Aqui estão algumas estatísticas que vão te surpreender. A família brasileira média lava de três a cinco máquinas de roupa por semana. Se você considerar que cada ciclo leva entre quatro a cinco horas da lavagem à secagem, isso é muito mais tempo do que a maioria das pessoas deseja gastar com seu cesto de roupa suja.

Horas perdidas não é o único fator que faz as pessoas procurarem terceirizar suas responsabilidades de lavanderia.

Empresas como Airbnb e Uber, que surgiram durante a geração Y (a geração do milênio), contam com uma ampla aceitação de um modelo de negócios em que os indivíduos ficam felizes em compartilhar ativos e serviços.

Essa economia compartilhada significa que “as pessoas, especialmente os jovens, ficam mais confortáveis acessando os bens em vez de possuí-los”, como Christoph Lutz, Professor Associado de Comunicação e Cultura da BI Norwegian Business School explica à Businessbecause.com.

Por que comprar quando você pode compartilhar?

Se a sua mentalidade é "por que comprar um carro quando você pode pegar um uber?", não precisa de muito para pensar em "por que comprar uma máquina de lavar se você pode lavar suas roupas em uma lavanderia"?

Estes são apenas dois dos fatores que deixaram o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Omo Brasil, Teo Figueiredo, animado com a recente aquisição da rede de lavanderias do Grupo Acerte, de 123 lavanderias franqueadas e serviços de costura "express".

Ele também adiciona outro fator. “Há um ângulo de sustentabilidade considerável em ter sua roupa lavada por um prestador de serviços de lavanderia”, diz ele.

Inside an OMO branded laundromat in Brazil on launch day

Quão ecológica é a sua máquina?

“As máquinas de lavar comerciais, onde as roupas são colocadas pela parte de cima, comportam mais roupas e usam até 72% menos energia e água do que as máquinas domésticas onde as roupas são colocadas pela frente”, explica Teo. “A máquina de lavar residencial média usa 120 litros de água por ciclo, enquanto nossas máquinas usam 40 – e essa é uma economia considerável de água, não apenas para o planeta, mas para as famílias brasileiras que pagam pelo fornecimento de água”.

“Em vez de gastar de quatro a cinco horas levando a roupa da lavagem à secagem”, ele continua, “nossas máquinas deixam sua roupa pronta em 75 minutos. Elas usam 2Kw de energia por ciclo, enquanto máquinas domésticas menores usam 9Kw”.

An infographic showing the water and energy savings between a residential washing machine and Omo Lavanderia

Menos é mais

Maiores quantidades de roupa podem economizar sabão e reduzir o plástico também. “A maioria das pessoas exagera na lavagem e adiciona muito sabão às máquinas, o que pode realmente afetar a emissão de carbono de um indivíduo”, diz Teo. “Se toda a sua roupa fosse lavada por um prestador profissional desse serviço, você reduziria o consumo de plástico em 10 kg por ano”.

Não apenas a máquina, mas o que está dentro dela

E não é apenas o processo que pode ser mais sustentável. Lavar as roupas de maneira adequada pode aumentar sua vida útil no guarda-roupa das pessoas. Segundo a psicóloga do consumidor Kate Nightingale, citada no jornal Guardian, quanto mais gente investe em roupas sustentáveis, “ir a uma lavanderia operada por uma marca de confiança, que fabrica produtos de qualidade significa, por associação, que suas roupas estarão seguras”.

As lojas Acerte estão atualmente em processo de mudança para ser renomeadas como lavanderias Omo; a primeira já está pronta para o cliente e 15 lojas foram vendidas para franqueados licenciados.

O lançamento de um aplicativo é iminente. Isso permitirá que os clientes tenham suas roupas retiradas e devolvidas recém-lavadas à sua porta. O Diretor Teo espera que o lançamento do aplicativo seja seguido por um aumento no interesse do franqueado e do cliente, uma vez que proporciona um contato social mínimo e acesso a serviços de limpeza profissional enquanto o público continua a viver com a ameaça do Covid-19.

Então, o que devemos esperar das lavanderias Omo daqui a cinco anos? “A ideia”, diz o Vice-Presidente de Marketing da Unilever Brasil, Eduardo Campanella, “é ter a maior franquia do setor – levando os números de 123 a 500 lojas”. E a ambição não para por aí – a franquia tem potencial para se estender para os outros 162 países onde a Unilever está presente e onde as pessoas desejam mais tempo livre longe das tarefas domésticas.

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