Unilever anuncia vencedor do II Prêmio Jovem Empreendedor Sustentável

Londres, 28 de janeiro de 2015: Daniel Yu, 21 anos, fundador de Reliefwatch- um software simples que ajuda clínicas médicas ao redor do mundo a digitalizar e gerenciar registros de estoques, melhorando o tratamento dispensado a pacientes - recebeu o Prêmio Príncipe de Gales em uma prestigiosa cerimônia com jantar ontem à noite no Guildhall, em Londres no Reino Unido. O prêmio é o principal reconhecimento na Premiação Jovens Empreendedores Sustentáveis da Unilever, organizado em parceria com o Cambridge Institute for Sustainability Leadership - CISL (Instituto para Liderança de Sustentabilidade de Cambridge).

O jantar também comemorou o 10º aniversário do Prince of Wales’s Corporate Leaders Group (CLG) ou (Grupo de Líderes Corporativos do Príncipe de Gales). Assim, líderes de sustentabilidade atuais e futuros se unem enquanto representantes da comunidade de negócios na promoção da transformação para um economia de baixo carbono.

A premiação reconhece empreendedores inspiradores com 30 anos de idade ou menos que desenvolveram um produto, serviço ou aplicativo que ajude a promover sustentabilidade.

816 empreendedores de 88 países participaram do concurso utilizando a plataforma Ashoka Changemakers, uma comunidade de ação que conecta empreendedores sociais do mundo inteiro, promovendo o compartilhamento de ideias. O vencedor foi selecionado de um total de sete finalistas, após um processo exaustivo de entrevistas e um programa acelerado visando preparar os finalistas para o estágio final. 

Como parte do prêmio Daniel recebeu €50.000 e ainda receberá um programa customizado de mentoring ministrado pelo University of Cambridge Institute for Sustainability Leadership e especialistas da Unilever durante o ano de 2015. Os outros seis finalistas receberam um prêmio de €10.000 cada, além de mentoring e apoio.

Através da Premiação Jovens Empreendedores Sustentáveis, a Unilever e o University of Cambridge Institute for Sustainability Leadership estão ajudando jovens a desenvolver soluções de negócio sustentáveis de alto impacto.

O CEO global da Unilever Paul Polman disse: “Estou muito feliz de ver o aumento de interesse no segundo ano de nosso programa de premiação, e extremamente impressionado pelas excelentes iniciativas desenvolvidas por Daniel e os outros finalistas e que a Unilever terá o privilégio de apoiar.

“Governos e negócios não conseguirão superar os maiores desafios do mundo sozinhos. Precisamos apoiar indivíduos em suas ações - homens e mulheres jovens que abraçam a necessidade de mudança e que querem fazer a diferença.

“É por esse motivo que criamos nossos Prêmios Jovens Empreendedores Sustentáveis com o CISL: para facilitar o acesso dos jovens a ajuda e apoio para que possam transformar suas ideias inteligentes em soluções práticas passíveis de implementação em maior escala.”

Polly Courtice, Diretora do University of Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL) disse:

"Parabéns ao vencedor do Prêmio Principe de Gales e a todos nossos finalistas – líderes inspiradores de hoje e do futuro. De redes de distribuição inovadoras a lanternas solares e fogões limpos, aplicativos móveis para agricultores e cuidados com a saúde, o CISL terá muito prazer em trabalhar com vocês no ano vindouro para ajudar no desenvolvimento de suas ideias vencedoras.

"Há uma década o CISL vem unindo líderes de negócios europeus por meio do Grupo de Líderes Corporativos do Príncipe de Gales, trabalhando com formuladores de políticas nacionais e internacionais para superar desafios relacionados a sustentabilidade. Trabalhar em parceria é a chave para promovermos o crescimento verde que fortalecerá nossas economias no futuro.”

Notas a editores

Fotos de sua majestade o Príncipe de Gales, Paul Polman e o vencedor estão disponíveis em www.changemakers.com/SustLiving

Os finalistas são:

•David Opio,Ensibuuko: Um aplicativo móvel e de internet que integra serviços financeiros e de mensagens móveis para gerenciar poupanças e fazer empréstimos a pequenos agricultores em Uganda.

•Jackie Stenson,Essmart:Ajuda populações rurais na Índia a acessar produtos importantes com lanternas solares de baixo custo e filtros de água não elétricos.

•Alloysius Attah,Farmerline: Uma ferramenta de comunicações móveis que fornece informações agronômicas e previsões do tempo através do envio de mensagens de voz em idiomas locais a pequenos agricultores em Gana.

•Katerina Kimmorley,Pollinate Energy: A montagem de redes de micro-empreendedores para distribuir tecnologias sustentáveis (lanternas solares e fogões limpos) com financiamento para populações urbanas da Índia.

•Charles Batte,Tree Adoption Uganda: Ajuda jovens empreendedores a montar negócios, oferecendo mentoring e treinamento financiados pela venda de árvores plantadas pelos próprios empreendedores. As árvores são vendidas a empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono.

•Mark Boots,VOTO Mobile:Uma plataforma móvel à base de voz que ajuda as pessoas mais pobres do mundo a enviar feedbacks às organizações cujos serviços utilizam.

Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco