Pequenas Ações Para Encantar Os Clientes

Com a internet, divulgar e fazer propaganda de um restaurante fica fácil

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Pop-ups, sites de compras coletivas, anúncios em páginas com muito acesso, existem muitas maneiras de mostrar ao consumidor que você existe. Mas, então, como se diferenciar do todo? Mostrando ao seu cliente que ele é único, ou seja, personalizando o serviço, oferecido por uma equipe que abraça o que faz. O caminho não é difícil e depois de pronto resultará na mais antiga e melhor forma de propaganda: o boca-a-boca feliz.

- Incentivar os funcionários, oferecer cursos de capacitação, preocupar-se com o bem estar da equipe e se interessar pelas atividades de todos os cargos, remunerar sempre dentro ou acima do piso salarial. Essas atitudes são fundamentais para que seus funcionários passem a trabalhar mais e se sintam felizes por fazerem parte do seu negócio. O marketing interno chega à mesa do cliente na forma de um bom atendimento, na qualidade do preparo, na atenção ao pedido e até na resolução de eventuais problemas.

- Personalizar o serviço também é outra forma de conquistar o consumidor. Para isso, conhecer quem frequenta ou poderá se tornar o próximo frequentador, é muito importante. Aquela simples pesquisa de satisfação, agregada à conta, pode lhe oferecer dados úteis, como preferências e perfil dos clientes.

- Manter o registro dos clientes também facilita na hora de personalizar o atendimento ou oferecer uma sugestão de prato ou vinho, por exemplo. Se ele sempre pede a bebida de determinada uva ou safra, surge aí uma excelente oportunidade para mostrar um rótulo novo da sua adega.

- Alguns mimos também contam na hora de diferenciar o atendimento. Em datas comemorativas, como aniversário do cliente, ofereça alguma cortesia: um prato, a sobremesa ou uma taça de espumante. Itens que deslocam o cliente para dentro da própria casa também fazem sucesso. O restaurante Crêpe de ParisLink opens in a new window, em São Paulo, oferece mantas para os clientes que optam por sentar ao ar livre, em dias frios. Em Buenos Aires, o restaurante Olsen (Gorriti 5.870, Palermo Hollywood) também oferece cobertas para quem se arrisca a bebericar um vinho no jardim externo. No Chile, para conquistar o cliente, o restaurante Donde AugustoLink opens in a new window presenteia com pisco sour, bebida típica, e uma entradinha de cortesia. Outra opção, ainda pouco difundida nos diversos serviços de alimentação e bastante corrente na Europa e EUA, é disponibilizar água mineral à vontade, sem custo.

São pequenos investimentos que agregam valores excelentes e trazem o melhor lucro: o retorno do cliente!

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