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Marcas sustentáveis impulsionam crescimento da Unilever

Marcas com propósito cresceram 50% mais rapidamente que o restante do negócio e entregaram mais de 60% do crescimento da companhia em 2016.

Marcas sustentaveis impulsionam crescimento da Unilever

Após o lançamento do Plano de Sustentabilidade da Unilever, em 2010, a empresa segue progredindo na construção de suas marcas sustentáveis - aquelas que combinam propósito social ou ambiental com produtos que colaboram para o alcance dos objetivos do plano - e reforça a contribuição que estas trazem para o negócio.

Somente em 2016, as marcas com propósito entregaram mais de 60% do crescimento total da companhia (em 2015 foi 46%) e cresceram 50% mais rapidamente que o restante do negócio, registrando incremento de vendas acima da média, com taxas de cerca de 10% ou mais durante os últimos seis anos. Hoje, 18 das 40 principais marcas da Unilever são sustentáveis (em 2015, eram 12). Dove, Seda, Brilhante, Lifebuoy e Hellmann’s são exemplos de marcas que estão nesta jornada para reduzir a pegada ambiental e aumentar o impacto social positivo.

“Nossos resultados demonstram que a atuação responsável dos pontos de vista social e ambiental faz bem para o negócio. Não há dúvida de que o Plano de Sustentabilidade da Unilever está fazendo com que sejamos mais competitivos e inovadores, além de ajudar a reduzir riscos e custos e, consequentemente, a aumentar a confiança na companhia e a criar valor para nossos acionistas”, afirma Paul Polman, CEO da Unilever.

As medidas de ecoeficiência nas fábricas da companhia ao redor do mundo ajudaram a evitar custos de mais de €700 milhões (ano base 2008) e são fundamentais para os avanços nos compromissos traçados no Plano de Sustentabilidade. O programa de gestão de resíduos, por exemplo, evitou gastos de cerca de €250milhões (ano base 2008). Vale destacar ainda que, hoje, mais de 31% da energia utilizada nas plantas da companhia em todo o planeta são provenientes de fontes renováveis.

“O crescimento das marcas com propósito comprova que inserir a sustentabilidade no coração do negócio não só é a melhor decisão, como se mostra o único caminho viável para as empresas que visam o longo prazo. Acreditamos não haver mais espaço para a gestão predatória, mas sim para um jeito de fazer negócio que prime pelo crescimento responsável dos pontos de vista ambiental e social”, reforça Fernando Fernandez, presidente da Unilever no Brasil.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever, lançado em 2010, foi desenvolvido a partir de um estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida dos produtos da companhia. Com base nesse estudo nasceu a visão geral do plano: gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.

No seu Plano de Sustentabilidade a Unilever se compromete a:

  • Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020;
  • Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030;
  • Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

Principais avanços do Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP)

Melhoria da saúde e bem-estar:

  • Cerca de 538 milhões* de pessoas foram alcançadas por meio de nossos programas de lavagem das mãos, água potável segura, saúde bucal, saneamento e autoestima.
  • 35% de nosso portfólio em volume está de acordo com os padrões nutricionais mais altos, com base em diretrizes reconhecidas globalmente.

Redução do impacto ambiental:

  • Os resíduos associados ao descarte de nossos produtos diminuíram em 28%* desde 2010;
  • O programa de gestão de resíduos, por exemplo, evitou gastos de cerca de €250milhões (ano base 2008).
  • O uso da água por parte dos consumidores associada aos nossos produtos diminuiu em países com escassez do recurso em cerca de 7% desde 2010. Afinamos nossa estratégia e estamos acelerando nossos esforços para desenvolver produtos inteligentes em termos de uso da água ao mesmo tempo em que atendam às necessidades dos consumidores.

Progresso em manufatura

  • Redução na emissão de gases de efeito estufa (GEE) em 43%* por tonelada produzida desde 2008. Redução de 66% em termos absolutos em comparação a 1995;
  • 31,6% de todo a energia que utilizamos (em 2008, 15,8%) e 63% de toda a energia obtida da rede gerada a partir de fontes renováveis;
  • Redução do consumo de água em 37%* por tonelada produzida. Redução de 77% em termos absolutos em comparação a 1995;
  • Zero resíduo enviado a aterros em nossa rede global de manufaturas até o fim de 2014;
  • Economia de €700 milhões por conta das iniciativas de ecoeficiência.

