1. Home
  2. Sobre a Unilever
  3. Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Diálogo permanente com nossos parceiros estimula a adoção de boas práticas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos

No Brasil, mantemos relacionamento com cerca de 6 mil empresas, de diferentes portes e setores, instaladas em distintas regiões do País. A gestão desses fornecedores valoriza o diálogo, o controle de riscos, a adoção de boas práticas e a conformidade com os princípios globais da companhia. Ela ocorre em três níveis: nacional (Brasil), regional (América Latina) ou global, sendo a maioria das grandes negociações realizada pela Unilever’s European Supply Chain Company (USCC), na Suíça.

Nossos fornecedores são divididos em três categorias: de itens produtivos (ou seja, de materiais que são usados na fabricação de nossos produtos, como ingredientes e embalagens); de itens não produtivos (materiais de escritório, por exemplo); e logísticos, que atuam no transporte de matérias-primas e na distribuição de produtos acabados.

Dessa forma, podemos priorizar dois aspectos centrais no relacionamento com esses parceiros: garantir a competitividade de custos e a máxima qualidade das matérias-primas, insumos e serviços; e assegurar que suas atividades respeitem princípios de sustentabilidade, com ênfase em direitos humanos e gestão social e ambiental.

Nos últimos anos, desenvolvemos um sistema que permite o monitoramento da cadeia de suprimentos, o aprimoramento das relações comerciais e a adoção das melhores práticas. Intitulada Unilever Supplier Qualification System (USQS), a ferramenta serve para o cadastro de toda empresa que fornece para a Unilever, com foco, na primeira etapa do projeto, em fornecedores de itens produtivos.

O USQS reúne informações essenciais para a realização de avaliações de risco e auditorias. Com base nos dados inseridos no sistema, a área de compras consegue entender os potenciais riscos de compra de matérias-primas e insumos de fornecedores. Para os parceiros da categoria de itens produtivos, a Unilever trabalha com a filosofia No compliance, no contract (sem conformidade, sem contrato, em tradução livre); a área de compras deve garantir que os fornecedores completaram os passos de avaliação antes de fazer negócios. Para itens não produtivos, um processo próprio está sendo implantado, começando pelas áreas de maior risco.

O USQS conta com dois módulos de avaliação: o Supplier Quality Assurance (SQA, na sigla em inglês), focado na análise de riscos relacionados à qualidade dos produtos (leia mais aqui); e o Compras Responsáveis (Responsible Sourcing), que analisa elementos como condições de trabalho, aspectos ambientais e conformidade a requisitos legais.

Dentro desse processo, o fornecedor é classificado de acordo com três níveis de risco. No SQA, o tipo de material/produto fornecido à Unilever determina o risco. No Compras Responsáveis, consideramos diversos elementos, como país da operação e porte da empresa. Conforme o resultado, auditorias independentes e novas avaliações são planejadas (veja quadro).

Em linha com a filosofia No compliance, no contract, a Unilever está trabalhando para ter uma base de 100% de fornecedores de itens produtivos em conformidade total, com a expectativa de que todos os fornecedores indiretos incluídos no escopo do projeto alcancem a mesma posição. Consideramos esse fator crucial para proteger a reputação da companhia e garantir que só negociamos com empresas que atuam em linha com nosso Código de Princípios de Negócios.

Co-makers

Em algumas categorias, como alimentos e limpeza doméstica, temos produtos que são parcialmente fabricados pelos fornecedores. Esses co-makers, como são chamados, geralmente estão instalados perto de nossas fábricas e atuam de duas maneiras: fabricando os produtos para que, posteriormente, façamos sua caracterização (embalagens), acondicionamento e venda, ou então recebendo insumos que a Unilever compra para produzir e embalar o produto final. 

Temos como prioridade garantir que esses produtos tenham os mesmos padrões de nossas linhas fabris. Realizamos auditorias periódicas, organizadas por nossas equipes de qualidade e de saúde, segurança e meio ambiente (SHE), e garantimos que 100% dos co-makers tenham planos de ação e melhoria contínua baseados em nossas análises.

Política de Compra Responsável

É política da Unilever exigir formalmente a todos seus fornecedores que obedeçam aos princípios deste Código e adotem práticas consistentes com o mesmo.

Compras responsáveis

Evolução no monitoramento permite à Unilever avaliar as práticas de seus parceiros em temas de sustentabilidade

Parceiros certificados

Em linha com nossa estratégia global, valorizamos fornecedores comprometidos com boas práticas de sustentabilidade

Processo de Pagamento

Estamos comprometidos em aprimorar e automatizar o processo de Contas a Pagar (P2P – Procurement to Pay), para os nossos fornecedores e o recebimento de notas fiscais eletrônicas é um fator chave para esta estratégia.

Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco