2. News
  4. Unilever participa do 8º Fórum Mundial da Agua

Unilever participa do 8º Fórum Mundial da Agua

No evento, realizado pela primeira vez no Brasil, executivo da Unilever abordou iniciativas globais da companhia para a gestão responsável da água

World Water Forum

Março de 2018 - Consciente do importante papel da indústria na segurança hídrica, a Unilever participou do maior encontro global sobre o tema, que reuniu governo, sociedade civil, empresas e instituições científicas. No dia 20 de março, Tony Dunnage, diretor global de sustentabilidade nas manufaturas da Unilever, compartilhou suas experiências na implementação do Plano de Sustentabilidade nas fábricas da companhia e a importância de engajar os quase 70 mil funcionários em mais de 70 países.

Participante convidado do Painel de Alto Nível, Tony destacou a importância do engajamento dos stakeholders, em especial do consumidor, que cada vez mais faz suas escolhas de compra de forma consciente, analisando e comparando o que aquele produto e/ou empresa faz pelo planeta.

Também participaram do painel de Alto Nível Jerson Kelman, CEO da SABESP; Jean-Louis Chaussade, CEO do Grupo SUEZ; Claude Nahon, diretor de sustentabilidade e meio ambiente do Grupo EDF (Electricite de France); e Christian Frutiger, Head global da Nestlé. A reunião contou com a mediação dos professores Dogan Altinbilek, da Middle East Technical University de Ankara e vice-presidente da World Water Council; e Asit K. Biswas, da Lee Kuan Yew School of Public Policy em Singapura e co-fundador da Third World Centre for Water Management no México.

Na ocasião, os executivos puderam discutir o papel das empresas na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, relativos à água; compartilhar os progressos e práticas sustentáveis de gestão do recurso e encorajar outras companhias a seguirem seus passos.

Além da presença no Fórum Mundial da Água, a Unilever também marcou presença no Water Business Day, iniciativa do CEBDS, da CNI e da Rede Brasil do Pacto Global. Antonio Calcagnotto, head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever no Brasil, falou sobre as oportunidades para o gerenciamento circular de água na indústria de bens de consumo.

“Foi uma ótima ocasião para conhecermos iniciativas de outras empresas e apresentarmos os projetos da Unilever, incluindo companhas para conscientizar o consumidor, como “Um Enxágue Basta”, lançada por OMO durante a crise hídrica de São Paulo. Também foi fundamental para chamarmos a atenção sobre a importância de uma regulamentação que possibilite ao consumidor ter acesso a produtos com tecnologias que gerem menos impacto ambiental como, por exemplo, itens concentrados e compactados”.

Unilever e a gestão da água

Água é um pilar chave para o Plano de Sustentabilidade da Unilever. Entre 2008 e 2017, a empresa registrou diminuição de 39% no consumo do recurso nas manufaturas. Em linha com o compromisso de fazer uma gestão responsável da água, a companhia aposta em diversas frentes para fomentar o uso responsável dela por toda a sociedade, tais como:

• Apoio a Coalizão Cidades pela Água, da The Nature Conservancy (TNC), que tem como objetivo elevar o nível de segurança hídrica de regiões metropolitanas;
  • Associação ao Instituto Trata Brasil, para promover ações que resultem na expansão dos serviços de saneamento básico;
  • Parceria com o governo no Consórcio PCJ, que tem o objetivo de recuperar mananciais das bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
  • Investimento na plataforma de produtos concentrados para lavagem de roupas – que economiza 40% de água em relação a uma unidade regular durante o processo de fabricação;
  • Campanhas de conscientização, como #UmEnxágueBasta, de OMO;
  • Iniciativas das marcas, como o Projeto “VIM para UNICEF - Todos Juntos na Luta Pelo Saneamento”, de VIM, e comunicação de dicas de economia de água, de OMO.