano de Sustentabilidade (USLP), lançado em 2010, promove evento anual no qual apresentará os resultados da companhia no ano de 2017.

Lançado em 2010, o Plano já teve o cumprimento de 80% dos seus compromissos e o desempenho de suas marcas sustentáveis cresce pelo quarto ano consecutivo. Em 2017, as marcas com propósito apresentaram desempenho 46% superior do que o restante o negócio e entregaram 70% do crescimento da companhia. Não à toa, todas as marcas da Unilever estão em busca de reduzirem seu impacto ambiental e aumentarem seu impacto social positivo.

A companhia tem como meta ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020, reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030 e melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

A Unilever segue cada vez mais comprometida com as suas metas. “Acreditamos que o crescimento do negócio deve acontecer de forma sustentável e os números comprovam, que desde o lançamento do Plano de Sustentabilidade, em 2010, fizemos grandes avanços. O fato de nossas marcas sustentáveis continuarem crescendo indica que esse é um modelo de negócios que funciona. Mas, é claro, sempre estamos em busca de melhorias. O foco agora é buscar cada vez mais agilidade e escala de impacto”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

Na ocasião, a gestão de resíduo sólido será tema do painel “Ideias Circulares: Obstáculos e Soluções da Cadeia Brasileira de Reciclagem” que contará com a presença de representantes da sociedade civil, Governo, ONG’s e iniciativa privada. O intuito será discutir e reforçar o papel em relação a gestão de resíduos com especial foco em plástico.

Gestão de Resíduos na Unilever

De 2008 a 2017, dados globais da Unilever revelam a redução de 98% dos resíduos enviados para aterros sanitários. Em relação aos resíduos associados ao descarte de seus produtos, a diminuição foi de 29%. No Brasil, toda operação (fábricas, centros de distribuição e escritórios) já atingiu a marca “Aterro Zero”.

Às parcerias institucionais e às iniciativas nas fábricas - que inclui a fundação do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem) - soma-se uma forte estratégia para reduzir a geração de resíduos pela Unilever. Para isso, a companhia investe de maneira consistente em produtos concentrados e em refis, além de desenvolver embalagens que utilizem menos matéria-prima sem deixar de entregar ao consumidor qualidade e segurança.

Além dessas iniciativas, a Unilever entende que os esforços devem extrapolar as fronteiras da empresa, influenciando positivamente tanto a cadeia de valor como os consumidores. Neste sentido, a companhia mantém rígida política de fornecimento responsável e exige que seus parceiros tenham uma política de gestão de resíduos. Já para incentivar os consumidores a darem destinação correta aos resíduos a companhia lançou, em 2001, em conjunto com o Grupo Pão de Açúcar (GPA), o programa pioneiro Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. Em seus 17 anos, o projeto coletou mais de 110 mil toneladas.

Para os próximos anos, o foco da Unilever será investir em soluções para as embalagens plásticas, já que a companhia anunciou o compromisso de ter 100% de suas embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

Demais Avanços do Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP)

Melhoria da saúde e do bem-estar

• 39% do portfólio atende aos mais altos padrões nutricionais;
  • Uma grande reformulação está em andamento em todas as nossas categorias de produtos e fizemos um progresso significativo na redução de sal, gordura saturada, calorias e açúcar;
  • Por exemplo, em 70% dos mercados onde vendemos sorvetes agora temos mini versões. Em 2017, lançamos o Mini Magnum na Índia e três variantes de Mini Cornetto no Brasil.

Redução do impacto ambiental

• Redução de 47% a emissão de CO2 pelo consumo de energia em nossas fábricas. Atingimos a meta quatro anos antes do planejado (43% em 2016);
  • Redução de 39% no consumo de água por tonelada de produto (37% em 2016);
  • Redução de 98% dos resíduos enviados para aterros sanitários;
  • No fim de 2017, 109 das nossas fábricas em 368 países estavam usando 100% de eletricidade de fonte renovável, respondendo por 65% do consumo total de eletricidade da companhia. Das 12 fábricas carbono zero da Unilever no mundo, 2 são brasileiras (Goiânia e Pouso Alegre)

Melhoria das condições de vida

• Acreditamos que o empoderamento feminino é o maior facilitador do desenvolvimento humano e do crescimento econômico. Estamos construindo uma organização com equidade de gênero. Até o fim de 2017, 47% dos cargos de gerência eram ocupados por mulheres, acima dos 46% em 2016;
  • Em 2017, também permitimos que 1,2 milhão de mulheres em todo o mundo acessassem iniciativas com o objetivo de promover sua segurança, desenvolver suas habilidades e ampliar suas oportunidades.
  • Em nosso progresso na criação de um negócio mais inclusivo, em 2017 possibilitamos que cerca de 716 mil pequenos agricultores tivessem acesso a iniciativas que visam melhorar suas práticas agrícolas ou aumentar sua renda;