Como marca inclusiva desde sua origem, sendo primeira marca do mercado brasileiro a lançar linhas voltadas para os cabelos crespos e cacheados, as antigas Hidraloe, em 1998 e Keraforce, no ano 2000, a Seda reconhece e entende que precisa fazer mais quando o tema é inclusão racial. Essa pauta faz parte da agenda sólida de propósito da marca, com o objetivo de abrir possibilidades para meninas negras que muitas vezes deixam seus sonhos de lado por barreiras sociais históricas.
Por isso, em 2020, a marca se associou com parceiros estratégicos como os institutos Plano de Menina e Identidades do Brasil (ID_BR), e os coletivos Afrolever e Asminas para viabilizar ações propositivas nesse sentido e, com isso, assumiu três grande compromissos em prol da igualdade racial: 1) Mais protagonismo negro nas comunicações 2) Mais oportunidade para profissionais negros 3) Mais apoio para a realização de sonhos.
No começo de 2021, Seda em parceria com os institutos Plano de Menina e ID_BR, finalizou seu programa de mentorias virtuais gratuitas conduzidas através do WhatsApp com vagas dedicadas para 2.500 jovens mulheres negras. Reforçando seu compromisso com a inclusão, o time de mentoras da plataforma também foi composto majoritariamente por profissionais negras. Como resultado, após as mentoria, as participantes afirmaram que se sentem mais confiantes, melhor organizadas e focadas para alcançarem seus sonhos, sendo 83% dos comentários sobre o programa positivos.