Educação Para O Consumo Consciente

Para alcançar os objetivos do Plano de Sustentabilidade, buscamos engajar nossos consumidores na adoção de hábitos mais responsáveis

Consciente da extensão de seus impactos e responsabilidades, a Unilever tem o compromisso de promover o consumo consciente entre os brasileiros. Esse posicionamento é um tema que aparece com relevância no Plano de Sustentabilidade da Unilever e na matriz de materialidade que realizamos no Brasil.

Como empresa que atua em diferentes categorias da indústria de bens de consumo, temos grande potencial para estimular consumidores a adotar novos hábitos que representam, ao mesmo tempo, uma oportunidade para melhorar sua qualidade de vida e reduzir a pegada ambiental das atividades e operações da empresa. Dessa forma, criamos as condições para gerar menos resíduos, emitir menos gases de efeito estufa e consumir menos água e energia ao longo da cadeia de valor. O estudo do ciclo de vida dos nossos produtos mostra que cerca de 68% das emissões de gases de efeito estufa de alguns produtos que fabricamos, por exemplo, ocorrem na fase de uso. Sendo assim, para alcançar nossa meta de dobrar o tamanho do negócio reduzindo o impacto ambiental, o engajamento e a conscientização do consumidor são fundamentais.

Para contornar esse desafio, trabalhamos em três frentes centrais: na conscientização, com campanhas que abordam temas de sustentabilidade; na comunicação responsável das marcas e categorias; e nas inovações que trazem atributos de ecoeficiência para o consumidor.Nos últimos anos, desenvolvemos melhorias diversas nos nossos produtos, com destaque para a redução de embalagens e para os produtos líquidos concentrados de higiene doméstica, que trouxemos para o mercado brasileiro.

Por meio de parcerias com clientes e com o Ministério da Saúde, também divulgamos, na embalagem de nossos produtos e nos pontos de venda de todo o País, mensagens sobre bons hábitos de saúde, higiene e alimentação, de forma integrada à comunicação de marcas como AdeS, Lifebuoy, Becel e Omo.

O relacionamento com o consumidor é outro aspecto importante para incentivar o consumo consciente. Em 2010, lançamos uma fanpage com o objetivo de inspirar as pessoas a adotar pequenas atitudes que, juntas, fazem grande diferença. Hoje, recorremos aos canais e fanpages de nossas principais marcas para disseminar mensagens que permitam o uso mais responsável dos bens de consumo oferecidos pela indústria. Para conhecer nossas iniciativas de educação para o consumo consciente, visite as páginas das marcas Unilever ou acesse o Relatório de Sustentabilidade.

Voltar ao topo