São Paulo, novembro de 2018 – Dando continuidade ao compromisso da Unilever de desenvolver políticas e práticas que promovam um ambiente corporativo cada vez mais inclusivo, a Unilever Brasil realizou, em parceria com a ONU MULHER, a oficina “Racismo Institucional”. O encontro aconteceu no dia 06 de novembro e reuniu parceiros como IBM, Dow, Sodexo, BRK Ambiental, Demarest Advogados, Pacto Global ONU, Odonto Prev, Schneider Eletric, PwC entre outros.
Os desafios da população negra no Brasil e o papel do setor privado no enfretamento ao racismo institucional foram as principais questões discutidas na oficina ministrada pela coordenadora do Nzinga (coletivo de mulheres negras de Belo Horizonte) e membro titular do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU MULHER, Benilda Brito.
Reconhecer a existência da dimensão da desigualdade racial e seus impactos é a ferramenta chave para enfrentá-la. “Para seu rompimento é preciso a construção de diagnósticos, planos de ação e indicadores que criem um ambiente favorável à formulação e implementação de políticas públicas que promovam a diversidade em sua totalidade.”, explica Benilda.
A iniciativa soma-se a outras ações da Unilever que visam promover a pluralidade do Brasil no seu quadro de funcionários e ampliar seus compromissos com a diversidade. “Encontros como este enriquecem cada vez mais o trabalho da Unilever para a promoção de um ambiente mais inclusivo, diverso e livre de vieses inconscientes.”, conta Luciana Paganato, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever Brasil.
Outros assuntos abordados ao longo do encontro foram:
- Discriminação racial
- Preconceito x ignorância x racismo
- Reconhecimento do racismo profissional
- Recrutamento e seleção
- Ações para desenvolvimento
- Caminhos para mudança
O evento fez parte do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”, criado por meio da aliança entre ONU MULHER, OIT e União Europeia que busca fortalecer o protagonismo das mulheres no setor privado.