Londres, Reino Unido – Em linha com o seu Plano de Sustentabilidade - que tem como visão gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade - a Unilever anuncia o compromisso de ter 100% de suas embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.
Além disso, a companhia também se compromete a reduzir em um terço o peso das embalagens até 2020 e a aumentar em ao menos 25% a utilização de plástico reciclado nas embalagens até 2025 (tendo como ano-base 2015). As iniciativas reiteram o compromisso da companhia com a Global Goal #12, que estabelece consumo e produção sustentáveis.
“Nossas embalagens de plástico têm um papel importante em tornar nossos produtos atraentes e seguros para os consumidores. Porém, está claro que precisamos fazer muito mais enquanto indústria para ajudar a garantir que o material seja gerenciado de maneira responsável e eficiente após o uso pelo consumidor”, afirma Paul Polman, CEO Global da Unilever.
Segundo dados da Ellen MacArthur Foundation (EMF), apenas 14% das embalagens de plástico utilizadas globalmente chegam às cooperativas de reciclagem, enquanto 40% são destinados a aterros e um terço são descartados em ecossistemas como oceanos e florestas tropicais. Estima-se que, até 2050, haverá mais plástico que peixes nos oceanos.
Para o arquiteto e líder da economia circular William McDonough, o cradle to cradle (conceito que inspira a inovação para criar um sistema produtivo circular em que não existe o conceito de lixo) de embalagens é atualmente um dos maiores desafios globais - semelhante ao de proporcionar energia renovável em volume suficiente para resolver a questão das mudanças climáticas.
Related links
Outros compromissos Unilever para a economia circular de embalagens plásticas
A Unilever pretende renovar a associação com a Ellen MacArthur Foundation por mais três anos, endossar e apoiar a iniciativa New Plastics Economy (Economia Nova de Plásticos) publicando, até 2020, a "palheta" completa de materiais plásticos utilizados em suas embalagens para ajudar a criar um protocolo para a indústria.
Além disso, a companhia vai investir em provas, a serem compartilhadas com a indústria, para uma solução técnica para a reciclagem de sachês com múltiplas camadas, em particular para regiões litorâneas, que correm mais risco da infiltração dos plásticos no oceano. ou recicladas e que haja exemplos comprovados quanto à viabilidade comercial de reciclagem do material em instalações de reprocessamento de plástico.
Iniciativas Unilever Brasil para a gestão responsável de resíduos
A companhia foi pioneira ao criar, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, o 1º programa de reciclagem envolvendo indústria e varejo no Brasil, em 2001. O Projeto soma mais de 100 mil toneladas de resíduos coletados.
Em 2014, atingiu a marca de Aterro Zero em todas as fábricas instaladas no País e nos centros de distribuição exclusivos da empresa. A companhia ainda obteve a diminuição de 99,45% nos resíduos das fábricas de 2008 a 2015.
“Esperamos que esses compromissos estimulem outras empresas a trabalharem coletivamente para assegurar que a totalidade das embalagens de plástico seja completamente reciclável e reciclada”, afirma Polman. “Precisamos formar parcerias com governos e outras partes interessadas para apoiar o desenvolvimento e a expansão da infraestrutura de coleta e de reprocessamento, que é uma parte crítica da transição em direção à economia circular. Por fim, queremos que toda a parte de embalagens de plástico da indústria seja totalmente circular”, conclui o CEO.
Para Ellen MacArthur, “ao se comprometer com objetivos tão ambiciosos de economia circular para embalagens de plástico, a Unilever está contribuindo para uma mudança tangível no sistema e está enviando um sinal para toda a indústria de bens de consumo. A combinação de medidas relacionadas ao desenho e à escolha de materiais com estratégias pós-uso demonstra a abordagem sistêmica necessária para tornar a Nova Economia de Plásticos uma realidade”.