Toggle Busca

  1. Home
  2. Sobre a Unilever
  3. Inovações | Unilever Brasil
  4. Responsabilidade Pelo Produto

Responsabilidade Pelo Produto

Nossas práticas e procedimentos-padrão para garantir a segurança do consumidor envolvem todo o ciclo de vida do produto

Por conta de nossa presença diária na vida de milhões de brasileiros, temos a responsabilidade de garantir que todos os produtos da Unilever sejam fabricados segundo os padrões mais elevados de segurança e qualidade. Também devemos nos comprometer com práticas ao longo de todo o ciclo de vida, da inovação ao descarte, para reduzir os impactos e riscos naturais do negócio.

A qualidade de nossa produção é assegurada por uma série de processos e protocolos que se estendem da criação e desenvolvimento até o pós-consumo, passando pela rotulagem, fabricação, armazenamento, distribuição e pela comunicação de marca. Essas práticas são geridas por equipes específicas no País, sob orientação das políticas globais da companhia.

Todos os riscos inerentes à produção, especialmente em relação às categorias de alimentos e sorvetes, são controlados por testes e checagens de amostras. Sempre que recebemos contatos sobre supostas anormalidades, o caso é analisado e investigado por uma equipe especializada, que elabora um laudo e pode recomendar, inclusive, medidas corretivas em nossas atividades.

Obrigatoriamente, todas as operações da Unilever devem seguir a legislação dos países em que a empresa está instalada, o que inclui normas específicas sobre comunicação de marca, sistemas de produção, padrões de segurança e utilização de matérias-primas. Não aplicamos, no entanto, o princípio da precaução, que preconiza a não utilização de determinados produtos ou ingredientes sobre os quais haja incertezas científicas. Confira, abaixo, as práticas-padrão para cada uma das etapas do ciclo de vida de nossos produtos:

Inovação

Para desenvolver qualquer novo produto, nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento (que se dividem nas esferas Brasil, Américas e global) submetem os projetos de inovações a uma avaliação no Seac (Safety and Environmental Assurance Centre, ou Centro de Excelência em Segurança e Meio Ambiente), localizado na Inglaterra.

A análise contempla aspectos como composição química, estrutura de embalagens e design, levando em conta as normas e padrões dos mercados em que o produto será comercializado. São aplicados, ainda, testes alergênicos e dermatológicos.

No aspecto de embalagens, cabe às equipes avaliar sua durabilidade, resistência e segurança e identificar oportunidades de redução de impacto alinhadas ao nosso Plano de Sustentabilidade (leia mais em Pesquisa e Inovação). Outro ponto importante é o perfil nutricional: realizamos pesquisas para aprimorar a composição dos produtos alimentícios, com práticas de fortificação e redução de gorduras, açúcar e sódio (leia mais em Nutrição).

Fabricação

Para garantir a segurança e a qualidade na produção, nossos funcionários realizam verificações de rotina utilizando a metodologia Consumer Relevant Quality Standards (CRQS, ou Padrões de Qualidade Relevantes para o Consumidor), que contempla avaliações sensoriais e das propriedades físico-químicas do produto.

Algumas operações também obedecem normas específicas, de acordo com o que fabricam ou com definições da Unilever global. Nas unidades de Vinhedo, Valinhos, Indaiatuba, Ipojuca e Igarassu, por exemplo, a certificação ISO 9001 é adotada.

Dois procedimentos-padrão asseguram a qualidade e a segurança alimentar nas linhas de produção: o QVP (Quality Verification Program, na sigla em inglês, ou Programa de Verificação da Qualidade) e o OQR (Operational Quality Review, ou Revisão Operacional da Qualidade). Ambos estabelecem procedimentos de manuseio, higiene e controle de qualidade. No caso dos fornecedores responsáveis por parte da fabricação dos produtos (leia mais em Gestão de fornecedores), realizamos auditorias periódicas para verificar suas práticas.

Armazenamento e distribuição

Após a etapa produtiva, a Unilever Brasil garante que seus profissionais, bem como fornecedores logísticos e clientes, realizem o adequado manuseio dos seus produtos. As atividades obedecem às normas sanitárias globais e brasileiras e contemplam desde padrões de estocagem até controles de temperatura.

Os pallets e caixas com nossos produtos são armazenados em centros de distribuição, geridos pela Unilever ou por terceiros e auditados anualmente. Possuímos uma política de co-store que, mediante testes reais e em linha com a legislação do País, permite o armazenamento de produtos de diferentes categorias sem comprometer sua qualidade.

A distribuição também envolve o controle da higienização dos caminhões e a separação adequada dos produtos por categoria, peso e tipo de embalagem. Para isso, a Unilever Brasil possui um protocolo de critérios de confecção para os pallets e caixas de embarque, que deve ser obedecido por fornecedores logísticos e clientes que distribuem os produtos.

Venda e pós-consumo

As etapas finais do ciclo de vida de nossos produtos contemplam a comercialização e seu uso e destinação final pelo consumidor. Nos pontos de venda (supermercados, comércios e lojas) em que estamos presentes, capacitamos nossos promotores quanto aos procedimentos de manuseio de produtos e embalagens.

Em parceria com os clientes, também realizamos auditorias anuais em pontos de venda com base no protocolo global CRQS, focando categorias críticas, como a de sorvetes, que depende do correto armazenamento em refrigeradoras, e a de bebidas de soja.

A fase de pós-consumo está ligada aos impactos que nosso negócio oferece à hora do descarte de produtos e, também, às percepções do consumidor após utilizá-los. Por isso, todas as sugestões e manifestações ocorridas no SAC são analisadas, compiladas por categoria e apresentadas mensalmente às equipes.

Nos últimos anos, realizamos melhorias e inovações baseadas em pedidos nos canais de atendimento, especialmente nas categorias de pastas de dente e alimentos. Do mesmo modo, revisões nos processos produtivos são articuladas em função das ocorrências relatadas pelos consumidores.

Testes em animais

A Unilever não realiza testes em animais no Brasil. Trabalhamos em parceria com outras empresas e centros de pesquisa brasileiros para elaborar testes alternativos, que garantam a avaliação segura de produtos e ingredientes sem utilizar animais vivos. Globalmente, a diretriz é restringir a aplicação desses testes sempre que possível, exceto em países onde são exigidos por lei (casos em que não há disponibilidade de outros métodos seguros).

Controle De Qualidade

Nas fábricas, centros de distribuição, fornecedores e pontos de venda, realizamos checagens e auditorias para garantir que nossos produtos cheguem intactos ao consumidor final

Voltar ao topo