1. Home
  2. ...
  3. News & features
  4. Rumo ao "Carbono Positivo": como estamos gerando energia renovável

Rumo ao "Carbono Positivo": como estamos gerando energia renovável

Descubra como nossas fábricas em todo o mundo estão contribuindo para alcançarmos nossa meta de Carbono Positivo - e apoiar o crescimento do nosso negócio.

Apoiando ações voltadas para o clima global através da geração de energia renovável.

Biomass boiler at factory Solar panels in Pakistan

Instalamos equipamentos de medição e monitoramento, que cobrem 60% da nossa pegada ambiental em energia, o que nos dá em tempo real dados que podemos transformar em insights para criar planos de ação e melhorar o desempenho.

Tony Dunnage - Diretor de Sustentabilidade em Fábricas

Em todo o mundo, nossas fábricas estão desenvolvendo novos métodos para gerar energias renováveis e nos ajudar a cumprir a meta de sermos uma empresa Carbono Positivo até 2030, ambição que anunciamos na Cúpula do Clima do ano passado em Paris.

Em nossas fábricas, cerca de um terço de toda a energia já é proveniente de fontes renováveis, e cerca de 20% de nossas plantas já têm alguma fonte de energia renovável própria – como painéis solares, energia solar térmica, geração de biogás, energia hidroelétrica ou a capacidade de utilizar a biomassa como combustível - e essas ações continuarão crescendo.

Isso porque estamos empenhados em usar 100% de energia renovável em nossas operações, eliminando os combustíveis fósseis de nossos negócios e apoiando diretamente a geração de mais energia renovável do que consumimos até 2030. Reduzir nossas emissões, comprar mais energia renovável e gerar nossa própria energia renovável são ações importantes na nossa jornada em busca do Carbono Positivo.

Por que as energias renováveis fazem sentido para os negócios

Consideramos nosso compromisso Carbono Positivo como uma contribuição responsável no combate às mudanças climáticas e também no apoio à meta número 7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Energia limpa e acessível. Nós também acreditamos que essa iniciativa faz sentido para o nosso negócio.

A produção de energia renovável pode gerar uma redução direta de custos para nós, já que reduzir a nossa demanda por combustíveis fósseis e eletricidade ajuda a diminuir nossos custos com energia. Um fornecimento acessível e confiável de energia também nos ajuda a planejar melhor o futuro, nos resguardando contra a volatilidade dos mercados de energia e de cenários de escassez de combustível.

Energia renovável impulsiona crescimento no Paquistão

Em 2016, a Unilever Paquistão avançou em seus esforços de longa data para se livrar do uso de diesel. Duas de nossas fábricas no Paquistão estão mostrando como a mudança para energias renováveis pode trazer diversos benefícios. Nossa fábrica de alimentos em Pernawan está gerando atualmente cerca de 85% de sua energia de fontes renováveis.

A fábrica possui a instalação com a maior capacidade de geração de energia solar de nossas operações no Sul da Ásia, com a capacidade de produzir 200kW e entregar até 25% da energia necessária na fábrica. Além disso, aproximadamente 100% do vapor que a fábrica utiliza é gerado usando combustíveis de biomassa.

Nossa fábrica de chá em Khanewal foi uma das pioneiras na instalação de painéis solares no Paquistão. Seu sistema solar fornece cerca de 40% das necessidades energéticas da fábrica - o montante máximo atualmente possível. Além de reduzir as emissões e a dependência de combustíveis fósseis, ambas as fábricas sentiram a redução dos custos com energia.

Biomassa na África do Sul

O uso sustentável da biomassa como combustível é outra maneira pela qual estamos gerando energia renovável. Em nossa fábrica de Cuidados Pessoais na África do Sul, a equipe trocou cerca de 50% de sua energia para uma fonte de carbono neutro. Antes três caldeiras convencionais geravam o vapor necessário - mas os custos estavam cada vez mais altos. Com isso, uma caldeira foi convertida para biomassa e agora gera cerca de 75% do vapor da fábrica.

Hidroeletricidade no Quênia

Em nossa plantação de chá em Kericho, no Quênia, mais de 90% da energia utilizada no local provém de fontes renováveis. O Rio que atravessa o estado gera energia hidroelétrica que fornece cerca de 70% da eletricidade usada na plantação. Essa é uma das ações mais antigas da Unilever em energia renovável, que tem sido usada nesse local desde a década de 1920.

Uma parte importante de uma ação climática mais ampla

Sabemos que gerar energia renovável em nossas fábricas não é a única resposta para combater as mudanças climáticas. Nós continuamos trabalhando com outros parceiros em questões mais amplas, incluindo o desmatamento e a maneira como os consumidores usam nossos produtos, assim como na redução de nosso próprio consumo de energia e emissões - por exemplo, esperamos ter reduzido nossas emissões de CO2 em mais de 40% até o final deste ano, em relação a 2008.

Tony Dunnage, nosso Diretor de Sustentabilidade em Fábricas, disse: "Continuamos a impulsionar os programas de redução de energia em nossas fábricas. Instalamos equipamentos de medição e monitoramento, que cobrem 60% da nossa pegada ambiental em energia, o que nos dá em tempo real dados que podemos transformar em insights para criar planos de ação e melhorar o desempenho. Em geral, abraçar a energia limpa e acessível nos ajuda a reduzir custos, reduzir riscos e reduzir a poluição, contribuindo para que sejamos um negócio cada vez mais competitivo e ágil."

Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco