Colocando o propósito em prática: nossa resposta ao Covid-19
Em nosso negócio e em todo o mundo, agimos para compartilhar nosso apoio e solidariedade durante a pandemia deste ano. Veja como…
A pandemia do Covid-19 definiu 2020 para milhões de pessoas. Na Unilever, certamente teve um impacto significativo em nossos negócios, nosso pessoal e nas comunidades internacionais que alcançamos. À medida que o mundo mudou, nós também.
Aqui estão apenas algumas das maneiras como agimos, com o objetivo de causar um impacto positivo durante a crise.
Visite a página da Resposta ao Covid na Unilever.com para ler os detalhes por trás desses destaques, junto com muitas outras histórias.
As doações de produtos fizeram parte de nossos esforços. Em março, prometemos doar €100 milhões em produtos para ajudar comunidades vulneráveis durante a pandemia. O CEO da Unilever, Alan Jope, disse na época: “A tomada de ações será necessária para todos na sociedade para superar este desafio e estamos prontos para fazer a nossa parte e combater essa pandemia juntos”.
Para cumprir com esse compromisso, as equipes da Unilever trabalharam em estreita colaboração com a Covid Action Platform do Fórum Econômico Mundial e uma série de ONGs parceiras, alavancando nossa escala e cadeia de abastecimento para garantir que os produtos chegassem às pessoas necessitadas em todo o mundo.
Em meados de dezembro, foi enviada a remessa final de sabonete, desinfetante, água sanitária e produtos alimentícios.
Além de doar uma variedade de produtos, nossas marcas também usaram a criatividade para refletir os desafios do ano. Campanhas memoráveis de nossa divisão de Beleza & Cuidados Pessoais incluíram o filme ‘A Coragem é Bela’ da Dove, um tributo comovente aos profissionais de saúde da linha de frente, heróis indiscutíveis de 2020.
Para a Lifebuoy, promover a lavagem das mãos como forma de ajudar a prevenir doenças não é novidade. A marca alcançou o marco de 1 bilhão de pessoas com programas de educação sobre a lavagem das mãos em 2019. Durante a pandemia, a Lifebuoy compartilhou essa mensagem ainda mais, através de anúncios de serviço público simultâneos em 17 principais mercados e trabalhando com quase 200 influenciadores internacionais que compartilharam dicas sobre a lavagem das mãos em uma variedade de plataformas de mídia social, alcançando milhões de seguidores inscritos.
Em nossa divisão de Alimentos & Bebidas, a Knorr criou rapidamente o conteúdo Knorr@Home (Knorr em Casa) para mídia social, oferecendo às pessoas ideias de receitas para fazer com o que tem no armário e dicas para criar refeições fáceis no estilo 'restaurante em casa' durante o isolamento. A Ben & Jerry’s comprometeu-se com €2 milhões para ajudar franquias de pequenas empresas nos Estados Unidos e comunidades locais em sua sede em Vermont. E a Hellmann’s lançou sua campanha Stay-In(spired) - Inspire-se, compartilhando inspiração e truques para ajudar a comida a ir mais além e usar as sobras em almoços ou jantares deliciosos.
Em nossa divisão de Home Care (Cuidados com a Casa), lançamos soluções de desinfecção em mais de 60 mercados e nossa marca Domestos compartilhou um Anúncio de Serviço Público global sobre desinfecção segura em casa. A campanha incluiu um novo anúncio de TV para aumentar a conscientização sobre a importância da higiene direcionada em casa usando alvejante para desinfetar as superfícies regularmente.
À medida que o lockdown nacional diminuía no Reino Unido, anunciamos uma parceria com a Uber para fornecer kits de higiene para os motoristas. O kit inclui o Spray Multiuso Antibacteriano Cif e o gel desinfetante à base de álcool Lifebuoy para manter seus veículos higienizados entre um passageiro e outro. Desde então, esta parceria alcançou mais países no Oriente Médio, Europa e África.
Em julho, lançamos uma parceria com a empresa hoteleira OYO, fornecendo kits de higiene para hóspedes e informações sobre produtos de higiene para os funcionários das propriedades da OYO na Índia. As propriedades selecionadas da OYO agora oferecem produtos de nossas marcas Lifebuoy, Domex (Domestos), Sunlight e Cif para funcionários e hóspedes, o que pode criar uma experiência mais limpa e higiênica do check-in ao check-out.
E quando ficou claro que uma boa higiene das mãos poderia desempenhar um papel importante para reduzir a propagação da infecção, agimos rapidamente para atender à demanda global crescente por desinfetantes para as mãos.
Em questão de semanas, adaptamos nossas linhas de produção e fizemos parceria com várias novas fábricas, aumentando significativamente a produção de desinfetantes para atender aos padrões recomendados da Organização Mundial de Saúde de um mínimo de 60% de teor de etanol.
Em novembro, tivemos o prazer de anunciar notícias encorajadoras dos Laboratórios Microbac, uma instalação de testes independente e credenciada internacionalmente que trabalha em nome dos Laboratórios de Pesquisa da Unilever.
Os resultados dos testes descobriram que enxaguar a boca com um enxaguante bucal contendo Tecnologia CPC por 30 segundos é eficaz na redução da carga viral do SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19, em 99,9%.
O vírus que causa o Covid-19 se propaga principalmente através de gotículas de saliva ou secreção nasal, o que foi detectado antes, durante e após a fase aguda da doença, assim como em casos assintomáticos¹. Portanto, reduzir a carga viral na boca pode ajudar a reduzir a transmissão. Os resultados indicam que o enxaguante bucal pode se tornar um complemento importante para outras medidas de proteção como a lavagem das mãos, o distanciamento físico e o uso de máscara.
Leia a história completa sobre nossa pesquisa tecnológica dos enxaguantes bucais aqui
1 OMS: https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_1 e L.L. Fernandes et al., Revista de Pesquisa Odontológica (Journal of Dental Research), 1–9 https://doi.org/10.1177%2F0022034520960070