Marketing e Comunicação Responsável

Princípios de comunicação, especialmente relacionados à publicidade infantil, orientam todas as práticas da Unilever para divulgar seus produtos e marcas

Atenta a temas críticos, como consumo consciente e publicidade infantil, a Unilever conta com uma estrutura que permite a análise criteriosa de toda atividade promocional associada às marcas da empresa, como anúncios e campanhas publicitárias. Na condição de um dos maiores anunciantes do Brasil, temos o dever de priorizar essas questões e manter a sintonia entre discurso e prática, por meio de iniciativas coerentes com nossa estratégia e nossas ações.

Consumo consciente e publicidade infantil aparecem como temas relevantes no Plano de Sustentabilidade global e na matriz de materialidade que realizamos no Brasil, processo pelo qual identificamos a percepção de diferentes públicos de relacionamento a respeito dos nossos impactos socioambientais.

Globalmente, a Unilever é signatária de diversos pactos e acordos relacionados à publicidade (leia mais aqui). Possuímos políticas próprias sobre o tema no Código de Princípios de Negócios e, também, nos Princípios Globais de Marketing de Alimentos e Bebidas da Unilever, que são revisados periodicamente e abordam temas como perfil nutricional e divulgação de dados somente com comprovação científica.

Nossa atuação no Brasil busca estar em sintonia com demandas e discussões da realidade brasileira. Temos participação ativa no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e seguimos suas normas na hora de elaborar a comunicação de marcas e produtos, além de sermos signatários, desde 2009, do Compromisso Público de Publicidade Responsável, que destaca alguns temas críticos relacionados à publicidade infantil.

Compromissos em publicidade infantil

A Unilever Brasil tem como princípio produzir peças de comunicação que abordam a promoção da melhoria da qualidade de vida. Não minimizamos preço, não incentivamos as crianças a persuadir seus pais a comprar e procuramos sempre deixar claro o papel dos adultos e responsáveis sobre a orientação do perfil nutricional dos nossos produtos.

Em concordância com nossos Princípios Globais de Marketing de Alimentos e Bebidas, não fazemos propaganda direcionada a crianças menores de 6 anos de idade e temos reduzido as práticas destinadas ao público infantojuvenil desde 2008 em todo o portfólio.

As comunicações da categoria de alimentos são destinadas somente para a faixa etária de 6 a 12 anos, em casos de produtos que estejam em linha com nosso Programa de Aprimoramento Nutricional (NEP, na sigla em inglês), com índices reduzidos de gorduras, açúcar e sódio.

Entre nossos compromissos em relação ao tema, destacamos:

Não transmitir mensagens enganosas;
Não interferir na influência parental;
Não encorajar crianças a pressionar seus pais ou responsáveis a comprar produtos;
Não sugerir pressão de tempo ou de preço;
Não encorajar hábitos alimentares não saudáveis;
Não ofuscar a fronteira entre promoção e conteúdo.

Educação Para O Consumo Consciente

Para alcançar os objetivos do Plano de Sustentabilidade, buscamos engajar nossos consumidores na adoção de hábitos mais responsáveis

Princípios Globais De Marketing De Alimentos E Bebidas

Comunicação e propaganda ajudam a informar o público sobre os benefícios de nossos produtos e inovações. também constituem um meio através do qual podemos nos engajar com os consumidores em relação a questões importantes para eles.

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