1. Home
  2. ...
  3. Press releases
  4. Conheça o Programa Produzindo Certo e como a cadeia de produção sustentável pode render novas oportunidades em fazendas de soja em Goiás

Conheça o Programa Produzindo Certo e como a cadeia de produção sustentável pode render novas oportunidades em fazendas de soja em Goiás

Unilever, Bayer, Santander e Yara investem em sustentabilidade e preservam mais de 16 mil hectares de vegetação

Hellmann’s está vivendo um novo e crucial momento, em que se posiciona com a transparência e a coragem de uma marca que compartilha com seus consumidores o segredo de um sabor irresistível. Ao utilizar ovos caipiras e óleos provenientes de fontes sustentáveis, a marca comprova sua característica inovadora e sua constante busca pela reinvenção, dando um passo necessário para fomentar a conversa com seus consumidores sobre o que realmente faz sentido quando o desafio é unir sustentabilidade e muito sabor.

Para se assegurar de que a verdadeira maionese é feita com os melhores e mais padronizados óleos de fontes sustentáveis, a Unilever está à frente do Programa Produzindo Certo. Uma iniciativa em parceria com grandes companhias como Bayer, Santander e Yara que oferece apoio para que os fornecedores de soja obtenham a certificação RTRS (Round Table on Responsible Soy).

Com gestão da ONG Aliança da Terra, o programa conseguiu, em sua etapa inicial, a adesão de 62 propriedades nas regiões de Uberlândia (MG) e Rio Verde (GO). Deste total, 38 produtores conquistaram o selo, resultando em mais de 222 mil toneladas de soja certificada que foram adquiridas pela Unilever. Além de impactar diretamente 1.260 trabalhadores rurais das fazendas participantes, o programa Produzindo Certo permitiu a preservação de 16 mil hectares de vegetação nativa e evitou a emissão de 2,85 milhões de toneladas de carbono no ar.

O papel crucial dos personagens de Goiás

O estado de Goiás e seu imenso potencial agrícola é o exemplo prático de sucesso do programa. Os resultados positivos demonstram que a atuação responsável faz bem para o negócio dos pontos de vista social e ambiental, comprovando que o plano de sustentabilidade da Unilever está fazendo com que os produtores se tornem mais competitivos e inovadores, além de ajudar a reduzir riscos, custos e, consequentemente, a aumentar a confiança na Unilever.

Aurélio Guerra, responsável pela Fazenda Santa Mônica, em Rio Verde, no município de Goiás, é um dos 38 produtores que fazem parte do Produzindo Certo. Para Aurélio, “A certificação veio para nos dar suporte em um trabalho que começou há décadas, com os meus avós, e ela não vem apenas do comprometimento do dono, ela vem de uma equipe.” E complementa, “Nós precisamos desses produtos certificados para grandes empresas comprarem. Agricultura é negócio. O futuro brasileiro está no campo.”

Para Adriano Barzotto, dono da Fazenda Segredo, que fica em Rio Vede (GO), participar do programa Produzindo Certo garantiu destino certo na hora da venda, porque ao ter o certificado, os produtores passam a ser vistos com outros olhos, e, além disso, o programa se tornou uma ferramenta de conexão com os parceiros comerciais. Para a sua filha, Ariellem Barzotto, sucessora da administração da Fazenda Segredo, a certificação deu o norte do que é correto e aceito pelos parceiros comerciais da família.

Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco