Unilever se junta à Every Woman Every Child

A Unilever se comprometeu com a ambiciosa meta para salvar milhões de vidas no sul da Ásia e na África Subsa-ariana após tornar-se signatária da iniciativa da Onu, Every Woman Every Child.

Melhoria da Saúde e Bem-estar

Nosso objetivo é aumentar o acesso aos programas de saneamento básico, higiene e nutrição como parte das metas do nosso Plano de Sustentabilidade, o Unilever Sustainable Living Plan, melhorando a saúde e o bem-estar de um bilhão de pessoas até 2020. Isso ajudará a ONU a atingir sua meta global de reduzir mortes entre crianças com até 5 anos até o ano de 2015.

Nos comprometemos a mudar os hábitos de higiene de um bilhão de pessoas, levando água potável segura a 500 milhões de pessoas, aumentando o acesso ao saneamento básico e melhorando a dieta de 500.000 crianças desnutridas.

O CEO Paul Polman declarou: "O fato de que uma criança morre de fome a cada seis segundos e que a cada ano dois milhões de crianças são vítimas de doenças que poderiam ser prevenidas nos diz que nosso sistema como um todo não está funcionando. As empresas não podem apoiar um sistema que falha justamente em relação às crianças mais vulneráveis. Temos a responsabilidade de agir. Para a Unilever, construir uma sociedade melhor e uma empresa melhor são objetivos que caminham juntos."

Eliminar doenças que podem ser prevenidas

A diarreia e a pneumonia são duas das maiores causas de mortes entre as crianças com menos de cinco anos de idade. Juntas, elas matam mais de dois milhões de crianças por ano.

Entretanto, lavar as mãos regularmente com sabão é uma das formas mais fáceis e efetivas de interromper a disseminação da doença. Estudos independentes mostram que lavar as mãos com sabão reduz o risco de diarreia em até 45% e o de pneumonia em até 19%.

Também estamos levando água potável segura com custo acessível a milhões de pessoas através do nosso inovador purificador de água Pureit. Estudos revelam que os casos de diarreia caíram em até 50% nos domicílios que passaram a utilizar o filtro.

Enquanto isso, nossa marca Domestos está trabalhando com a iniciativa Community Approaches da ONU, no programa Saneamento Total, para melhorar a infra-estrutura de saneamento básico em todos os países em desenvolvimento. Isso ajudará 400.000 pessoas através da construção de instalações sanitárias e da educação relacionada a hábitos de higiene.

Nutrição Essencial

Como co-fundadores do Project Laser Beam - uma parceria transformadora entre o setor privado, o World Food Programme e a Global Alliance para Nutrição Melhorada – trabalhamos com o objetivo de atingir 500.000 crianças desnutridas através de refeições escolares e programas de higiene juntamente com atividades de geração de renda para mulheres até 2015.

Jonathan Tench, Gerente Global para Desenvolvimento Internacional da Unilever, declarou:"A cada ano, 6,9 milhões de crianças morrem antes de chegar ao quinto aniversário. Um terço destes óbitos são causados por diarreia e pneumonia – duas causas de morte que podem ser reduzidas de forma significativa através da promoção do hábito de lavar as mãos com sabão. Deficiências na nutrição e higiene e a falta de acesso a água limpa e infra-estrutura de saneamento básico, como vasos sanitários, estão entre as causas ocultas destas mortes desnecessárias."

"A Unilever não descansará enquanto pudermos agir para evitar isso. Ao levar produtos e programas que salvam vidas através de modelos de negócio sustentável – e trabalhar junto com governos e parceiros – estamos criando soluções sustentáveis para estes problemas gigantescos."

Juntamente com mais de 200 empresas, governos, instituições acadêmicas e ONGs envolvidas no programa Every Woman Every Child, podemos contribuir para a meta de salvar as vidas de 16 milhões de mulheres e crianças, melhorando a saúde de muitas outras, até 2015.