4. ‘Uma cidade, um desafio’, projeto inédito no País, finaliza com a redução do colesterol de 92,1% dos participantes

Após um mês de desafio diários, integrantes do projeto ‘Uma cidade, um desafio’, realizado em Santo Antônio do Pinhal, receberam certificado com os resultados de seu empenho

No último dia 30, o projeto ‘Uma cidade, um desafio’, iniciativa de Becel Pro-Activ, que teve como objetivo reduzir o colesterol da população de Santo Antônio do Pinhal, por meio de reeducação alimentar, a prática continua de exercícios físicos e o consumo diário de 20g de Becel Pro-Activ, chegou ao fim de suas atividades na cidade localizada no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença cardiovascular é a principal causa de mortes no mundo, e cerca de um em cada três casos de doença cardíaca coronária é causado por níveis elevados de colesterol. No Brasil, são 350 mil as vítimas fatais do problema.

O primeiro município brasileiro a receber a iniciativa de Becel Pro-Activ tem cerca de sete mil habitantes e, desse número, 1080 pessoas tem alguma doença cardiovascular, sendo 700 hipertensos, 380 diabéticos e 15 vítimas de AVC. Além disso, um em cada sete tem algum fator de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão e colesterol alto. Mas essa realidade começou a mudar, os primeiros passos foram dados com o projeto ‘Uma cidade, um desafio’.

Durante o primeiro fim de semana de agosto, mais de 1200 pessoas da cidade realizaram exames gratuitamente para medição do colesterol, glicose no sangue, pressão arterial, circunferência abdominal e IMC (Índice de Massa Corpórea). As pessoas que apresentaram níveis de colesterol total e LDL colesterol acima do considerado ideal (maior que 100mg/dl) foram convidadas a participar do programa de três semanas.

Ao final desse período, os participantes que aceitaram o desafio fizeram novas medições e 92,1% reduziram o colesterol. A média de redução entre eles foi de 19,5% do colesterol total e ainda 24,8% do LDL-Colesterol (ruim). Além disso, foram ainda perdidos quase 100 kg na cidade e quase 3 metros de circunferência abdominal.

“‘Uma cidade, um desafio’ foi algo espetacular que aconteceu na minha vida, foi uma mudança em tudo. Tenho mais atitude, disposição, alegria e qualidade de vida melhor. Agora darei continuidade a tudo o que aprendi porque para mim mais o mais importante é ter boa saúde”, declarou Maria Luísa do Santos, 55 anos, aposentada, morada de Santo Antônio do Pinhal e participante do projeto “Uma cidade, um desafio” que começou o programa com o colesterol total em 201 e o LDL em 114 e concluiu respectivamente com 187 e 105.

Durante as três semanas da iniciativa, de 6 a 29 de agosto, os participantes do desafio receberam informações e incentivos para adotarem mudanças em seu estilo de vida, por meio de uma alimentação mais saudável e da prática regular de exercícios físicos. Além disso, todos os integrantes receberam Becel Pro-Activ e foram orientados a consumir 20g por dia do produto que contém fitoesteróis, substâncias que promovem a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue.

“Já pratico atividades físicas com frequência, mas aprendi que boa alimentação também é importante, agora eu escolho o que vou comer. Quero fazer o que é bom para a minha saúde, quero correr muito tempo ainda”, afirmou Jarbas Guimarães Braga Júnior, maratonista de montanhas, participante do projeto ‘Uma cidade, um desafio’.

“Eu não ia fazer o exame, mas minha esposa insistiu e eu fiz. Fiquei surpreso com o resultado. Vi que ia ter que enfrentar mais um desafio na minha vida e quando vi o nome do projeto “Uma cidade, um desafio”, vi que tinha tudo a ver comigo e pensei ‘esse vai ser mais um vou vencer’. Tudo o que aprendi nesse período, vou continuar fazendo”, comemorou Jarbas, que começou o programa com o colesterol total em 220 e o LDL em 147 e conclui respectivamente com 180 e 114.

Para comemorar os resultados, no último dia 30, a marca Becel presenteou o município de Santo Antônio do Pinhal com novos equipamentos para a academia da cidade, além da doação de todos os materiais usados durante a ação como colchonetes, steps, cordas e bolas. A intenção é que a população dê continuidade à prática de atividade físicas, estimulada durante todo o programa.

Além disso, também foi entregue ao Prefeito Clodomiro Correia de Toledo uma placa agradecendo a cidade pelo empenho durante o projeto. ‘Uma cidade, um desafio’ é inédito no País e contou com o apoio do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O projeto já ocorreu em outros países como Alemanha, África do Sul, Austrália, Espanha, Grécia e Inglaterra, impactando mais de 600 mil pessoas.

“A nossa expectativa com o projeto sempre foi impactar a vida das pessoas e nosso desejo é que agora elas continuem engajadas na mudança do estilo de vida. Foi muito bacana ver a expressão de satisfação das pessoas pela recompensa do esforço, já que sabemos que foi uma batalha vencida para muitos. O que levamos de Santo Antônio do Pinhal é gratidão pela acolhida da ação e da equipe. Esperamos realmente ter deixado uma marca positiva na vida dessas pessoas”, afirma Elizabeth Vargas, nutricionista da Unilever.

Para conhecer mais sobre o projeto “Uma cidade, um desafio” e compartilhar as informações com outras pessoas, acesse www.becel.com.br/desafio-proactiv

Sobre Becel

Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada. Dentro de seu portfólio estão os cremes vegetais Becel Original com e sem sal e Becel sabor Manteiga, ambos contêm óleos vegetais e vitaminas A, D e E. A segunda versão ainda conta com um sabor mais semelhante à manteiga.

Outra variante presente no portfólio da marca é o creme vegetal Becel pro-Activ que possui fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada uma ingestão mínima de 1,6g dessa substância todos os dias, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de apenas duas porções do produto, em conjunto a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Sefirah Ambrizi

Sefirah.ambrizi@conceptpr.com.br