Nosso Plano de vida sustentável completa oito anos e fizemos um progresso significativo em muitas das nossas metas.
Assista ao filme abaixo ou visite nossa página de destaques para saber mais.
Nós também aprendemos muito neste período. Sem contar que novas tecnologias, modelos de negócios e maneiras de pensar são essenciais para gerar a mudança que o mundo precisa, com rapidez e em grande escala.
Ainda enfrentamos muitos desafios e não temos todas as respostas. No entanto, sabemos que fazer as coisas de maneira diferente continuará sendo o principal condutor do nosso crescimento.
"'Tornar a vida sustentável algo comum' ainda é o nosso propósito enquanto empresa", diz Alan Joe, nosso CEO, e complementa: "e nós usaremos isso para manter a Unilever na vanguarda, garantindo que os negócios sejam uma força do bem. Cada vez mais, as nossas marcas se tornarão explícitas sobre o impacto social e ambiental positivo que elas exercem. Isso está em total harmonia com os instintos do nosso pessoal e com as expectativas dos nossos consumidores. Não significa colocar o propósito acima do lucro, na verdade, é o propósito que impulsiona os lucros".
Aqui estão algumas das nossas maneiras de inovar para impactar.
Passos revolucionários rumo a uma economia circular dos plásticos
Sendo uma empresa de produtos embalados, nós temos total consciência do impacto que as embalagens plásticas têm no meio ambiente. Somos pioneiros em novas tecnologias e modelos de negócio que aprimoram nossas estratégias de reduzir o uso do plástico, usar um plástico melhor ou deixar de utilizá-lo. E quando usamos plástico, temos como compromisso fazer a transição para uma economia circular.
Na Indonésia, estamos lançando uma tecnologia inovadora em plásticos de várias camadas usados em sachês. A finalidade é transformar sachês usados em polímeros novos em uma base comercial. Se obtivermos sucesso, será uma maneira precursora de tornar a reciclagem de sachê mais circular para nós e para o setor como um todo.
Estamos inovando em modelos de negócios também. Em janeiro, anunciamos uma parceria com a Loop, uma pioneira no consumo sem desperdício. Seus produtos são enviados diretamente aos consumidores, depois devolvidos e reabastecidos. Algumas das nossas marcas desenvolveram novos formatos para a plataforma, como desodorantes em bastão recarregáveis e tabletes de pasta de dente.
Enfrentando o desafio da água com inovações
Nosso maior impacto sobre a água ocorre quando os consumidores usam nossos produtos para tomar banho ou lavar roupas. E esse é o desafio! Embora, tenhamos obtido sucesso com programas de mudança comportamental feitos para reduzir o uso, o progresso não tem ocorrido com rapidez suficiente. Então, estamos desenvolvendo novos produtos e fórmulas que funcionem com menos água, água de baixa qualidade ou nenhuma água.
Por exemplo, lançamos o spray de banheiro Domestos Flush Less, que desinfeta e elimina mau odores sem precisar dar descarga. Como cada descarga usa cerca de 9 litros de água, essa nova solução, ainda que simples, pode causar um grande impacto em regiões em que a água é escassa.
Nós também lançamos a linha Love Beauty and Planet, que traz tecnologia inovadora nos condicionadores, que faz com que se dividam em moléculas menores e enxaguem mais rápido. Dessa maneira, os consumidores podem reduzir o tempo de banho para economizar água.
Melhorando a renda e a vida, principalmente das mulheres
Nós temos o potencial de impactar positivamente a vida de milhões de pessoas por meio da nossa cadeia de valor. Um grupo importante é formado por pequenos varejistas em mercados emergentes, que muitas vezes são mulheres. É aí que as inovações em comércio digital e eletrônico podem romper barreiras e melhorar a renda e o crescimento, baseando-se em nosso modelo Shakti.
Nossa iniciativa Jaza Duka, no Quênia, uma parceria com a Mastercard, torna digital os processos de compra de materiais e de venda de produtos, permitindo que os varejistas desenvolvam credenciais para conseguir empréstimos bancários.Isso dá a eles um melhor controle de inventário, para que consigam estocar e suprir a demanda de consumo.
Kasha, uma iniciativa na nossa parceria TRANSFORM, é outro exemplo. Essa plataforma de conteúdo e comércio eletrônico, em Ruanda, vende e entrega, com confidencialidade, produtos de saúde e de cuidados pessoais femininos, utilizando um sistema inovador de distribuição que empodera as mulheres e promove crescimento.
Aproveitando o poder das plantas em dietas mais saudáveis
Nós fizemos um bom progresso na reformulação dos nossos produtos para reduzir sal, açúcar e gordura. Por volume, 48% do nosso portfólio agora cumprem nossos mais elevados padrões nutricionais, com base em diretrizes dietéticas reconhecidas globalmente.
Hoje, cada vez mais pessoas querem aumentar a proporção de alimentos de origem vegetal feitos com ingredientes naturais em suas dietas. Suprir essa demanda de consumo encaixa perfeitamente em nossa visão de crescimento sustentável do negócio, e o nosso portfólio continuou crescendo em 2018.
Por exemplo, nós aumentamos nossa oferta de produtos veganos/sem leite. Ben & Jerry’s, Cornetto, Magnum e Breyers, todos eles têm opções sem leite. Em 2018, adquirimos The Vegetarian Butcher, cujo objetivo é ser o maior açougue do mundo com seu portfolio de alimentos de origem vegetal.
Um bom progresso, mas muito mais a fazer
No geral, nosso progresso em relação às nossas metas tem sido bom, mas reconhecemos que algumas delas serão difíceis de cumprir até o fim de 2020. Isso não significa que desistiremos.
Os resíduos são o principal exemplo. A nossa pegada de resíduos por uso do consumidor diminuiu cerca de 31% desde 2010. Tivemos um bom progresso em áreas sobre as quais temos controle direto, como na redução de resíduos em nossas próprias operações e no desenvolvimento de modelos de embalagem alternativos. Em áreas que estão fora do nosso controle, o progresso foi mais lento, apesar de pressionarmos constantemente para melhorar a infraestrutura de coleta e reciclagem. Aceleraremos os nossos esforços nas embalagens e no aumento da demanda de conteúdo reciclado.