Melhoria das condições de vida e trabalho

  • 67% dos gastos de suprimentos com fornecedores que cumprem os requisitos compulsórios de nossa Política de Fornecimento Sustentável.
  • Possibilitamos que cerca de 920 mil mulheres tivessem acesso a iniciativas para promover sua segurança, desenvolver suas habilidades ou aumentar suas oportunidades;

Destaques em inovação

A área de Pesquisa & Desenvolvimento abrange toda a cadeia de valor na Unilever e ajuda a impulsionar os compromissos do USLP. O objetivo da área é fazer com que os produtos e portfólios existentes se tornem mais sustentáveis, além de buscar soluções disruptivas que resultem no lançamento de produtos totalmente diferentes.

Embalagens Sustentáveis

  • Nova tecnologia para reciclar resíduos de sachês. Chamada CreaSolv® Process, a tecnologia busca abordar a questão de resíduos de sachês em toda a indústria;
  • Em 2015, relançamos Seda no Brasil com garrafas de shampoo e condicionador mais leves e recicláveis. Até o fim de 2016, tínhamos economizado quase 5 mil toneladas de plástico.

Cases da Unilever Brasil

Ecoeficiência operacional

As tecnologias de Ecoeficiência Operacional em nossas fábricas não apenas reduzem o impacto ambiental da manufatura de nossos produtos, como também nos ajudam a evitar custos. Inaugurada em 2015, a fábrica de Aguaí é um bom exemplo: além de cumprir a meta Aterro Zero alcançada por todas as fábricas da Unilever, utiliza energia solar para suas necessidades administrativas, além de LEDs e claraboias para reduzir o consumo de energia. Espera-se que a captação e tratamento de águas de chuva atendam a 60% de seu consumo total de água.

Produção ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável

O Programa Produzindo Certo visa impulsionar o cultivo sustentável da soja no Brasil. Gerido pela ONG Aliança da Terra, oferece apoio para os fornecedores obterem a certificação RTRS. Em sua etapa inicial, conseguiu a adesão de 62 propriedades nas regiões de Uberlândia (MG) e Rio Verde (GO). Deste total, 38 produtores conquistaram o selo, resultando em mais de 222 mil toneladas de soja certificada que foram adquiridas pela Unilever. Impactou diretamente 1.260 trabalhadores rurais das fazendas participantes e permitiu a preservação de 16 mil hectares de vegetação nativa evitando a emissão de 2,85 milhões de toneladas de carbono no ar.

Vim para Unicef: saúde e educação no semiárido Brasleiro

O programa VIM para UNICEF cumpriu seu objetivo de levar água de qualidade e saneamento adequado para escolas de educação básica no Semiárido brasileiro. Nesses três anos, 241 municípios realizaram reformas em 2.710 escolas da rede pública como parte das ações que integram o Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016, impactando a vida de mais de 500 mil crianças e adolescentes. Com o Programa e o Selo também foi possível mapear a situação de escolas urbanas e rurais de 545 municípios da região, permitindo conhecer as condições de acesso e qualidade da água, banheiros e refeitórios dessas instituições públicas.

Dove por uma relação saudável com a aparência

A imagem corporal é uma das maiores preocupações das garotas. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da autoestima para o desenvolvimento, Dove realiza diversas ações ao redor do mundo. No Brasil, a marca realizou, em 2016, o maior Dove Day entre todas as filiais, com recorde de mais de 550 voluntários. Em parceria com o Facebook, Dove ainda lançou o movimento “#ExisteBelezaForadaCaixa”. A campanha – cujo objetivo foi mostrar que é possível redefinir padrões – impactou 10 milhões de usuárias brasileiras. Em todo o mundo, o Projeto Dove Autoestima já atingiu mais de 23 milhões de jovens.

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