A água é o recurso mais precioso do planeta Terra. Todos precisamos dela para sobreviver - e não apenas para saciar a nossa sede. Ela abastece a indústria. Fornece saneamento. Mas as mudanças climáticas e o clima extremo estão tornando o abastecimento de água escasso, imprevisível e poluído em muitas partes do mundo.

Nossas marcas estão tomando medidas para abordar essa crise sempre que possível. Estamos tornando a preservação da água uma prioridade quando se trata do desenvolvimento de produtos, compra de ingredientes e, principalmente, na maneira como os consumidores que compram nossas marcas as usam em casa - um fator responsável por 99% de nossa pegada hídrica.

Para marcar o Dia Mundial da Água da ONU em 22 de março, aqui estão alguns exemplos, desde tecnologia agrícola e amaciantes, até produtos para cuidar dos cabelos com enxague mais rápido…

O lançamento que está revolucionando a lavagem de roupas

Day2 sprays which refresh fabrics without using water

Nossa pesquisa mostra que 40% das roupas que as pessoas lavam não estão realmente sujas. Isso desperdiça tempo, energia, água e causa danos irreversíveis às roupas.

Achamos que era hora de mudar, então lançamos o Day2 - Dry Wash Spray (em português, Dia2 - Spray de Lavagem a Seco) no Reino Unido em agosto de 2018 e agora está disponível na Alemanha, Áustria e África do Sul.

Uma borrifada rápida da fórmula exclusiva do Dia2 em roupas já usadas refresca, amacia e desamassa, revivendo-as instantaneamente, como se tivessem acabado de ser lavadas.

As embalagens são frascos tipo spray, com uma solução reciclável sendo lançada este ano. Mas o melhor de tudo é que cada frasco tem o potencial de economizar 60 litros de água e impedir que 400g de CO2 sejam liberados na atmosfera, reduzindo as cargas de lavagem desnecessárias. De fato, até agora, os consumidores do Dia2 economizaram mais de 25.000 banheiras cheias de água, ao borrifar mais e lavar menos a roupa.

Levando os condicionadores de enxágue rápido ao mundo

Love Beauty and Planet’s fast-rinse hair conditioners

Todo produto Love Beauty and Planet é formulado com um pensamento cuidadoso considerando os ingredientes de origem sustentável, embalagens recicláveis na medida do possível e parcerias sociais.

Desde o seu lançamento em 2018, a marca cresceu bem e agora é vendida em 50 países. Essa é uma boa notícia para a economia de água, pois significa que os condicionadores de enxágue rápido Love Beauty e Planet estão se tornando mais acessíveis em escala mundial.

Esses condicionadores inteligentes usam nossa inovadora tecnologia de enxágue rápido. Eles reconstroem e reidratam os cabelos, depois são removidos mais rapidamente quando entram em contato com a água. Isso significa que os consumidores podem cuidar da beleza e também desfrutar de banhos mais rápidos, enquanto cuidam do planeta.

E esses segundos a menos significam muito. Se cada mulher nos Estados Unidos reduzisse o tempo de banho em 10 segundos, isso poderia ajudar a economizar água suficiente para atender às necessidades de mais de meio bilhão de pessoas em um ano.

A tecnologia por trás dos tomates mais saborosos da Knorr

One of Knorr’s tomato fields in Gastouni, Greece

A Knorr é uma das maiores compradoras do mundo quando se trata de tomate. Nossos molhos, sopas e extratos usam muitos deles, então assumimos a responsabilidade de garantir que eles cresçam de forma sustentável - e, é claro, que sejam tão deliciosos quanto possível.

Através do Fundo de Parcerias Knorr, equipamos os produtores de tomate na região de Gastouni, na Grécia, com um pequeno dispositivo que causou um grande impacto no consumo de água.

Ao introduzir tensiômetros - pequenas sondas que medem a quantidade de água presente no solo - eles foram capazes de usar dados em vez de suposições para planejar a irrigação, o que ajudou a reduzir o uso de água em 28% entre 2010 e 2017.

A produção também aumentou de 76 para 83 toneladas por hectare. E com os tomates capazes de amadurecer em perfeitas condições, seu nível Brix - a medida oficial da doçura do tomate - aumentou também.

Produtos para cuidar dos cabelos que são bons demais para enxaguar

Non-rinse conditioners from Unilever brand ‘the good stuff’

Lançamos "The Good Stuff" no ano passado nos EUA, quando uma pequena equipe da Divisão de Beleza e Cuidados Pessoais da Unilever decidiu criar uma nova marca revolucionária de condicionadores de cabelo.

A ideia surgiu quando a equipe encomendou uma pesquisa que revelou que 95% dos condicionadores acabam no ralo. Eles criaram uma fórmula vegana certificada, projetada para fazer exatamente o oposto.

A ideia surgiu quando a equipe encomendou uma pesquisa que revelou que 95% dos condicionadores acabam no ralo. Eles criaram uma fórmula vegana certificada, projetada para fazer exatamente o oposto.

Em média, as fórmulas sem enxágue ajudam os usuários a economizar 99 segundos por banho. É uma medida que pode economizar 460 litros de água por frasco de condicionador sem enxágue - equivalente à quantidade típica de água que uma pessoa beberia por sete meses.

Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco