• Home
  • News
  • Press releases
  • A Unilever investe em Cuba com nova fábrica de Produtos de Cuidados Domésticos e Pessoais

A Unilever investe em Cuba com nova fábrica de Produtos de Cuidados Domésticos e Pessoais

Investimento de US$ 35 milhões em nova fábrica e Criação de 300 empregos

Unilever investe em Cuba Unilever investe em Cuba group photo

Mariel, Cuba, 04 de novembro de 2016 – Hoje a Unilever iniciou a construção de uma nova fábrica de produtos de Cuidados Domésticos e Pessoais em uma joint venture com a empresa Suchel, sinalizando o compromisso da empresa com a construção de sua presença em Cuba. Paul Polman, CEO da Unilever, lançou a pedra fundamental do empreendimento em uma cerimônia que contou com a presença de Salvador Pardo Cruz, Ministro de Indústria de Cuba.

Com um investimento de mais de US$ 35 milhões, a nova planta criará 300 empregos diretos e fabricará produtos de Cuidados Domésticos e Pessoais de marcas globais incluindo Sedal®, Rexona®, Omo®, Lux® e Close-Up®. A distribuição de produtos da Unilever se iniciou em Cuba no ano de 1994, onde se encontraram em domicílios cubanos durante 18 anos.

A fábrica Unilever-Suchel será uma das primeiras plantas a serem construídas na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, localizada a 45 quilômetros de La Havana. A zona foi estabelecida em 2013 para incentivar o desenvolvimento econômico sustentável na ilha através de investimento estrangeiro, inovação tecnológica e concentração industrial. A nova planta da Unilever será construída em uma extensão de 40 mil m2 e entrará em operação no ano de 2018, beneficiando a economia cubana e reduzindo as importações.

Em 2010, a Unilever lançou seu Plano de Sustentabilidade que delineia sua visão de fazer crescer o negócio e ao mesmo tempo desvincular a pegada ambiental da empresa de seu crescimento e aumentar seu impacto social. Alinhado a esse compromisso, a planta inclui uma estação de tratamento de água que permitirá que água seja reutilizada para fins de irrigação ou devolvida ao meio ambiente de acordo com os regulamentos locais. A planta também será equipada com um sistema de vapor altamente eficiente que possibilitará a redução de emissões de CO2, contribuindo para o compromisso global da Unilever de se tornar uma empresa carbono positivo até 2030.

Miguel Kozuszok, Vice-Presidente Executivo da Unilever América Latina e Cone Sul, disse: “A aspiração de relançar a Unilever em Cuba agora se tornou realidade e é fundamental para nossa estratégia na América Latina e no Caribe. Logo teremos produção local de produtos da mais alta qualidade de nossas marcas internacionalmente famosas.”

Paul Polman, CEO da Unilever, declarou: "Hoje marca o começo de um novo capítulo empolgante para as operações da Unilever em Cuba. Nossa nova fábrica sustentável demonstra nosso compromisso de investir e crescer de maneira sustentável neste mercado importante.”

Sobre Unilever:

A Unilever é uma líder mundial na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €53.3 bilhões no ano de 2015. Mais da metade (58%) da pegada da empresa se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, que são encontradas em domicílios ao redor do mundo. Incluem Persil, Dove, Knorr, Domestos, Hellman's, Lipton, Wall's, PG Tips, Ben & Jerry's, Marmite, Magnum e Lynx.

No seu Plano de Sustentabilidade a Unilever se compromete a:

  • Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem estar até 2020.
  • Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até 2030.
  • Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

A Unilever é a primeira empresa no ranking de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2016. No FTSE4Good Index, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2016 pelo sexto ano consecutivo. A Unilever foi considerada a empresa de bebidas e alimentos mais sustentável no Behind the Brands Scorecard de 2016, da Oxfam, pelo segundo ano.

Para obter informações adicionais sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com. Para obter informações adicionais sobre o Plano de Sustentabilidade da Unilever acesse:www.unilever.com/sustainable-living/

Sobre Intersuchel S.A.

A Intersuchel S.A. é uma empresa comercial Cubana com larga experiência na produção e comercialização de cosméticos, produtos de cuidados pessoais, de limpeza e de cuidados domésticos, por meio de sua participação em outras joint ventures com capital espanhol. Os produtos dessas empresas são distribuídos de forma abrangente entre a população cubana e nos setores hoteleiro e de turismo, bem como na produção de nacional de alimentos.

Voltar ao topo