Dando continuidade ao seu compromisso de fomentar a diversidade e a equidade entre os gêneros, a Unilever realizou, em parceria com a The Female Quotient (TQF), o estudo “The Unstereotyped Mindset” (Pensamento Livre de Estereótipos). Com o objetivo de entender em profundidade os desafios enfrentados pelas mulheres para que atinjam todo o seu potencial e possam se desenvolver economicamente, a pesquisa mostra que os estereótipos de gênero, as convenções sociais e os vieses inconscientes são os principais obstáculos para acelerar o processo de igualdade entre homens e mulheres.
“O empoderamento das mulheres e das meninas oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento humano e para o crescimento econômico. O último Relatório de Desigualdade de Gênero do Fórum Econômico Mundial, apresentado em outubro de 2016, mostra que podemos demorar até 170 anos para alcançar igualdade entre homens e mulheres. A comunidade empresarial tem o papel de fomentar, acelerar e liderar esse processo. Precisamos combater os estereótipos que limitam homens e mulheres tanto no ambiente de trabalho como fora dele”, afirma Marina Fernier, vice-presidente de Foods da Unilever Brasil.
“The Unstereotyped Mindset” mostra que é preciso repensar a divisão de trabalho doméstico, rever as atitudes no mundo dos negócios e revolucionar a comunicação de marcas e produtos. O estudo também conclui que a maior parte dos entrevistados, três em cada quatro, acha que a responsabilidade por promover uma mudança de atitude é dos líderes seniores. O estudo mostra ainda o papel significativo da propaganda neste processo: 70% dos entrevistados acreditam que o mundo seria melhor se as crianças de hoje não fossem expostas a estereótipos de gênero na publicidade.
A companhia tem como intuito promover atitudes e mentes livres de estereótipos tanto dentro como fora de suas fronteiras. Ano passado, por exemplo, a Unilever lançou o movimento #Unstereotype, um compromisso global para combater os estereótipos na comunicação das suas marcas.
A pesquisa foi realizada em dezembro de 2016 com mais de nove mil pessoas em oito países - Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Quênia, Turquia, UK – sendo 50% homens, 50% mulheres, 50% com idade entre 18 e 35 anos e 50% com mais de 35 anos.
Principais dados trazidos pela pesquisa “The Unstereotyped Mindset”:
- No mundo 72% acreditam que as mulheres são pouco representadas nos cargos de liderança devido ao “corporativismo masculino”; enquanto no Brasil 56% acreditam que as empresas promovem mulheres para cargos de liderança para transmitir a percepção de equidade.
- 56% das brasileiras entrevistadas concordam que convenções sociais – como a de que existem trabalhos tradicionalmente femininos e que a mulher é responsável pelos cuidados com a casa e com a família - são as principais barreiras para o desenvolvimento econômico da mulher.
Iniciativas Unilever em prol da equidade de gênero:
A Unilever já está engajada na construção de um futuro de igualdade entre homens e mulheres. A companhia adotou globalmente uma estratégia de diversidade que está diretamente ligada à visão da companhia de gerar crescimento ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. Para isso, a empresa desenvolveu internamente mecanismos que proporcionam um ambiente inclusivo, no qual mulheres e homens possam desenvolver o seu potencial, assim como investe em parcerias institucionais e em ações de marca para promover o tema.
Compromissos públicos:
Antes de apresentar o movimento #Unstereotype em 2016, a companhia já era signatária global da campanha #HeforShe, lançada pela ONU em 2014 com o objetivo de envolver os homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir o seu potencial. No Brasil, a Unilever ainda é uma das empresas fundadoras da Associação Movimento Mulher 360, criada em 2015 para estimular a equidade de gênero no ambiente corporativo
Sólidas políticas de RH:
- Mais de 50% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres;
- A licença parental estendida e flexibilizada, apresentada em 2016, estimula a maior participação do homem em casa e permite mais liberdade no planejamento familiar;
- Fomenta o equilíbrio entre vida pessoal e profissional por meio de ações como berçário para crianças de 0 a 2 anos, home office e horário de trabalho flexível;
- A Unilever também promove os conceitos de diversidade de perfis e de liderança autêntica. O binômico possibilita que os funcionários da companhia, independentemente do gênero, possam colocar em prática todo o seu talento e potencial de entrega.
Iniciativas das marcas:
Incentiva o empoderamento da mulher por meio de ações de suas marcas como o Programa Ciclo Brilhante, que tem como objetivo empoderar mulheres a abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio, e o Projeto Dove pela Autoestima, que tem a missão de melhorar a autoestima e inspirar mulheres de todas as idades a alcançarem todo seu potencial de beleza e bem-estar.