Unilever investe na saúde mental e física dos colaboradores

Benefícios vão desde flexibilidade no trabalho até apoio jurídico, psicológico e práticas antiestresse

Com mais de 12 mil empregados no Brasil, a Unilever é pioneira em políticas de gestão de saúde e em iniciativas que proporcionam bem-estar e qualidade de vida aos funcionários. A companhia trabalha em quatro frentes - saúde mental, física, emocional e de propósito - que estão organizadas em um único chapéu: a plataforma wellbeing.

Sob a gestão da área de Recursos Humanos, a plataforma wellbeing tem uma abordagem holística, ou seja, que considera o ser humano como um todo e em todos os aspectos importantes de sua vida. A flexibilidade tem papel importante dentro deste conceito, pois respeita as individualidades e as diferentes interpretações para o conceito de “bem-estar”.

Dentre as ações que procuram produzir equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão a possibilidade de home office e horário flexível de entrada e saída. Para pais e mães, a Unilever oferece berçário e licenças maternidade e paternidade estendidas flexibilizadas. Com a flexibilização, pais e mães podem escolher como e quando usufruir a extensão da licença - 15 dias a mais no caso dos pais e 2 meses no caso das mães - dentro do primeiro ano do bebê (antes, durante ou depois do período da licença previsto por lei - 5 dias para homens e 4 meses para mulheres). 

A companhia também disponibiliza uma plataforma digital com dicas e orientações para todos os aspectos relacionados ao tema e que tem como principal objetivo deixar o funcionário a somente um click de distância de qualquer ajuda que necessite.

Ainda com o intuito de flexibilizar o dia a dia dos funcionários, a Unilever possui um programa de atividades físicas. Lançada em 2014, a iniciativa consiste em disponibilizar um plano de academia com mais de 11 mil estabelecimentos conveniados e espalhados por mais de 900 cidades em todo o Brasil e também no exterior. Ao aderir ao plano, o funcionário tem direito a um acesso por dia, sete dias por semana, em qualquer academia do País conveniada ao Gym Pass. Atualmente, 42% dos colaboradores estão inscritos no programa que também é estendido a seus dependentes.

Através de parceiro especializado, o programa Crescer oferece apoio psicológico, financeiro, jurídico e social. Por meio de um 0800, os colaboradores e seus dependentes contam com atendimento especializado nessas áreas 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é gratuito e sigiloso e os casos mais complexos são encaminhados para atendimento presencial. A iniciativa teve início no Brasil, há mais de 10 anos e conta com 100% de satisfação.

O Bio Feedback é uma outra iniciativa de destaque, que auxilia os colaboradores a gerenciar transtornos de ansiedade e estresse. O tratamento consiste em um processo de psicoeducação que visa ensinar a identificar os gatilhos que geram estresse e ansiedade assim como técnicas para combatê-los.

“Entendemos que a saúde mental é tão importante quanto a física e, por isso, a Unilever foi pioneira em oferecer sólidos programas de apoio nos dois sentidos. Foi uma mudança de paradigma que teve início ainda nos anos 90 e já podemos observar os resultados positivos”, afirma Dra. Elaine Molina, diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Unilever no Brasil. A companhia ainda promove um programa para gestão de doenças crônicas, que ajuda funcionários atingidos por este tipo de enfermidade.

Na linha de facilitar o dia a dia dos colaboradores, a Unilever disponibiliza também alguns serviços em sua sede, como manicure, massagem e bicicletário. Além disso, em datas específicas, proporciona bazares temáticos que contam com descontos significativos na aquisição de produtos.

“Em um mundo tão veloz, em que tudo muda o tempo todo, cuidar de nosso bem-estar é sem dúvida o principal meio de prosperar como indivíduo e como organização. Por isso a Unilever investe em uma plataforma abrangente e com programas caracterizados por flexibilidade, para que nossos funcionários possam sentir-se bem e estejam prontos para enfrentar os desafios diários”, afirma Carolina Mazziero, diretora de Recursos Humanos da Unilever no Brasil.

Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo