Unilever faz parceria global com Bradtone para expandir presença móvel

Brasil é um dos países onde a Unilever reforçará o relacionamento existente

A Unilever fechou um novo acordo com a Brandtone, empresa de mobile marketing, que permitirá que suas marcas utilizem a comunicação móvel e de big data para construir relacionamentos individualizados de longo prazo com consumidores, especialmente em mercados emergentes, onde a telefonia móvel é uma ferramenta chave para alcançá-los - e fazer isso em grande escala.

Como parte da transação, a Unilever apoiará a expansão da Brandtone em quatro novos mercados: Índia, China, Indonésia e Estados Unidos. A companhia também reforçará o relacionamento existente com a Brandtone no Brasil, África do Sul, Quênia, Nigéria, Rússia e Turquia.

Keith Weed, Chief Marketing Officer da Unilever, explica: “Mais da metade de nossa receita vem dos mercados emergentes. A telefonia móvel proporciona um meio de engajamento direto com quase todos os consumidores nesses países e é, portanto, crítica para o crescimento de nossas marcas."

“As pessoas estão dispostas a compartilhar mais informações sobre elas mesmas em troca de propagandas e ofertas mais relevantes. Portanto, a oportunidade existe – se fizermos da maneira correta. Precisamos abordar as pessoas com respeito – mantendo a confiança e garantindo um diálogo bilateral. O trabalho que fazemos com a Brandtone permite isso. Ao construir relacionamentos com nossos consumidores e agregar valor para eles, conseguimos aumentar tanto as compras como a lealdade às nossas marcas”, acrescenta Weed.

A Unilever já conduziu várias campanhas muito bem sucedidas com a Brandtone, incluindo uma promoção do detergente em pó OMO na África do Sul que gerou taxas de resposta de 30%, muito acima da média da indústria. Donald Fitzmaurice, co-fundador e CEO da Brandtone, afirmou que “este acordo leva a nossa parceria com a Unilever a um novo patamar. Vamos trabalhar juntos para abrir mercados-chave em crescimento.

Continuaremos a proporcionar à Unilever os meios de engajar consumidores de maneira responsável e sustentável nos mercados emergentes e em desenvolvimento. Nossa plataforma de tecnologia de ponta, disponível globalmente através da nuvem e nossas equipes de marketing altamente experientes em cada mercado, nos permitem proporcionar resultados ímpares para nossos clientes. Já entregamos algumas campanhas excepcionais para marcas da Unilever na Rússia, Brasil e África do Sul, e estamos excitados com a perspectiva de levar essa abordagem para os BRICS remanescentes - além de outros mercados importantes - com o apoio da Unilever.”

O modelo de negócios da Brandtone se baseia em uma troca significativa de valor: a empresa oferece incentivos, tais como minutos de graça para premiar consumidores que interagem com as marcas e compartilham informações via seus celulares. As campanhas da empresa conseguiram taxas de adesão de mais de 90%, permitindo a criação de bases de dados de perfis de consumidores com os quais as marcas podem construir relacionamentos contínuos.

As campanhas criadas pela Brandtone são acessíveis a todos os consumidores – utilizando as tecnologias USSD (uma forma interativa de mensagens de dados), SMS e IVR (mensagens de voz) – e são gratuitas devido às parcerias que a empresa mantém com as operadoras de telecomunicações em cada mercado. O resultado é um canal de engajamento ideal em mercados em que a telefonia móvel é o canal de comunicação mais confiável e mais abrangente.

Unilever Ventures, primeira empresa a investir na Brandtone, no ano de 2010, exerceu um papel ativo em seu desenvolvimento e expansão global, ajudando marcas a reinventar a mobile marketing.

Sobre a Unilever

Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações em 190 países, a Unilever completa, em 2013, 84 anos de atuação no Brasil. Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. Para se ter uma ideia, todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto da Unilever em algum lugar do mundo.

São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.

Atualmente, a Unilever conta com 9 fábricas e seis escritórios nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Por ano, a Unilever lança cerca de 60 novos produtos e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

Com mais de 13 mil funcionários, a Unilever Brasil encerrou o ano de 2012 com um faturamento bruto de R$ 13,6 bilhões – o que a mantém como a segunda maior operação da companhia no mundo - atrás somente dos Estados Unidos.

Globalmente, a Unilever encerrou o ano com um faturamento de 51,3 bilhões de euros, e um crescimento de 6.9% nas vendas em comparação a 2011. São 170 milhões de produtos vendidos diariamente.

Sobre a Brandtone

Brandtone é uma empresa internacional que proporciona os meios para marcas líderes em mercados de crescimento rápido poderem conduzir campanhas de mobile marketing que aumentam vendas, criam perfis de consumidores engajados e constroem marcas de confiança. Os principais clientes da Brandtone incluem Unilever, SAB-Miller, Kellogg’s, Pepsi, Kraft e BP. A empresa tem operações na África do Sul, Brasil, Rússia, Turquia, Quênia, Nigéria, Índia, China, Indonésia e nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse a http://www.brandtone.ie/

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Monica Favero –