Toggle Busca

  1. Home
  2. Sobre a Unilever
  3. Governos e instituições
  4. Práticas setoriais

Práticas setoriais

Participação em entidades que representam o setor de bens de consumo nos permite estar à frente dos debates que afetam nossos negócios

A Unilever busca representatividade e participação ativa nas principais discussões nacionais sobre questões de meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade empresarial nos setores em que atua. Temas críticos do negócio que estão passando por revisões nas legislações aplicáveis, como rotulagem, publicidade infantil, disposição de resíduos sólidos e reciclagem, entre outros, são debatidos por representantes das empresas do setor e parceiros.

Atualmente, participamos de diversos projetos e discussões relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Sancionada em 2010, a nova política, elaborada após anos de debates entre o governo, as empresas da indústria de bens de consumo e diversas esferas da sociedade civil, aponta mudanças na forma com que os resíduos são descartados, recolhidos, dispostos, tratados e gerenciados no País.

O cronograma prevê a implementação gradual de várias medidas, como a regularização de aterros sanitários, e obrigatoriedades diversas para as empresas nos próximos anos, além da meta de ampliar para 20% a reciclagem do lixo seco no Brasil até 2020. O posicionamento da Unilever nos grupos de discussão da PNRS acontece por meio das entidades setoriais das quais participamos, como a Abihpec e a Abipla. Essas e outras organizações se reúnem no âmbito do Cempre (Compromisso Empresarial pela Reciclagem), responsável pela articulação dos debates com o governo e do qual somos cofundadores.

Independentemente dos debates setoriais, porém, acreditamos estar desenvolvendo iniciativas em vários eixos que permitem o cumprimento da política – desde a não geração de resíduos nas atividades próprias até a promoção do consumo consciente, a redução de embalagens e apoio a projetos de gerenciamento de resíduos.

Além das Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que representam um caminho para a discussão do conceito de logística reversa na indústria de bens de consumo (leia mais aqui), somos uma das principais empresas apoiadoras do programa Dê a Mão para o Futuro (www.maoparaofuturo.org.br). Realizado pela Abihpec e pela Abipla, o projeto já existe em três estados (Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo) e visa à implantação de uma rede de coleta seletiva com base no conceito de responsabilidade compartilhada, envolvendo empresas, governos e associações de catadores de recicláveis.

Participação em organismos

Associações e conselhos

ABA (1969) – Associação Brasileira de Anunciantes – A Unilever ocupa o cargo de presidente dos Comitês Jurídico e de Gestão de Mídia & Marketing Digital, além da Presidência do comitê de sustentabilidade.

Aberje (1972) – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Empresa associada.

Abia (1963) – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação – Somos membros do Conselho Consultivo, da Diretoria e também participamos do Grupo Técnico Regulatório, no qual as legislações são revisadas pelo setor, e também em parceria com o Governo/Anvisa. Participamos das reuniões do Grupo Técnico Tributário para análise da legislação tributária e, eventualmente, para a tomada de ações perante o Governo para defesa dos interesses do setor.

Abihpec (1995) – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Além de integrante da Diretoria, participamos dos Grupos de Trabalho de Meio Ambiente, Comércio Exterior e Técnico Regulatório. Este último é responsável pela revisão das legislações sanitárias (por exemplo, simplificação dos processos de registro de produtos na Anvisa). A revisão é feita em parceria com o Governo/Anvisa. Participamos das reuniões do Grupo Técnico Tributário para análise da legislação tributária e, eventualmente, para a tomada de ações perante o Governo para defesa dos interesses do setor.

Abipla (1976) – Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins – Presidimos esta entidade e também estamos presentes na Diretoria e nos Grupos de trabalho de Meio Ambiente, Trabalhista, Tributário e Técnico Regulatório. Este último é responsável pela revisão das legislações sanitárias (por exemplo, simplificação dos processos de registro de produtos na Anvisa). A revisão é feita em parceria com o Governo/Anvisa. Participamos das reuniões do Grupo Técnico Tributário para análise da legislação tributária e, eventualmente, para a tomada de ações perante o Governo para defesa dos interesses do setor. Participamos também do Grupo de Relações Trabalhistas.

ABMN (2001) – Associação Brasileira de Marketing e Negócios – Empresa associada.

Adial (2002) – Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás – Somos associados e fazemos parte do Conselho de Administração como Conselheiro Vice-Presidente.

Aevi (2010) – Associação Empresarial de Vinhedo – Representante da unidade de Vinhedo participa mensalmente nas reuniões.

Assesuape (2009) – Associação das Empresas de Suape – Empresa associada.

Associação ECR Brasil (1997) – Associação Efficient Consumer Response Brasil – Somos associados e presidimos a representação da indústria nesta entidade.

CEBDS (2012) – Conselho Empresarial Brasileiro pelo Desenvolvimento Sustentável – Grupo que reúne companhias instaladas no país para discutir, disseminar e avaliar boas práticas de gestão corporativa alinhadas a conceitos de sustentabilidade.

Cenaids (1998) – Conselho Empresarial Nacional de Prevenção ao HIV/Aids – A Unilever é uma das empresas fundadoras do Conselho e participa periodicamente das reuniões do Cenaids.

Ciesp (1934) – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Integrante da Diretoria.

Conar (1980) – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – A Unilever participa como 2º vice-presidente da Diretoria da Entidade e também como membro do Conselho de Ética.

EAN Brasil (1987) – Associação Brasileira de Automação – Empresa associada.

Organizações da sociedade civil

Cempre (1992) – Compromisso Empresarial para Reciclagem – A Unilever é uma das empresas fundadoras do Cempre e participa ativamente de suas reuniões. Já ocupou duas vezes a presidência da organização e atualmente atua como um dos membros do Conselho de Administração.

Instituto Akatu para o Consumo Consciente (2010) – A Unilever é uma das empresas apoiadoras do Akatu, que nos dá suporte em nossas ações relacionadas a Consumo Consciente.

Instituto Ethos (1999) – Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social – Empresa associada.

Instituto Integrare (2006) – Desenvolvemos o Programa Integrare, que busca incorporar micro e pequenas empresas em nossos negócios. Participamos como membro do Conselho Consultivo e também liderando o pilar de novas empresas associadas.

WWF (2010) – Fazemos parte do Clube Corporativo como empresa parceira da WWF Brasil.

Consórcio intermunicipal

Consórcio PCJ (1996) – Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Integrante do Conselho de Consorciados e participante dos Encontros e Reuniões do Grupo Técnico de Empresas Consorciadas.

Câmaras de comércio

Britcham (1995) – Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil – Empresa associada. 

Dutcham (1952) – Câmara de Comércio Holando-Brasileira – Empresa associada.

Sindicatos

Sicongel (1997) – Sindicato da Indústria Alimentar de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado de São Paulo – Somos empresa associada e ocupamos a Vice-Presidência da categoria de Sorvetes.

Sipatesp (1941) – Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo – Somos empresa associada e participamos das reuniões do Grupo Técnico Tributário para análise da legislação tributária e, eventualmente, para a tomada de ações perante o Governo para defesa dos interesses do setor.

Sipla (1988) – Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos de Limpeza – Somos empresa associada e participamos das reuniões do Grupo Técnico Tributário para análise da legislação tributária e, eventualmente, para a tomada de ações perante o Governo para defesa dos interesses do setor.

Conformidade

A Unilever Brasil tem se esforçado para estar em linha com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco nas operações diretas e no apoio a projetos setoriais relevantes

Voltar ao topo