1980 - 1989: Foco nos fundamentos

No início da década de 80, a Unilever é a 26ª maior empresa do mundo.

Stork advert from the 1980s

Seus interesses incluem plásticos, embalagem, plantações tropicais e uma linha de transporte, assim como uma ampla variedade de alimentos e produtos de cuidado pessoal e doméstico.

No início da década, em uma mudança ousada de estratégia, ela decide refocalizar nas principais áreas de produtos com mercados fortes e potencial de crescimento igualmente forte. A racionalização necessária leva a grandes aquisições e igualmente grandes alienações, incluindo empresas de venda de alimentos para animais, embalagem, transporte e piscicultura.

Mas, até 1989, o crescimento resultante dos principais negócios é claramente evidente.

Destaques

1982

O sorvete-bolo Viennetta é lançado pela primeira vez, começando no Reino Unido como uma especialidade do Natal.

1983

O desodorante corporal Axe para homens (Lynx no Reino Unido) é lançado pela primeira vez, começando na França.

1984

A Unilever anuncia sua Estratégia de Negócios Principais e é seguida por grandes aquisições e alienações na próxima década.

A Brooke Bond é adquirida na primeira aquisição hostil da Unilever.

1985

A Unipath lança um novo kit de teste de gravidez doméstico, o Clearblue, que é vendido através de farmácias na Grã Bretanha.

1986

A aquisição da Naarden duplica os negócios da Unilever em fragrâncias e temperos de alimentos. O Chesebrough-Pond's, que possui a Pond's e Vaseline, é adquirido nos Estados Unidos.

1987

Dove é relançado na Europa, começando na Itália.

1989

Calvin Klein e Elizabeth Arden/Fabergé são adquiridos enquanto o sorvete Magnum é lançado na Alemanha.

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