Explorando o horizonte

A Unilever Technology Ventures – UTVoferece nova tecnologia para o núcleo central da Unilever.

Explorando tecnologia em estágio inicial

Unilever logo

O tremendo crescimento na contribuição de pequenas e recém-criadas companhias para o desenvolvimento de novas tecnologias está mudando o mundo da ciência e da tecnologia. A Unilever Technology Ventures (UTV) é uma das formas pelas quais a Unilever aproveita esta tendência, e é uma das principais características da nossa estratégia de crescente inovação.

A UTV pesquisa as oportunidades de tecnologias inovadoras em pequenas e recém-criadas companhias para auxiliar a Unilever a cumprir com a sua missão de ajudar pessoas a terem uma boa aparência, a se sentirem bem e a desfrutarem a vida ao máximo.

 

Uma mistura de experiência ideal

A Equipe UTV inclui dois Diretores Gerais - Dion Madsen, um experiente investidor de Capital de Risco, e Phil Giesler, um executivo com mais de 20 anos de experiência no centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Unilever em diferentes categorias de produtos – e dois diretores, Michael Lee e Min Berbon, com formação em biologia e ciências materiais.

A UTV tem um estreito relacionamento com os grupos do centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), recebendo em suas instalações, por um período de seis meses, os cientistas deste centro. Esta equipe temporária se concentra na exploração de novas áreas-chave de tecnologia de máximo interesse para o crescimento de novos negócios da Unilever.

A nossa tarefa na UTV é acessar e cultivar estas tecnologias que possam dar destaque ao escopo e à qualidade dos produtos de marca e aos serviços da Unilever, sua companhia subsidiária. Conseguimos isso investindo no negócio a fim de auxiliá-las a gerar os fundos necessários para o crescimento e o desenvolvimento tecnológico ou simplesmente facilitando os contatos das partes interessadas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Unilever.

Fundos de capital de risco profissionalmente gerenciados e muito respeitados

A UTV busca oportunidades de investimentos que ofereçam tanto o potencial para grandes retornos financeiros quanto um grande suporte às iniciativas abertas de inovação da Unilever. A UTV é um fundo de capital de risco muito respeitado que busca ser o parceiro preferido das companhias inovadoras oferecendo conhecimento especializado nas nossas áreas de interesse.

Os interesses principais da UTV estão na ciência da vida, nas ciências materiais e nas tecnologias que possibilitem a Unilever atender melhor às necessidades do consumidor. A empresa já investiu em outros fundos de capitais de riscos e em recém-criadas companhias nas áreas de ciência da vida e em uma ciência material, por exemplo: medicina personalizada, biologia dos sistemas, identificação por rádiofrequência, ciência das plantas e purificação da água.

Os benefícios da nutrição

O estudo das proteínas oferece um exemplo de como os produtos da Unilever podem se beneficiar dos esforços do centro. Depois de receber um subsídio de dois milhões de euros (€2.000.000,00) da União Européia, o UCMI está estudando as complexidades da secagem e da re-hidratação na estabilidade das proteínas.

A proteína é o principal elemento nutricional dos alimentos. Então, entender as interações entre os diferentes tipos de proteínas é importante do ponto de vista nutricional. Muitos dos produtos alimentares da Unilever são ou desidratados ou congelados. Uma vez utilizando materiais naturais, o objetivo é melhorar a proteção das proteínas durante estes processos, o que leva a um melhor sabor e nutrição.

Os polímeros são outra área de estudo que pode produzir benefícios potenciais estimulantes para o nosso negócio. Os polímeros são amplamente usados em nossos produtos de Limpeza e Cuidados Pessoais: por exemplo, nos produtos para lavagem, eles ajudam a dar suavidade, e nos produtos para o cuidado dos cabelos, eles melhoram o condicionamento e a textura.

Entender melhor como os diferentes polímeros interagem dentro do produto, ou como atuam na superfície em que são aplicados, permite-nos continuar a melhorar a performance de nossos produtos. Como a Unilever está sempre buscando reduzir o impacto ambiental de seus produtos, o UCMI também está trabalhando em conjunto com os especialistas da Unilever no desenvolvimento de novos polímeros que sejam mais biodegradáveis.

Os patrocinadores

Além de receber grande parte do financiamento da Unilever, o centro é patrocinado por:

  • Conselhos de pesquisas (EPSRC, DTI, BBSRC, NERC)
  • Grandes companhias: GSK, Pfizer, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Merck
  • Companhias de software: Tripos, MOE, MDLi, Daylight
  • Companhias de biotecnologia: Arrow, Cyprotex
Voltar ao topo