Na Unilever, para ser uma marca sustentável, é preciso combinar propósito social e ambiental, com produtos que colaboram com os objetivos do plano global de nutrição sustentável da companhia. Ao lado de Dove, Seda, Brilhante e Lifebuoy, Hellmann’s tem orgulho de ser uma das 18 marcas sustentáveis da Unilever e encabeçar esse ranking. São marcas que entregaram mais de 60% do crescimento total da companhia e que cresceram 50% mais rapidamente que o restante do negócio, registrando incremento de vendas acima da média, com taxas de cerca de 10% ou mais durante os últimos seis anos.
Neste sentido, Hellmann’s celebra um novo e crucial momento, em que se posiciona com a transparência e a coragem de uma marca que compartilha com seus consumidores o segredo de um sabor irresistível. Ao utilizar ovos caipiras e óleos provenientes de fontes sustentáveis, a marca comprova sua característica inovadora e sua constante busca pela reinvenção, dando um passo necessário para fomentar a conversa com seus consumidores sobre o que realmente faz sentido quando o desafio é unir sustentabilidade e o melhor sabor.
Para Marina Fernie, VP de Marketing para Unilever Foods no Brasil, o novo momento Hellmann’s consolida a preocupação da companhia em manter o consumidor no centro do debate e no centro do negócio.“Vivemos um tempo em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a procedência dos alimentos que consomem,com hábitos de vida mais saudáveis, que prezam pela saúde individual e também pela saúde do planeta”, afirma a executiva.E completa,“por isso, usamos ingredientes naturais em nossa formulação, para que Hellmann’s colabore com a cadeia produtiva, do campo à mesa, pela saúde das pessoas e pela saúde do planeta”.
E, seguindo a premissa do plano global de nutrição sustentável da Unilever, a empresa trabalha para que os óleos de soja, que fazem de Hellmann’s a marca número 1 do mundo, sejam cada vez mais sustentáveis e provenientes de fazendas devidamente adequadas ao programa Produzindo Certo.
Uma parceria entre Unilever, Bayer, Santander e Yara que oferece apoio para que os fornecedores de soja obtenham a certificação RTRS (Round Table on Responsible Soy). Com gestão da ONG Aliança da Terra, o programa conseguiu, em sua etapa inicial, a adesão de 62 propriedades nas regiões de Uberlândia (MG) e Rio Verde (GO). Deste total, 38 produtores conquistaram o selo, resultando em mais de 222 mil toneladas de soja certificada que foram adquiridas pela Unilever.
Além de impactar diretamente 1.260 trabalhadores rurais das fazendas participantes, o Produzindo Certo permitiu a preservação de 16 mil hectares de vegetação nativa e evitou a emissão de 2,85 milhões de toneladas de carbono no ar.
“Nossos resultados demonstram que a atuação responsável faz bem para o negócio dos pontos de vista social e ambiental. Não há dúvida de que o plano de sustentabilidade da Unilever está fazendo com que sejamos mais competitivos e inovadores, além de ajudar a reduzir riscos e custos e, consequentemente, a aumentar a confiança na companhia e a criar valor para nossos acionistas”, afirma Paul Polman, CEO da Unilever.
Personagens de uma jornada de sucesso
Para Hellmann’s, atingir o sabor inconfundível, significa ter acesso aos melhores ingredientes, por isso a relevância do programa Produzindo Certo e de produtores como Getúlio Feliciano. Ele planta soja há mais de 40 anos e acompanhou de perto a evolução e as dificuldades da agricultura ao longo das décadas. Hoje, a produção que sai da Fazenda Santa Fé, localizada em Uberlândia, Minas Gerais, é certificada e tem destino certo na hora da venda.