Apoiando ações voltadas para o clima global através da geração de energia renovável.
Em todo o mundo, nossas fábricas estão desenvolvendo novos métodos para gerar energias renováveis e nos ajudar a cumprir a meta de sermos uma empresa Carbono Positivo até 2030, ambição que anunciamos na Cúpula do Clima do ano passado em Paris.
Em nossas fábricas, cerca de um terço de toda a energia já é proveniente de fontes renováveis, e cerca de 20% de nossas plantas já têm alguma fonte de energia renovável própria – como painéis solares, energia solar térmica, geração de biogás, energia hidroelétrica ou a capacidade de utilizar a biomassa como combustível - e essas ações continuarão crescendo.
Isso porque estamos empenhados em usar 100% de energia renovável em nossas operações, eliminando os combustíveis fósseis de nossos negócios e apoiando diretamente a geração de mais energia renovável do que consumimos até 2030. Reduzir nossas emissões, comprar mais energia renovável e gerar nossa própria energia renovável são ações importantes na nossa jornada em busca do Carbono Positivo.

Instalamos equipamentos de medição e monitoramento, que cobrem 60% da nossa pegada ambiental em energia, o que nos dá em tempo real dados que podemos transformar em insights para criar planos de ação e melhorar o desempenho.
Tony Dunnage - Diretor de Sustentabilidade em Fábricas
Por que as energias renováveis fazem sentido para os negócios
Consideramos nosso compromisso Carbono Positivo como uma contribuição responsável no combate às mudanças climáticas e também no apoio à meta número 7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Energia limpa e acessível. Nós também acreditamos que essa iniciativa faz sentido para o nosso negócio.
A produção de energia renovável pode gerar uma redução direta de custos para nós, já que reduzir a nossa demanda por combustíveis fósseis e eletricidade ajuda a diminuir nossos custos com energia. Um fornecimento acessível e confiável de energia também nos ajuda a planejar melhor o futuro, nos resguardando contra a volatilidade dos mercados de energia e de cenários de escassez de combustível.
Energia renovável impulsiona crescimento no Paquistão
Em 2016, a Unilever Paquistão avançou em seus esforços de longa data para se livrar do uso de diesel. Duas de nossas fábricas no Paquistão estão mostrando como a mudança para energias renováveis pode trazer diversos benefícios. Nossa fábrica de alimentos em Pernawan está gerando atualmente cerca de 85% de sua energia de fontes renováveis.
A fábrica possui a instalação com a maior capacidade de geração de energia solar de nossas operações no Sul da Ásia, com a capacidade de produzir 200kW e entregar até 25% da energia necessária na fábrica. Além disso, aproximadamente 100% do vapor que a fábrica utiliza é gerado usando combustíveis de biomassa.
Nossa fábrica de chá em Khanewal foi uma das pioneiras na instalação de painéis solares no Paquistão. Seu sistema solar fornece cerca de 40% das necessidades energéticas da fábrica - o montante máximo atualmente possível. Além de reduzir as emissões e a dependência de combustíveis fósseis, ambas as fábricas sentiram a redução dos custos com energia.
Biomassa na África do Sul
O uso sustentável da biomassa como combustível é outra maneira pela qual estamos gerando energia renovável. Em nossa fábrica de Cuidados Pessoais na África do Sul, a equipe trocou cerca de 50% de sua energia para uma fonte de carbono neutro. Antes três caldeiras convencionais geravam o vapor necessário - mas os custos estavam cada vez mais altos. Com isso, uma caldeira foi convertida para biomassa e agora gera cerca de 75% do vapor da fábrica.
Hidroeletricidade no Quênia
Em nossa plantação de chá em Kericho, no Quênia, mais de 90% da energia utilizada no local provém de fontes renováveis. O Rio que atravessa o estado gera energia hidroelétrica que fornece cerca de 70% da eletricidade usada na plantação. Essa é uma das ações mais antigas da Unilever em energia renovável, que tem sido usada nesse local desde a década de 1920.
Uma parte importante de uma ação climática mais ampla
Sabemos que gerar energia renovável em nossas fábricas não é a única resposta para combater as mudanças climáticas. Nós continuamos trabalhando com outros parceiros em questões mais amplas, incluindo o desmatamento e a maneira como os consumidores usam nossos produtos, assim como na redução de nosso próprio consumo de energia e emissões - por exemplo, esperamos ter reduzido nossas emissões de CO2 em mais de 40% até o final deste ano, em relação a 2008.
Tony Dunnage, nosso Diretor de Sustentabilidade em Fábricas, disse: "Continuamos a impulsionar os programas de redução de energia em nossas fábricas. Instalamos equipamentos de medição e monitoramento, que cobrem 60% da nossa pegada ambiental em energia, o que nos dá em tempo real dados que podemos transformar em insights para criar planos de ação e melhorar o desempenho. Em geral, abraçar a energia limpa e acessível nos ajuda a reduzir custos, reduzir riscos e reduzir a poluição, contribuindo para que sejamos um negócio cada vez mais competitivo e ágil."