
Março de 2018 - Consciente do importante papel da indústria na segurança hídrica, a Unilever participou do maior encontro global sobre o tema, que reuniu governo, sociedade civil, empresas e instituições científicas. No dia 20 de março, Tony Dunnage, diretor global de sustentabilidade nas manufaturas da Unilever, compartilhou suas experiências na implementação do Plano de Sustentabilidade nas fábricas da companhia e a importância de engajar os quase 70 mil funcionários em mais de 70 países.
Participante convidado do Painel de Alto Nível, Tony destacou a importância do engajamento dos stakeholders, em especial do consumidor, que cada vez mais faz suas escolhas de compra de forma consciente, analisando e comparando o que aquele produto e/ou empresa faz pelo planeta.
Também participaram do painel de Alto Nível Jerson Kelman, CEO da SABESP; Jean-Louis Chaussade, CEO do Grupo SUEZ; Claude Nahon, diretor de sustentabilidade e meio ambiente do Grupo EDF (Electricite de France); e Christian Frutiger, Head global da Nestlé. A reunião contou com a mediação dos professores Dogan Altinbilek, da Middle East Technical University de Ankara e vice-presidente da World Water Council; e Asit K. Biswas, da Lee Kuan Yew School of Public Policy em Singapura e co-fundador da Third World Centre for Water Management no México.
Na ocasião, os executivos puderam discutir o papel das empresas na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, relativos à água; compartilhar os progressos e práticas sustentáveis de gestão do recurso e encorajar outras companhias a seguirem seus passos.
Além da presença no Fórum Mundial da Água, a Unilever também marcou presença no Water Business Day, iniciativa do CEBDS, da CNI e da Rede Brasil do Pacto Global. Antonio Calcagnotto, head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever no Brasil, falou sobre as oportunidades para o gerenciamento circular de água na indústria de bens de consumo.
“Foi uma ótima ocasião para conhecermos iniciativas de outras empresas e apresentarmos os projetos da Unilever, incluindo companhas para conscientizar o consumidor, como “Um Enxágue Basta”, lançada por OMO durante a crise hídrica de São Paulo. Também foi fundamental para chamarmos a atenção sobre a importância de uma regulamentação que possibilite ao consumidor ter acesso a produtos com tecnologias que gerem menos impacto ambiental como, por exemplo, itens concentrados e compactados”.
Unilever e a gestão da água
Água é um pilar chave para o Plano de Sustentabilidade da Unilever. Entre 2008 e 2017, a empresa registrou diminuição de 39% no consumo do recurso nas manufaturas. Em linha com o compromisso de fazer uma gestão responsável da água, a companhia aposta em diversas frentes para fomentar o uso responsável dela por toda a sociedade, tais como:
- Apoio a Coalizão Cidades pela Água, da The Nature Conservancy (TNC), que tem como objetivo elevar o nível de segurança hídrica de regiões metropolitanas;
- Associação ao Instituto Trata Brasil, para promover ações que resultem na expansão dos serviços de saneamento básico;
- Parceria com o governo no Consórcio PCJ, que tem o objetivo de recuperar mananciais das bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
- Investimento na plataforma de produtos concentrados para lavagem de roupas – que economiza 40% de água em relação a uma unidade regular durante o processo de fabricação;
- Campanhas de conscientização, como #UmEnxágueBasta, de OMO;
- Iniciativas das marcas, como o Projeto “VIM para UNICEF - Todos Juntos na Luta Pelo Saneamento”, de VIM, e comunicação de dicas de economia de água, de OMO.