1. Home
  2. ...
  3. Últimas noticias sobre as nossas marcas
  4. Dia Mundial De Lavar As Mãos Destaca Importância De Um Gesto Simples Que Previne Doenças Do Dia A Dia

Dia Mundial De Lavar As Mãos Destaca Importância De Um Gesto Simples Que Previne Doenças Do Dia A Dia

Comemorada no dia 15 de outubro, a data visa à redução do índice de doenças causadas por germes e bactérias, diminuindo também os custos com tratamentos.

Unilever logo

Além do dia das crianças, o mês de outubro também comemora o Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day), no dia 15. A data foi co-criada em 2008 por Lifebuoy, marca da Unilever número um em sabonetes antibacterianos*. A iniciativa é endossada por órgãos do governo, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas espalhadas por todo o mundo com o objetivo de engajar a população a adotar o hábito de lavar as mãos e, assim, erradicar doenças causadas pela falta de higiene.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos é celebrado no Brasil desde 2010, e contribuiu mundialmente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que visam reduzir o índice de morte entre crianças menores de cinco anos em dois terços até o ano de 2015.

A conscientização tem, ainda, um papel importante para ajudar na diminuição de episódios de doenças e nos prejuízos que geram, como mostra a pesquisa inédita no Brasil “O Custo das Doenças do Dia a Dia” realizada recentemente por Lifebuoy, em parceria com a Escola de Higiene Tropical de Londres, Centro líder mundial de pesquisa e pós-graduação em saúde pública global e uma das melhores universidades do mundo para pesquisas colaborativas. 

Segundo o estudo, uma família brasileira gasta, em média, R$ 1.151,55 por ano com episódios de doença que são causadas por germes e bactérias. Considerando a população do Brasil, esse valor é equivalente a 12 bilhões de dólares por ano.

Foi constatado que as famílias entrevistadas experimentaram pelo menos um surto de infecção, totalizando uma prevalência de 52,5%. Porém, este número sobe para 74,2% entre crianças de cinco e 15 anos de idade. Há também a perda de produtividade: uma criança brasileira perde, em média, três dias de aula a cada episódio de doença, enquanto o adulto que cuida do enfermo também falta ao trabalho na mesma proporção. 

A pesquisa mostra que apenas 4,37% das mães entrevistadas reconheceram o sabonete entre os meios de prevenção de doenças causadas por germes e bactérias. No entanto, uma barra de sabonete antibacteriano pode custar apenas R$1,35, o equivalente a quase 55 vezes menos que o custo de um único episódio de doença (calculado em R$ 75,39).

Para Adriana Castro, Diretora da Área de Sabonetes da Unilever, o Dia Mundial de Lavar as Mãos foi criado justamente para tratar dessa problemática e levar a discussão para dentro da casa de cada brasileiro e fazê-los entender a real importância da lavagem das mãos: 

“Este novo estudo constatou que dois terços das mães pesquisadas se sentem impotentes para evitar que seus filhos adoeçam e abriu os nossos olhos para os gastos elevados com doenças que poderiam ser evitadas com o simples hábito de lavar as mãos com água e sabonete antibacteriano, uma prática que a própria pesquisa mostra não ser reconhecida pela maioria. Por isso, em outubro promoveremos uma série de ações educativas ligadas ao Dia Mundial de Lavar as Mãos, com o objetivo de difundir boas práticas de higiene e melhorar a qualidade de vida da população”. 

A campanha está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=S_TV2NPd1tY

e conta um pouco do trabalho desenvolvido pela marca em parceria com a Pastoral da Criança.

Ações de lifebuoy para o dia mundial de lavar as mãos

No nordeste, Lifebuoy e Disney promovem o projeto Cine Lifebuoy com a “Sessão Magia Disney” para democratizar o acesso ao cinema para a população carente, levando os maiores sucessos da Disney para as famílias. Além disso, em todas as sessões Lifebuoy realizará atividades com as crianças estimulando a lavagem das mãos para evitar doenças. 

As exibições começarão a partir de 18 de outubro, serão gratuitas ao público e se realizarão em oito cidades da região nordeste: Santo Amaro da Purificação (BA), Alagoinhas (BA), Penedo (AL), Vitória de Santo Antão (PE), Bezerros (PE), Patos (PB), Currais Novos (RN) e Iguatú (CE). A expectativa de público médio por sessão é de três mil pessoas.

Outra ação do dia Mundial de Lavar as Mãos é a distribuição de 200 mil apostilas educativas para as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança. A marca promove no dia 15 de outubro a ação “1 like = 1 apostila educativa” na fanpage de Lifebuoy no Facebook (http://www.facebook.com/lifebuoyLink opens in a new window). Cada novo “like” na página da marca fará com que uma apostila sobre bons hábitos de higiene seja doada para a Pastoral da Criança.

