1910 - 1919: Uma década de mudança

O mercado do Reino Unido para sabão atinge um ponto de saturação, portanto, a Lever Brothers concentra seus esforços em aquisições.

Image from a Dutch Blue Band advert from around 1910

Enquanto isso, a demanda por margarina continue a aumentar e a Lever Brothers, Jurgens e Van den Bergh aumentam seu interesse na produção de materiais brutos. Condições de mercado difíceis também levam a um maior crescimento das associações de comércio. Quando nova tecnologia é inventada para solidificar o óleo de baleia, os negócios se uniram na Associação de Óleo de Baleia para regulamentar a distribuição dessa nova importante mercadoria.

Mas as nuvens de guerra estão se reunindo. A Primeira Guerra Mundial está preparada para ter um grande impacto, primeiro sobre a demanda mundial cada vez maior por sabão e margarina - suprimentos vitais em tempos de guerra - e segundo pela intervenção dos governos inglês e alemão, que efetivamente colocaram as indústrias de óleo e gordura sob controle do governo.

Destaques

1910

A Lever Brothers compra sua primeira empresa na África Ocidental, a WB MacIver Ltd, para garantir o abastecimento de óleo de palma para Port Sunlight.

1911

O primeiro laboratório de pesquisa integrado da Lever Brother é construído em Port Sunlight.

1912

O primeiro negócio de compartilhamento de lucros entre Jurgens e Van den Bergh é encerrado, mas as duas empresas continuam a trabalhar juntas.

1913

Negócios líderes na Europa unem forças para criar a Associação de Óleo de Baleia.

1914

No ano que a guerra começa, empresas controladas pela Lever Brothers estão produzindo cerca de 135.000 toneladas de sabão por ano. Enquanto isso, na Holanda, Jurgens e Van den Bergh adquiriram várias pequenas empresas e também controlam sete fábricas de margarina na Alemanha.

1917

A Lever Brothers adquire a Pears Soap, uma empresa fundada em 1789, e Jurgens forma uma aliança com a Kellogg's na preparação para expansão na América do Norte. Nesta época, Jurgens e Van den Bergh estabeleceram fábricas na Inglaterra, com uma em Purfleet, Essex, ainda fabricando margarina nos dias de hoje. A Lever Brothers também se expande para o mercado de margarina com o lançamento de Planters, aumenta as operações na África do Sul e vê seus negócios na América começarem a dar lucro.

Voltar ao topo