Arroz: um cereal com inúmeras roupagens e segredos
Preparar um arroz soltinho pode ser um desafio para muita gente. Também há quem goste dele mais úmido ou “empapado”. Branco ou incrementado, o arroz tem seus segredos, mas está na mesa do brasileiro todos os dias.
Um arroz diferente para cada receita
Há quem goste do arroz “branco”, outros preferem uma receita mais incrementada, ou mesmo, a versão integral. Independentemente do paladar de cada um, este cereal não precisa ter o mesmo gosto de sempre e pode ficar ainda mais saboroso com o um toque pessoal. Mas, antes mesmo da compra, é preciso saber identificar o tipo de arroz mais adequado para a sua receita.
As personal chefs Mayra Abbondanza Abucha e Patricia Abbondanza, da Dedo de Moça, listam os tipos encontrados no Brasil:
Agulhinha – é o arroz usado no dia a dia;
Parboilizado: menos saboroso, usado em restaurantes industriais ou em preparações onde há o receio de que o arroz grude (ex: paella);
Canarolli e arbóreo: indicados para risotos;
Integral: usado como o arroz de todo dia, representa uma opção mais saudável;
Sete grãos: também uma opção mais saudável ao arroz branco;
Jasmim: típico da culinária tailandesa;
Japonês: para o preparo de sushi;
Selvagem, negro ou vermelho: usados como opções mais exóticas.
Qual o segredo do arroz soltinho?
Antes de refogar o arroz, ele deve ser lavado e escorrido. No preparo, é indicado usar pouco óleo, alho ou cebola a gosto, sal e água quente (previamente fervida).
A embalagem do produto indica a quantidade de água necessária conforme o volume de arroz. “Mas, em geral, são duas vezes a medida do cereal”, orientam Mayra e Patricia. O arroz integral demora um pouco mais para ficar pronto e exige mais água.
Para o arroz ficar soltinho, as chefs ensinam um segredo: “antes mesmo de ficar pronto, desligue o fogo e coloque, entre a tampa e a panela, um pano de prato, para absorver a umidade”.
Vale lembrar que o arroz diário deve ser cozido com a panela semitampada, para que a água não derrame quando levantar fervura.
O risoto precisa de bastante líquido no preparo
Os três principais segredos do preparo de risotos são:
Não lavar o arroz;
Ter bastante caldo quente numa panela (pode ser caldo de galinha, por exemplo) para o cozimento;
Mexer sempre durante o cozimento.
Primeiro, refogue a cebola em pouco óleo e, se for o caso, acrescente vinho ou outra bebida alcoólica (de acordo com a receita). Este processo chama-se deglacear. Coloque a água aos poucos e mexa sempre, tomando cuidado para não passar do ponto, pois o arroz deve ficar “al dente”. O risoto deve ser cozido em fogo de médio para alto. A finalização geralmente leva manteiga e parmesão.
Use a criatividade no arroz de todo dia
O arroz branco não precisa ter a mesma “cara” sempre. Ele pode ser incrementado com tudo o que sua imaginação e criatividade mandarem:
Vegetais (cenoura, brócolis, espinafre, vagem, ervilha, milho, tomate etc.);
Sementes e frutas (uvas-passas, maçãs, castanhas, amêndoas e nozes, entre outros);
Coco ralado ou leite de coco;
Ervas frescas ou secas (como salsinha e cebolinha);
Caldos (de galinha, carne);
Carne seca, calabresa, frango desfiado etc.
O arroz pode deixar de ser branco ao se acrescentar condimentos como colorau (de cor avermelhada) e açafrão (amarelado), que também conferem um sabor diferenciado.
Para mais dicas e conhecer a linha de produtos Knorr Meu Arroz acesse http://meuarroz.knorr.com.br/



