Marketing e publicidade para crianças

Nosso compromisso é promover dietas saudáveis, fornecendo produtos mais nutritivos e comunicando de forma responsável, especialmente para crianças.

Principles on responsible food and beverage marketing to children

Liderança no marketing responsável

Nosso compromisso é promover dietas saudáveis, não apenas fornecendo produtos mais nutritivos, mas também comunicando-os de forma responsável, especialmente para crianças.

Em 2003, fomos uma das primeiras empresas a aplicar nossos próprios princípios ao marketing e publicidade de alimentos e bebidas (PPTX | 5MB). Esses princípios exigem, por exemplo, que nossas mensagens de marketing sejam adequadas frente às questões de obesidade (como, por exemplo, evitar a apresentação de porções excessivamente grandes) e que nossos materiais de comunicação não comprometam a promoção de dietas saudáveis, balanceadas e um estilo de vida saudável e ativo. Os princípios são aplicáveis a todas as atividades e comunicações de marketing de alimentos e bebidas da Unilever em todo o mundo e são revisados e atualizados regularmente.

Consulte os Princípios Globais de Marketing Responsável de Alimentos e Bebidas da Unilever em Downloads.

Indo além – especialmente para crianças

Além dos princípios gerais, também aderimos a princípios adicionais sobre marketing responsável e propaganda de alimentos e bebidas para crianças.

Em fevereiro de 2020, atualizamos os princípios da Unilever para comunicações de marketing para crianças (DOCX | 153KB). Eles se aplicam a todos os alimentos e bebidas, e sua implementação é liderada pela unidade de negócio de sorvetes da Unilever. Os destaques incluem:

  • Não realizaremos Comunicações de Marketing para crianças menores de 12 anos de idade na mídia tradicional, como TV e rádio e, para menores de 13 anos, nas mídias sociais. Até então, ainda permitíamos Comunicações de Marketing para produtos que atendessem a nossos Mais Elevados Padrões Nutricionais (Highest Nutricional Standards - HNS).
  • Para nossos canais de mídia mensurados, também estamos reduzindo a representação do público (crianças menores de 12 anos) de 35% para 25%.
  • Deixaremos de utilizar influenciadores com menos de 12 anos e também não utilizaremos influenciadores que atraiam crianças menores de 12 anos.
  • Estamos limitando a utilização de personagens de desenhos animados e personagens de propriedade da marca às Comunicações de Ponto de Venda e apenas se eles atenderem aos nossos mais elevados padrões nutricionais, com base em diretrizes dietéticas reconhecidas globalmente. Até então, permitíamos esse uso também em Comunicações de Marketing.
  • Estamos limitando a utilização de presentes, brinquedos, prêmios e brindes para crianças menores de 12 anos às nossas comunicações de ponto de venda e apenas se o produto ao qual eles estão vinculados estiver em conformidade com nossos mais elevados padrões nutricionais . Esses presentes, brinquedos, prêmios e brindes também devem ter um propósito educativo ou uma mensagem de saúde.
  • Não permitiremos Comunicações de Marketing de nossas marcas e produtos em escolas de ensino fundamental e médio. Anteriormente, essa limitação se restringia apenas às escolas de ensino fundamental.
  • Temos definições claras de “Comunicações de Marketing” e “Comunicações de Ponto de Venda”. Nossas Comunicações de Marketing incluem apelo e posicionamento e Nossas Comunicações de Ponto de Venda são importantes para ajudar os pais e cuidadores a selecionar produtos que sejam adequados para crianças no ponto de venda.
    Leia o conjunto completo de princípios na seção de downloads.

Destaque

Desenvolvido com nutricionistas feito para crianças

Nossa promessa de “Desenvolvido com Nutricionistas. Feito para Crianças”

A implementação de nossos princípios específicos de marketing e propaganda para crianças será liderada por nossa categoria global de sorvetes. Como um fabricante global de sorvetes, consideramos seriamente o papel e o impacto que temos para garantir que todos possam desfrutar de uma guloseima de vez em quando.

O que significa “Desenvolvido com Nutricionistas. Feito para Crianças”?

A missão da Kibon é oferecer produtos que deem autonomia aos pais e cuidadores para que façam melhores escolhas que também tragam felicidade, alegria e entusiasmo para seus filhos.

A Kibon quer apoiar pais e filhos a fazerem boas escolhas, especialmente no contexto desafiador do aumento da obesidade infantil, o impacto das mídias sociais e o vasto número de produtos para escolher.

Para tanto, a Kibon está dando um passo à frente fazendo uma promessa clara que é construída em torno de três fundamentos principais: Comunicado de Maneira Responsável, Vendido de Maneira Responsável e Desenvolvido de Maneira Responsável.

Leia na íntegra A Promessa da Kibon “Desenvolvido com Nutricionistas. Feito para Crianças” (DOCX | 137KB).

Comprometemo-nos a restringir voluntariamente todas as comunicações de marketing dirigidas principalmente a crianças com menos de seis anos. Aplicamos essa medida devido ao aumento das evidências de que crianças com menos de seis anos não têm capacidade cognitiva para distinguir entre propaganda/marketing e programação.

Trabalhando com outras empresas

Somos um membro fundador da Aliança Internacional de Alimentos e Bebidas (International Food & Beverage Alliance - IFBA). Por meio dessa aliança, atuamos com órgãos como a Organização Mundial de Saúde em assuntos sobre publicidade responsável para crianças, rotulagem nutricional e reformulação de produtos.

Desde 2008, desempenhamos um papel importante na promoção de iniciativas voluntárias em todo o setor para defender o marketing responsável de alimentos e bebidas. As empresas que aderem a esses compromissos do setor prometem não anunciar produtos que não atendam a critérios nutricionais rigorosos.

Também apoiamos compromissos regionais, como o EU Pledge. Nos Estados Unidos, apoiamos a Iniciativa de Publicidade de Alimentos e Bebidas para Crianças, que entrou em vigor em janeiro de 2020. E na Argentina, desde outubro de 2019, cumprimos o compromisso de marketing para crianças.

No Brasil, o Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças entrou em vigor em janeiro de 2017 e apresenta critérios nutricionais padronizados e monitoramento independente e imparcial. Veja mais informações neste link: http://www.publicidaderesponsavel.com.br/