A parceria de Lifebuoy com a Pastoral da Criança começou em 2010, com a distribuição de material educativo sobre o tema para os líderes comunitários. Os líderes visitam as famílias e se reúnem na comunidade para promover uma jornada de “lavar as mãos”, com atividades recreativas para mobilizar as crianças e as mães pela correta lavagem das mãos. Em 2012, as ações realizadas por Lifebuoy em parceria com a Pastoral da Criança estão entre os fatores que contribuíram para diminuir em 10,9% a busca pelos serviços de saúde na faixa etária abaixo de 6 anos nas comunidades de baixa renda.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos reunirá, ainda, o time Unilever Brasil numa ação especial de endomarketing promovida por Lifebuoy em parceria com a Fundação Abrinq – Save the Children, que contará com a presença do presidente da empresa, Fernando Fernandez, e mais 80 funcionários. 

A ação será realizada em uma das organizações beneficiadas pela Fundação Abrinq – Save the Children, a Fundação Julita, entidade sem fins lucrativos que atua na comunidade do Jardim São Luiz e bairros vizinhos, na zona sul de São Paulo. Os voluntários da Unilever irão promover brincadeiras, ensinar a forma correta de lavar as mãos e entregar apostilas educativas para mais de 370 crianças.

A apresentadora Ana Maria Braga, nomeada embaixadora da causa no Brasil, também abordará o dia Mundial de Lavar as Mãos no Programa Mais Você, no dia da comemoração. Da mesma forma, as crianças fãs da novela Carrosel assistirão a uma aula da Professora Helena em que ela irá falar sobre o assunto. Além disso, outras emissoras de rádio e televisão de diferentes regiões brasileiras comunicarão a campanha de conscientização, no dia 15 de outubro.

Além dessas ações para o dia Mundial de Lavar as Mãos, Lifebuoy vem promovendo a conscientização da população desde sua entrada no Brasil em julho de 2010 com diversas campanhas. A marca lançou, neste ano, a campanha “Contra Dez Doenças, uma proteção avançada” e também realiza ações educativas com as crianças no Musical Galinha Pintadinha. Para conhecer a nova música “Bolha de Sabão” acesse o link:

http://www.youtube.com/watch?v=EnzS35xpqao

Reveja o sucesso de “Lava a Mão” no link:

http://www.youtube.com/watch?v=CuaUuMNfJQk&list=UUBAb_DK4GYZqZR9MFA7y2Xg&index=10&feature=plcp

A maneira mais fácil de manter-se saudável

Segundo a Unicef, no Brasil, 14% das crianças menores de cinco anos morrem de doenças diarreicas e infecções respiratórias agudas. Boa parte dessas mortes poderia ser evitada com dois ingredientes simples: água e sabonete. De acordo com a UNICEF e a OMS, a lavagem das mãos com sabonete pode reduzir infecções diarreicas em até 40% e, em quase 25% os casos de infecções respiratórias. 

Para isso, a lavagem deve ser feita no mínimo, em cinco momentos chave do dia em que ficamos mais expostos à transmissão: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e ao chegar em casa.

Além disso, a lavagem das mãos com água e sabonete é uma das principais recomendações feitas atualmente para impedir a propagação do vírus da gripe H1N1.

Sobre Lifebuoy

Presente em mais de 40 países, Lifebuoy é marca líder no segmento de sabonetes antibacterianos no mundo*, único do mercado com a tecnologia Active 5, que garante 100% melhor proteção contra bactérias que um sabonete comum**. Desde o lançamento de seus primeiros sabonetes, há 118 anos, Lifebuoy tem ajudado a fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas por meio de ações de conscientização sobre hábitos frequentes de higiene pessoal. 

Lançado no Reino Unido (Inglaterra) em 1894 obteve um impacto significativo na saúde pública da Inglaterra vitoriana, que estava sendo devastada por surtos de cólera, sendo relançado no Brasil em Julho de 2010.

Por meio do sabonete Lifebuoy, a Unilever já ajudou a conscientizar mais de 150 milhões de pessoas na África e Ásia sobre como pequenas ações como lavar as mãos com sabonete podem fazer diferença em suas vidas. Essa, entre outras atividades da companhia, foi decisiva para que a Unilever fosse apontada como “Companhia do Ano 2010” no Awards for Excellence pela instituição Business in the Community. O prêmio reconhece empresas que mostram inovação, criatividade e compromisso constante com a responsabilidade corporativa.

* Cálculos Unilever baseado em informações AC Nielsen de volume de vendas (janeiro 2011 a janeiro 2012).

** Quando Causados por Germes - Germes testados: E. Coli, K. Pneumoniae, S. Aureus, H1N1, S. Epidermis, S. Flexneri, P. Aeruginosa e S. Pyogenes.

Informaçoes para a imprensa

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Janaina Gomes – janaina.gomes@inpresspni.com.br
Mayara Correa – Mayara.correa@unilever.com
Michele Voltolini – michele.voltolini@inpresspni.com.br
Tel: (55 11) 3323 1584/ 3323-3792/ 3323 1520
www.inpresspni.com.br
Voltar ao topo