Toggle Busca

  1. Home
  2. ...
  3. Pessoas
  4. Saúde E Segurança

Saúde E Segurança

Nos escritórios, fábricas, centros logísticos e pontos de venda, nossa prioridade é garantir o respeito à vida de nossos funcionários

Na Unilever, a gestão de saúde e segurança ocupacional é coordenada pelas áreas de saúde e de segurança, saúde e meio ambiente (SHE). Essas equipes atuam no controle de riscos, na prevenção e na investigação de incidentes envolvendo nossos funcionários. Para isso, é utilizada a Framework Standards (FWS), ferramenta interna baseada em normas e diretrizes internacionais – como ISO 14001 e OHSAS 18001 – que contém 17 itens focados em aspectos ambientais e de segurança.

As diretrizes permitem à Unilever Brasil realizar uma série de melhorias, como treinamentos sobre o assunto, melhorias nas condições estruturais, investigações sobre riscos e incidentes e análises da legislação aplicável. Contribuem, ainda, para alcançarmos a meta global de reduzir pela metade os acidentes de trabalho até 2020.

Um dos principais modos de reduzir tais ocorrências, no entanto, é a mudança de atitude dos funcionários; por isso, temos investido na mudança de comportamento, com destaque para o programa BeSafE (Behavior Safety Excellence), desenvolvido com apoio de uma consultoria especializada e em processo de implantação nas fábricas ao redor do Brasil. Medimos as ocorrências por meio do Índice de Frequência de Acidentes com Lesão (TRFR, sigla do inglês Total Recordable Frequency Rate), conforme diretrizes globais. Também revisamos periodicamente nossos riscos, classificando-os segundo o nível de gravidade e o tipo de operação.

Nas nossas operações próprias – fábricas, centros e escritórios –, temos alcançado bons resultados. Por não atuarem em uma área controlada pela Unilever, porém, as equipes de vendas são consideradas um ponto crítico; desde 2012 dispomos de um Comitê de Merchandising, que identifica melhorias e desenvolve trabalhos de conscientização junto dos funcionários e parceiros.

Para orientar motoristas da Unilever, também mantemos o programa Direção Segura, com treinamentos sobre o uso de itens obrigatórios de segurança, além um comitê específico para o tema. Hoje, nossa frota possui itens como airbag e freios ABS, para garantir o bem-estar de nossos funcionários.

Apoio ao trabalhador

A promoção da qualidade de vida e a prevenção de doenças ocupacionais também são valorizadas pela companhia. Além das diretrizes globais, seguimos as Normas Regulamentadoras da legislação brasileira. Nas fábricas, temos uma ferramenta que mapeia e classifica riscos por grupos de exposição, com revisões anuais. Também realizamos treinamentos sobre temas como proteção respiratória, riscos químicos, saúde auditiva e ergonomia. Nas não manufaturas – escritórios, centros logísticos e equipes de vendas, por exemplo –, os riscos à ergonomia são combatidos por treinamentos, ajustes nos postos de trabalho e programas como o de ginástica laboral.

Nossos funcionários e seus familiares diretos também participam de ações educativas no eixo de saúde. Entre os canais disponíveis estão o Portal Saúde, na intranet, e a plataforma Unilever Health Institute (UHI). Tais práticas não se estendem às comunidades sob influência da Unilever no Brasil e contemplam aspectos como tabagismo, doenças cardiovasculares e saúde preventiva.

Um dos destaques é o Programa Crescer, presente em algumas fábricas e escritórios e nas equipes logísticas e de vendas, que oferece orientação financeira, jurídica, psicológica e social a todos os funcionários e seus dependentes.

Líderes engajados

Para garantir o envolvimento da alta liderança em aspectos de segurança, temos o Comitê Central de SHE, formado pela presidência e por executivos de áreas como Recursos Humanos, Jurídico e Vendas. Cabe ao grupo monitorar resultados e definir prioridades em relação ao tema.

Voltar ao topo