1950 - 1959: Um boom do consumidor pós-guerra

No final da década de 40 e início de 50, o desenvolvimento de novos mercados de massa para produtos de consumo, incluindo África e Ásia, fornece oportunidades de expansão.

Part of a Blue Band advert in India

A empresa United Africa Company da Unilever cresce rapidamente, fabricando produtos para vendas nos novos estados africanos independentes, o que ajuda a criar novas indústrias de fabricação local. Enquanto isso, a prosperidade pós-guerra na Europa, impulsionada pelo início da Comunidade Europeia, leva a um boom de consumo e aumento nos padrões de vida.

Conforme os novos avanços científicos se tornam mais robustos e rápidos, a Unilever aumenta seu foco em tecnologia, tornando a Port Sunlight Research seu Departamento de Pesquisa com responsabilidade sobre os laboratórios no Reino Unido e na Holanda. Também estabelece um grupo de pesquisa de nutrição na Holanda, que posteriormente se torna o Unilever Food and Health Research Institute, um centro de excelência em nutrição. 

 Durante a década de 50, novos tipos de alimentos, com os famosos palitos de peixe, são desenvolvidos como uma resposta direta à necessidade por alimentos nutritivos que usam ingredientes disponíveis no despertar do racionamento pós-guerra. Alguns deles são comercializados através de um novo canal promissor, os comerciais de TV.

Destaques

1954

O shampoo Sunsilk é lançado no Reino Unido e se tornará nossa marca de shampoo líder. Até 1959 está disponível em 18 países em todo mundo.

1955

Em 22 de setembro, a Unilever transmite o primeiro comercial de TV no Reino Unido para a pasta de dentes Gibbs SR.

Os palitos de peixe são introduzidos no Reino Unido e em uma década eles se tornam responsáveis por 10% do consumo de peixe na Grã Bretanha.

O sabão Dove é lançado nos Estados Unidos.

1956

A Unilever Research cria seu Departamento de Biologia, que na década de 80 se tornará a unidade de Ciência Biológica, Nutrição e Segurança.

Os chimpanzés PG Tips fazem sua primeira aparição na estação de televisão recentemente lançada no Reino Unido. Veiculada no dia de Natal, o comercial é inspirado em uma festa de chá dos chimpanzés do Zoológico de Londres. Isso resulta na PG Tips se tornando a marca de chá do Reino Unido com o maior número de vendas.

A primeira Miss Pears é coroada no famoso concurso de beleza Pear's Soap celebrando a beleza da aparência natural e limpa.

1958

Na Holanda, a Unilever se expanda para alimentos congelados e sorvetes através da aquisição da Vita NV, que posteriormente se tornará o Iglo Mora Group.

1959

A Unilever lança sua primeira margarina em tubos, substituindo o tradicional bloco embrulhado em papel vegetal, com Blauband na Alemanha seguido pela Flora na Grã Bretanha.

Voltar ao topo