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Parceiros certificados

Em linha com nossa estratégia global, valorizamos fornecedores comprometidos com boas práticas de sustentabilidade

A estratégia global da Unilever incentiva o investimento em negócios que contribuam para o desenvolvimento dos países e comunidades. Além disso, nosso Plano de Sustentabilidade estabelece o compromisso de até 2020 termos 100% de matéria-prima agrícola sustentável, por meio de verificações e certificações – ou seja, obtendo-a de parceiros que obedeçam a critérios de gestão ambiental e responsabilidade social de excelência.

Inicialmente, essa meta está ligada a um conjunto de dez insumos (como chá preto, óleo de palma, tomates, soja e açúcar) que representam, juntos, 70% do volume global negociado pela companhia. Como a Unilever compra 3% da produção de óleo de palma e 1% da de soja de todo o mundo, tal meta representa um caminho importante para incentivarmos negócios responsáveis na indústria.

No Brasil, promovemos encontros periódicos com produtores, com o objetivo de compartilhar experiências e aprendizados na cadeia, e dispomos de uma ferramenta própria de verificação, a Unilever Sustainable Agriculture Code (SAC), para credenciar fornecedores de acordo com suas práticas.

Em 2008, a Unilever se comprometeu publicamente a ser uma das primeiras empresas a adquirir todo o seu óleo de palma de forma sustentável até 2015. Alcançamos essa meta três anos antes, em 2012, com a compra de certificados Green Palm equivalentes a 100% do óleo de palma consumido globalmente. Também em 2012, a companhia anunciou um novo compromisso: adquirir todo o seu óleo de palma proveniente de fontes certificadas rastreáveis até 2020.

Da mesma forma, quase 100% do papel e do papelão que utilizamos provêm de florestas manejadas de forma sustentável e certificadas pelos selos FSC (Forest Stewardship Council) ou PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification). Em 2012, a Unilever iniciou o rastreamento das certificações dos volumes de fornecimento de materiais (papel e papelão) por meio do sistema Global Traceability System (GTS), que permite obter transparência na procedência dos volumes recebidos pelos seus fornecedores.

Em relação à soja, compramos certificados da Round Table on Responsible Soy Association (RTRS), que equivalem a 100% do óleo de soja e da soja adquiridos para a produção da Unilever no País. Em 2013, conseguimos que dois produtores desse insumo obtivessem certificação na RTRS. Foram os primeiros processos de certificação de produtores de soja não geneticamente modificada do Brasil. Outro investimento é a compra de créditos de açúcar da Bonsucro, associação que desenvolve um programa de certificação para a indústria sucroalcooleira, incentivando boas práticas socioambientais. Até 2016, 100% de nossas compras de açúcar virão de fonte sustentável e certificada.

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